Textos de história econômica


BARBOSA, Wilson do Nascimento: 

 

BARBOSA, Wilson do Nascimento. O lugar da história econômica entre as Ciências Sociais. Palestra organizada pelo Centro de Estudos de História (CAHIS) do Departamento de História da FFLCH-USP, e realizada em 13 de Outubro de 2008 no Auditório Fernand Braudel (DH-FFLCH-USP). Publicada na Revista de Economia Política e História Econômica - REPHE 18.


BARBOSA, Wilson do Nascimento. A corrente Estruturalista-Keynesiana de História Econômica. Palestra organizada pelo Centro de Estudos de História (CAHIS) do Departamento de História da FFLCH-USP, e realizada em 14 de Outubro de 2008 no Auditório Fernand Braudel (DH-FFLCH-USP). Publicada na Revista de Economia Política e História Econômica - REPHE 16.


BARBOSA, Wilson do Nascimento. O negro na economia brasileira. Da colônia aos umbrais do século XXI. (Introdução). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. 2005.


BARBOSA, Wilson do Nascimento. Relembrando a formação da CEPAL. São Paulo. Pesquisa & Debate.  N.2 (26). 2004. 


BARBOSA, Wilson do Nascimento. O problema da metodologia na prática da pesquisa social. Palestra em 30.04.1992. Programa de Pós-Graduação. Departamento de História. FFLCH-USP.


BARBOSA, Wilson do Nascimento. A crise econômico-financeira e o recurso a uma política anti-cíclica. Mimeografado. 1986.

 

BARBOSA, Wilson do Nascimento. Crescimento no Brasil e Flutuações no Comércio exterior. Universidade de Lund - Suécia. 1976. Traduzido pelo autor do inglês.


BARBOSA, Wilson do Nascimento. Rendimentos Crescentes e Financiamento do crescimento econômico - expectativas da política governamental brasileira: 1947-1975. Universidade de Lund - Suécia. 1976.


BARBOSA, Wilson do Nascimento. Alguns aspectos da formação de capital no Brasil. [ Some  aspects fo capital formation in Brazil]. Universidade de Lund - Suécia. 1976. Traduzido pelo autor.


BARBOSA, Wilson do Nascimento. Políticas anti-cíclicas e Balanço de Pagamentos na Crise de 1965-1967: a experiência exitosa do Japão. [Anti-cyclical policies and payment balance in Japan during the ciris of 1965-1967]. Universidade de Lund - Suécia. 1975. Traduzido pelo autor do inglês.


LOUREIRO, Felipe:

 

LOUREIRO, Felipe. Balanço das transformações da indústria têxtil paulista nas décadas pós depressão (1929-1950). III Seminário de Pós-Graduação em História Econômica do Departamento de História da FFLCH-USP. Dezembro de 2006. 


LOUREIRO, Felipe. Chile: sucesso ou fracasso neoliberal? VIII Encontro Regional da Associação Nacional de Professores Universitários de História (ANPUH-SP). Assis. Julho de 2006.



PIRES, Marcos Cordeiro:


PIRES, Marcos Cordeiro. São os biocombustveis a solução para o atual problema energético mundial? UNESP - Marília. 2008.


PIRES, Marcos Cordeiro. A questão energética: da exaustão do modelo fóssil ao desafio da sustentabilidade. UNESP - Marília. 2007. 


PIRES, Marcos Cordeiro. As relações entre os países africanos e a República Popular da China. UNESP - Marília. 2007.


PIRES, Marcos Cordeiro. A Vitalidade da Obra de Celso Furtado: o caso de "Formação Econômica do Brasil". Jornada Celso Furtado, UNESP - Marília. Março de 2007.


PIRES, Marcos Cordeiro. O deslocamento do eixo mundial do atlântico para o pacífico com a emergência econômica da Republica Popular da China no começo do século XXI.   UNESP - Marília. 2006. 


PIRES, Marcos Cordeiro. As relações comerciais da República Popular da China e a América do Sul: uma reflexão sobre a especialização produtiva. VIII Encontro Regional da Associação Nacional de Professores Universitários de História (ANPUH-SP). Assis. Julho de 2006.



SOUZA, Luiz Eduardo Simões de:

SOUZA, Luiz Eduardo Simões de. Relações Comerciais entre China e Argentina: 1990 – 2007. UFRGS-UERGS. Setembro de 2008.

 

SOUZA, Luiz Eduardo Simões de. Alicerçando o Subdesenvolvimento: História e Política Econômica na Argentina, 1943 - 1983. XIX Encontro Regional da Associação Nacional dos Professores Universitários de História (ANPUH - regional São Paulo). Universidade de São Paulo. Setembro de 2008.


SOUZA, Luiz Eduardo Simões de. A Economia dos Estados Unidos, 1981 - 2005: uma visão agregada. Revista de Economia Política e História Econômica, dezembro de 2007, volume 09, pp  94 - 137.


SOUZA, Luiz Eduardo Simões de. Notas sobre a política econômica na Argentina: a questão do investimento líquido. VIII Encontro Regional da Associação Nacional de Professores Universitários de História (ANPUH-SP). Assis. Julho de 2006.   


SOUZA, Luiz Eduardo Simões de. O Neoliberalismo na Argentina: 1989 - 1994. III Seminário de Pós-Graduação em História Econômica do Departamento de História da FFLCH-USP. Dezembro de 2006.


SOUZA, Luiz Eduardo Simões de. Nota Breve sobre a beligerância e a acumulação no Império Norte-americano. XXIII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores Universitários em Hístória (ANPUH). Universidade Estadual de Londrina, Julho de 2005. (Disponível também em http://www.anpuh.uepg.br/xxiii-simposio/anais/anais.htm) 


SOUZA, Luiz Eduardo Simões de. O Padrão-Ouro, de 1870 a 1914: um exemplo de ideologia na ciência econômica. Publicado originalmente na Revista Controversa (FEA-USP), n.19. 1999. 


SOUZA, Luiz Eduardo Simões de. Meios de Pagamento no Brasil Durante  o Ciclo de 1951 – 1964. I Seminário de Pós-Graduação em História Econômica. FFLCH - USP, 2000.

SOUZA FERREIRA, Paulo Sérgio


SOUZA FERREIRA, Paulo Sérgio. A gênese do novo imperialismo: 1875-1914. Leituras de Economia Política, n 22 2015.