Leandro Ferreira

 
 
***  Leandro Ferreira  ***
Os primeiros habitantes da região foram os bandeirantes, que nela se fixaram por causa das propícias condições para se iniciar um povoado. A primeira capela foi instalada por Domingos Rodrigues da Silva, na qual ele entronizou a imagem de São Sebastião. Por volta de 1822, foi criada a freguesia, que primeiramente pertenceu ao bispado de Mariana, sendo depois incorporada à freguesia de Pitangui. O distrito de Leandro Ferreira foi criado em 17 de dezembro de 1938, sendo também transformado em vila. A sua emancipação data de 30 de dezembro de 1962, desmembrando-se do município de Pitangui.
 
 
    O mais antigo morador foi Leandro Ferreira da Silva, que construiu às margens do Ribeirão das Areias uma fazenda, denominada pelo povo do lugar de Moinho de Leandro Ferreira.

*** Histórico ***
     Assim com muitas cidades, Leandro Ferreira nasceu também no século XVIII, da procura de ouro pelos bandeirantes, que se dirigiam para os sertões de Pitangui. Fundaram um povoado, em cujas terras se desenvolviam as culturas de arroz, milho e a criação de gado. Segundo os registros, o primeiro morador foi Leandro Ferreira da Silva, que às margens do Ribeirão ergueu 
a "Fazenda da Região". Com o correr do tempo o povo a denominava de "Moinho de Leandro Ferreira", para depois ser "Leandro Ferreira".
Foi Leandro Ferreira, quem doou uma área de terreno à D. Isabel Ferreira da Silva, para a construção da Capela e da paróquia de São Sebastião e iniciar o povoamento da terra. Dentre as famílias tradicionais citam-se os Ferreira da Silva, Corrêa de Lacerda, Gomes e Ribeiro.
Gentílico: leandrense
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Conceição do Pará, pela lei por lei estadual nº 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de Pitangui.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Conceição do Pará figura no município de Pitangui. Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.
Pelo decreto-lei estadual nº 148, de 17-12-1938, o distrito de Conceição do Pará passou a denominar-se Leandro Ferreira. No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito já denominado Leandro Ferreira, figura no município de Pitangui. Em divisão territorial datada de I-VII-1950, o distrito de Leandro Ferreira, figura no município de Pitangui.  Assim permanecendo em divisão territorial datada de I-VII-1960. Elevado à categoria de município com a denominação de Leandro Ferreira, pela lei estadual nº 2764,
de 30-12-1962, desmembrado de Pitangui. Sede no antigo distrito de Leandro Ferreira. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-03-1963.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Alteração toponímica distrital  Conceição do Pará para Leandro Ferreira alterado, pelo decreto-lei estadual nº 148, de 17-12­1938.
Fonte: IBGE
 
** Leandro Ferreira **




Em Nova Serrana Jacaré Peças Para Motos e Bikes  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 * Jacaré Peças Para Motos e Bikes *
*** Tel: (37) 3226-3329 ***
*** e-mail: jacarepecasns@hotmail.com ***
*** Av. João Gonçalves do Amaral, 46 ***
*** Centro - Nova Serrana ***



© Copyright - 2012 / 2013 * Mensageiros do Amor Maior em Cristo Jesus
Comments