Apresentação

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Teorias do Estado (NEPTE) foi criado no dia 13 de fevereiro de 2012, por pesquisadores da Universidade Estadual de Roraima (UERR) e da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Ele é um grupo de pesquisa interdisciplinar, que busca ampliar a visão da população do estado de Roraima sobre os conceitos de Política, Políticas, Estado, Democracia e Cidadania. As suas principais ações tentam sempre expressar os três pilares da universidade: Ensino, Pesquisa e Extensão. 

As ações de ensino são realizadas, em sua grande maioria, em sala de aula, onde os membros do grupo atuam de maneira interdisciplinar, buscando aliar os conteúdos das disciplinas aos objetivos formulados pelo grupo de pesquisa. As ações de pesquisa se dão através das várias linhas de pesquisa organizadas dentro do grupo, de modo que os pesquisadores tentam articular as suas leituras e os dados coletados, através de várias metodologias de coleta, com os problemas encontrados dentro da sociedade roraimense, o que tem gerado uma grande produção bibliográfica dos pesquisadores, como artigos e capítulos de livro. Além disso, são ações de pesquisa também aquelas realizadas dentro dos grupos de estudo, que ainda atuam de modo informal desde a criação do grupo de pesquisa. As ações de extensão se dão através da participação dos pesquisadores em eventos, tanto os que organizados pelo grupo quanto aqueles onde seus membros são convidados a palestrar.

Este espaço virtual foi criado com o intuito de levar à população roraimense as discussões empreendidas pelo grupo, fornecendo informações e debates ao povo roraimense, já que não há tantos espaços públicos que permitam uma discussão a respeito do Estado e de seus principais aparelhos.