Apresentação

“Ninho dos Pequenos” é curta-metragem idealizado de forma independente por realizadores de cinema e audiovisual do Vale dos Sinos – compondo o panorama da realização de vídeo e cinema de São Leopoldo como um dos mais fortes do estado.

Com o objetivo principal de fomentar a cultura e a linguagem audiovisual na região, o projeto integra profissionais recém-formados pelo curso de graduação em Cinema da Unisinos e alunos da Oficina de Cine, Áudio e Vídeo do Colégio Sinodal de São Leopoldo com a equipe de realizadores do curta-metragem “O Gritador”, lançado em 2006. A ideia é reforçar os laços dos vários grupos que produzem na cidade.

“Ninho dos Pequenos” conta a história de duas mulheres que conversam à mesa de uma cafeteria. O assunto: a saudade que elas sentem dos seus filhos, um rapaz e uma moça que hoje formam um casal de namorados. A distância se tornou tal que as mulheres sequer notam a presença de jovens sentados em uma mesa próxima a elas. A proposta artística do filme é dar destaque às atuações do elenco em cima do texto.

O roteiro foi escrito pela estudante Julia Wengrover, de 16 anos, baseado numa proposta de curta-metragem apresentada à sua turma de Oficina de Cine, Áudio e Vídeo do Colégio Sinodal. O professor, Ulisses Costa, no entanto, se interessou na história como o próximo passo a ser dado depois de ter dirigido “O Gritador”, em conjunto com Carlos Porto. A equipe original do curta de 2006 foi reforçada pelos alunos do Curso de Realização Audiovisual da Unisinos e por alguns estudantes que cursaram a Oficina do Sinodal.

As gravações aconteceram nos dias 23 e 24 de maio na Cidade Baixa, em Porto Alegre, no Muffuletta Bar & Café. Para o elenco do filme, foram escolhidos dois atores em início de carreira, Cris Garcia e Cristina Salib, e duas veteranas, Elisa Machado e Nadya Mendes. Confira mais na seção elenco.