A essência da comédia é "dar tudo errado"

A essência da comédia é dar tudo errado.
Este é o motivo da risada e o lado terapêutico da comédia!

Pode-se ser muito mais feliz pensando assim.


Espero conseguir explicar isto direito, porque você vai rir agora mesmo!

Tudo começou quando assisti a um pequeno filme no qual o ator inglês que faz o papel de Mr. Bean dava uma grande explicação sobre o que é a comédia, mostrando filmes com exemplos de muitos comediantes.
Parecia uma aula mesmo, e ele não estava caracterizando o Mr. Bean. Era o ator, por sinal excelente, de modo que o assisti muitas vezes, acabando por me dar conta de sua mensagem principal:

"A essência da comédia é dar tudo errado, é a confusão".

Confira se não é verdade:
Você vê uma pessoa andando na rua, mas subitamente ela escorrega em uma casca de banana, cai por cima de um ciclista que vinha passando e ambos desabam sobre outra pessoa, acabando todo mundo no chão – você riu?
Todo mundo ri!

Outro caso:
Um homem entra em um bar, por aquelas portas de vai e vem como em filmes de faroeste, e grita, com raiva!
- Cadê o patife do Fulano? E a porta volta na cara dele, atirando-o no meio da rua...

Reparou que nas duas cenas o que fez você rir foram coisas que deram errado?

Podemos confirmar isto vendo os palhaços. Eles fazem as crianças rirem caindo aos trambolhões, errando tudo, explodindo as coisas, enfim, fazendo palhaçadas... e é tudo igual ao primeiro "caso" que contei, acima, o do acidente com a bicicleta e a casca de banana.

Realmente assisto a muitas comédias, recomendo a todos em minhas palestras, porque tomo cuidado com o que assisto para manter bons humores no meu cérebro. Rir libera endorfina e serotonina, humores responsáveis pelas sensações de prazer e bem estar... Ao contrário, dramas e crimes levam aos pesadelos, ou melhor, inúteis pesadelos.

Mas percebi ainda mais uma coisa com as explicações daquele ator.
É que o que mais
nos aborrece é que são os motivos de riso... só que nós não rimos, claro, mas deveríamos... é muito difícil, mas que tal tentar?

Nós não rimos do que nos aborrece, porque, se tropeçarmos e cairmos serão  os outros que rirão  de nós! Porém me ocorre sugerir que tentemos interpretar tudo que acontece de errado como parte da nossa comédia pessoal, e então vamos rir também, e muito, até porque muitas coisas na vida dão errado, o tempo todo! É isso que o comediante vê! Ele vê a comédia da vida em andamento, tanto a  dele quanto a sua... e a usa para nos fazer rir, ridicularizando todas as situações.

Pode-se ser muito mais feliz pensando assim.

Pense bem quantas vezes por dia as coisas dão errado com você? Por exemplo, lembre-se das pequenas coisas que normalmente o aborrecem, como os óculos caírem quando você se abaixa... ou dar um banho de café no chefe esbarrando na xícara, sujando a gravata na comida, tropeçando e caindo durante uma dança... perder o ônibus ou engarrafar no trânsito... cair molho nas suas calças... tropeçar na frente de todo mundo... ficar lutando com a mala ou a bolsa para encontrar algo que é urgente?

Eu sei, por mim mesmo, que é uma lista e tanto, o que torna ainda mais importante esta nova maneira de ver as coisas... Bem, acredite, em seu benefício, que muitos momentos tensos e com descargas de adrenalina poderão ser substituídos por humores muito mais agradáveis circulando por nosso corpo, e muita adrenalina, meu amigo, simplesmente mata!

Minha dica é a seguinte:
Quando algo sai errado, diga depressa... A essência da comédia é dar tudo errado! E aí, comece a rir!

Imagino sua dificuldade em aceitar isto como uma possibilidade real, sem experimentar. Então, experimente!

Manter-se bem humorado o dia inteiro é um exercício contínuo mesmo, e ridicularizar os pensamentos ruins vai torná-los menos importantes. Veja que às vezes alguém faz isto por nós e diz... – “Não esquenta a cabeça, meu amigo, porque até que foi engraçado!”  Bem, se você concordar, será uma sorte, porque vai aliviar todas as tensões instantaneamente.

Experimente também com pesadelos! Nos pesadelos tudo dá errado, não é?

Veja como tentei e consegui:

Sonhei que chegava a uma estação do Metrô, mas quando ia entrar no trem ele se afastava, deixando um espaço grande para eu cair. Então me movimentei na plataforma para mais adiante, onde o trem estava encostado direitinho, mas aí ele tornou a se afastar quando eu ia entrando... Ora, era para eu cair ou para encher minha paciência...
Mas aí eu disse uma frase, no sonho, que me fez acordar rindo:  - “Por que essa  idiotice do trem ficar se afastando e me assustando? Claro! É a comédia, porque está dando tudo errado!!! Eu não conseguia entrar no trem - estava dando errado! Era patético!

Só não sei por que demorei tanto para entender isto?

Nei Loja 07/2005