Quick navigation

Acentos e Cedilha no teclado Britânico

Instruções de como colocar acentos e cedilha no teclado Inglês do Reino Unido.
 
 
 
 
O Windows inclui como padrão uma versão com acentos do layout de teclado americano (no caso de um laptop vindo dos EUA), chamado de Inglês-US Internacional. No entanto, ele não inclui uma configuração de layout britânico (sendo esse teclado com diferente localização de algumas teclas) com essa mesma característica. Assim, se você comprou um computador no Reino Unido, é necessário que faça a instalação de um novo layout para que possa desfrutar dos caracteres da língua portuguesa devidamente. Siga as instruções passo-a-passo para configurar o seu teclado.
 
1. Baixe o layout clicando aqui. Extraia os arquivos e execute Setup.
 
2. Após instalado, a barra de idiomas (no canto direito inferior da tela) vai mostrar o novo item junto ao outro layout previamente configurado (No meu caso Português - ABNT e agora o Reino Unido - Português). Confira imagem abaixo:
 
 


3. A configuração está pronta. Para colocar os acentos, selecione Reino Unido - Português, e digite como faria normalmente no teclado brasileiro, apertando o acento antes da letra. Onde fica o apóstrofe ('), fica o nosso acento agudo. A cedilha se faz apertando acento agudo e depois o 'c'. Todos os outros acentos correspondem ao que se vê no teclado. Vide tabelas abaixo.
 
 
Reino Unido - Portugues - SEM SHIFT
Acento agudo/Apostrofe - Na extrema direita, perto de ponto-e-vírgula
+ a e i o u = á é í ó ú
+ c = ç
 
Acento grave/craze - Ao lado esquerdo do 1
+ a = à
 
 
Reino Unido - Portugues COM SHIFT APERTADO
Til (ao lado esquerdo do Enter)
+ a o n = ã õ ñ
 
Circunflexo (no lugar do 6)
+ o e = ô ê

É possivel também definir este novo layout como padrão, ou deixa-lo como sendo o unico, já que nao há interferência na digitacao em inglês. Para tanto, basta clicar na barra de idiomas com o botão direito e depois em 'configurações', siga as instruções na tela. Na dúvida, peça ao Google e chegará lá em pouquissimos passos. 

Peça ao Google!