Núcleo Regional de Tecnologia Educacional - NRTE
Diretoria de Ensino Região de São José dos Campos
 
 
Núcleo Regional de Tecnologia Educacional

O Programa Nacional de Informática na Educação - PROINFO - é uma iniciativa do Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação a Distância, criado pela Portaria nº 522, de 9 de abril de 1997. Este programa financiou a introdução da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na rede pública de ensino, como ferramenta de apoio ao processo ensino-aprendizagem. Em sua primeira etapa, 1997/1998 foram distribuídos 100.000 computadores entre as 27 unidades da federação. O programa foi implementado em regime de parceria entre o MEC, os governos estaduais e governos municipais.
Antes de enviar os computadores para as escolas, o Programa financiou a instalação de Núcleos de Tecnologia Educacional - NTE.
Nas Diretorias de Ensino (DE) do Estado de São Paulo os Núcleos de Tecnologias são denominados de
Núcleo Regional de Tecnologia Educacional - NRTE, pois atente cidades que estão incorporadas as DEs.

Objetivos iniciais dos NRTEs

COORDENADORIA DE ESTUDOS E NORMAS PEDAGÓGICAS

Comunicado Cenp, de 29-12-2011

Com o intuito de definir as atribuições mais específicas do PCOP de Tecnologia Educacional estabelecemos que além daquelas elencadas no artigo 73, do Decreto 57.141, de 18-07- 2011 terão as seguintes atribuições:

* atuar como disseminador do uso pedagógico das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), dando subsídios e orientando os PCOP de Componentes Curriculares, a fim de que estes profissionais se apropriem da linguagem digital e também auxiliem professores a empregar tecnologias educacionais nos processos de ensino-aprendizagem;

* orientar professores na adoção de metodologias que integrem recursos tecnológicos ao currículo educacional;

* oferecer subsídios para que o professor adquira autonomia na elaboração de ações pedagógicas com o uso das TIC;

* incentivar e auxiliar o professor a empregar tecnologias educacionais nos processo de ensino-aprendizagem;

* auxiliar, quando necessário, na identificação de experiências práticas pedagógicas com o uso de TIC nas unidades escolares de sua Diretoria de Ensino e divulgá-las junto ao Centro de Estudos e Tecnologias Educacionais (CETEC).