Nei Loja - artigo - O valor do equilíbrio.

O VALOR DO EQUILÍBRIO:

 

Brian Dyson, ex-presidente da Coca-Cola, falou sobre a relação entre o trabalho e outros compromissos da vida: "Imaginem a vida como um jogo, no qual vocês fazem malabarismos com 5 bolas que lançam ao ar. Essas bolas são:

o trabalho,
a família,
a saúde,
os amigos e
o espírito.

O trabalho é como uma bola de borracha. Se cair bate no chão e pula para cima. Mas as 4 outras são de vidro. Se elas caírem no chão quebram-se e ficarão permanentemente danificadas;


1. Não diminuam seu próprio valor, comparando-se com outras pessoas.
Somos todos diferentes. Cada um de nós é um ser especial. Não fixem seus objetivos com base no que os outros acham importante. Só vocês estão em condições de escolher o que é melhor para vocês próprio
s;


2
. Dêem valor e respeitem as coisas mais queridas aos seus corações.
Apeguem-se a elas como a própria vida. Sem elas a vida carece de sentido. Não deixem que a vida escorra entre os dedos por viverem no passado ou no futuro. Se viverem um dia de cada vez, viverão todos os dias de suas vidas.


3. Não desistam quando ainda são capazes de um esforço a mais. Nada
termina até o momento em que se deixa de tentar. Não temam admitir que não são perfeitos;


4. Não temam enfrentar riscos. É correndo riscos que aprendemos a ser valentes;


5. Não excluam o amor de suas vidas, dizendo que não se pode encontrá-lo. A melhor forma de receber amor é dá-lo. A forma mais rápida de ficar sem amor é apegar-se demasiado a si próprio. A melhor forma de manter o amor é dar-lhe asas;


6. Não corram tanto pela vida a ponto de esquecerem onde estiveram e para onde vão;


7. Não tenham medo de aprender. O conhecimento é leve. É um tesouro que se carrega facilmente;


8. Não usem imprudentemente o tempo ou as palavras. Não se podem recuperar;


9. A vida não é uma corrida; mas sim uma viagem que deve ser desfrutada a cada passo;


10. Lembre-se: Ontem é história, Amanhã é mistério e Hoje é uma dádiva.


Por isso se chama "presente". Vivam o presente com muita energia!.

Estes conselhos para viver com equilíbrio são uma verdadeira lição de vida. Simples e objetivos, eles podem nos levar ao sucesso pessoal e empresarial. Leia e releia estes 10 conselhos e faça um exame de consciência. Pessoas equilibradas emocionalmente têm mais sucesso, mais amigos, vivem mais e melhor.

----------

Recebi esta mensagem de um ex-treinando, agora um amigo, que já assistiu a minha palestra sobre "Redução do Estresse", e reconheci a similaridade entre este e quase vinte outros, chamemos assim, "decálogos de aconselhamentos sobre a vida".

Por exemplo, os conselhos do livro Inteligência Emocional e quase tudo que é dito em Programação Neurolinguística, bem como pelos pastores de muitas doutrinas, antigos livros de sabedoria, como o ICHING, assim por diante...

Um dos que mais gosto é o conselho de PERDOAR-SE, e veja que caso interessante:

Estava assistindo a um programa chamado “Barraco”, na MTV, aquela estação de TV para jovens, com muita música e quadros engraçados, no qual estava acontecendo uma discussão, ou “barraco” sobre os livros de auto-ajuda.

Não querendo entrar no mérito, quero só contar a história de uma moça, que estava no programa. Ela disse que uma vez tomou um banho de perdão, a partir do qual nunca mais teve o corpo coberto de feridas (pois este era seu problema -  feridas que não cicatrizavam ).

É mais uma destas coisas que nos mostram que nem sempre temos que nos submeter a 20 anos de psicoterapia para resolvermos arrependimentos ou outros assuntos que ficaram no nosso “computador” incomodando, seja através de feridas visíveis ou invisíveis.

Mas é preciso lembrar sempre de dizer PERDOAR-SE. Vale a pena colocar esta expressão em um papel que “venha à sua vista” de tempos em tempos, anotar em diversos dias de sua agenda ou, quem sabe, colar no fundo uma gaveta ou mesmo no espelho do seu banheiro, para logo de manhã lembrar-se da importância de ter uma relação mais integral com você mesmo.

O livro ganhou novo título, chama-se UMA NOVA MANEIRA DE SER FELIZ, que publiquei com a Record, mas tenho uma versão virtual que poso lhe enviar se você me der um e-mail que receba anexos de um Mega.