Apresentação

VI FÓRUM DE EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: Arte, Identidade e Cultura nos Novos Contextos Tecnológicos e Midiáticos”, 

Apoio









Realização


https://sites.google.com/site/needtga/apresentacao







Justificativa:

Os Fóruns de Educação e Diversidade tem se constituído como o maior evento sobre educação nesta região de Mato Grosso. Organizado e inspirado pelas discussões sobre Educação e Pertinência Cultural tal como a lemos pela primeira vez em Rigoberta Menchu o fórum reúne lideranças dos movimentos sociais no campo, povos indígenas e quilombolas e professores da Educação Básica e Superior em todos os espaços da sua programação. Tem o objetivo de contribuir com a discussão que relaciona educação e diversidade tendo como ponto de partida o diálogo e o respeito aos modos de produzir e socializar o conhecimento dos povos indígenas, quilombolas e trabalhadores do campo no contexto da educação escolar básica e superior. Esta edição se fundamenta na compreensão de que as discussões que relacionam arte e novas tecnologias de comunicação e mídias no contexto mais amplo da educação escolar básica e superior podem oferecer um rico espaço de diálogo e reflexão potencialmente capaz de contribuir com o atual debate sobre arte, cultura, diversidade étnica e cultural e as novas tecnologias de comunicação e informação. Desde o ponto de vista da formação inicial e continuada de professores capitaneada pelas universidades e no caso de Mato Grosso pelos Centros de Formação de Professores da Educação Básica/CEFAPRO o projeto de formação que considere a arte desde as especificidades e as dimensões atribuídas pelos próprios povos indígenas, do campo e quilombola se constitui ainda um desafio. É possível que este evento possa contribuir com a consolidação de espaços de discussão e militância capazes de respeitar e valorizar as dimensões política, identitária e de resistência que a arte adquire nos movimentos sociais e nas escolas indígenas, quilombola e do campo. E finalmente informar a alegria de receber amigos e companheiros da América do Sul porque para além do debate local esta edição procura consolidar o diálogo com as discussões, pesquisas e militâncias sobre o tema nos países vizinhos em um percurso que aceita o desafio de pensar a América como Indígena e Africana.

 

Período de realização:

De 13 a 15 de agosto de 2014

 

Público Alvo:

Professores e estudantes indígenas, dos assentamentos e quilombolas, pesquisadores e professores do ensino superior e da educação básica, artesãos e comunidade em geral.

 


De resumos: até 30 de junho de 2014, ver normas em Normas para Publicação.

Divulgação dos resumos selecionados dia 10 de julho de 2014.

Os resumos selecionados serão publicados nos Anais do VI Fórum. O artigo completo poderá ser enviado até o dia 28 julho de 2014, que será publicado no livro digital do VI Fórum.


 Inscrição:

Para o evento: até o dia 12 de agosto de 2014 (somente pelo site)

 

Local de realização:

UNEMAT – Campus Universitário de Tangará da Serra – MT

Auditório do Centro Cultural - Tangará da Serra

 

Proponentes:

• NEED - Núcleo de Atividades, Estudos e Pesquisa sobre Educação, Ambiente e Diversidade – UNEMAT- Campus de Tangará da Serra;

• CEFAPRO – Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica – Pólo Tangará da Serra

 

Apoio:

FAPEMAT, UNEMAT

 

Coordenação:

• Marinez Cargnin Stieler – NEED/UNEMAT

• Hellen Cristina de Souza – CEFAPRO

• Ivanete I. Parzianello Carvalho  – NEED/UNEMAT


 

Certificação:

Aos inscritos que efetivamente participarem do evento será concedido certificado de participação de 40 horas.


Comments