Near Communications

Search this site

Tipos de Modulação


  •     Modulação da posição de impulso (PPM)

    A modulação de posição do impulso consiste na divisão do tempo atribuído à transmissão de um símbolo em M intervalos iguais, sendo a informação transmitida através da transmissão de um (apenas um) impulso numa dessas M posições. PPM é também uma técnica de transmissão multi-nível.
    A seguinte figura mostra um exemplo de 4-PPM, isto é, um exemplo em que o tempo de um símbolo é dividido em quatro intervalos iguais. A transmissão de um impulso em cada uma das 4 posições representa os 4 símbolos diferentes.


 

  • Modulação da amplitude de impulso (PAM)

   A modulação da amplitude do impulso consiste na utilização de impulsos com amplitudes diferentes para representar símbolos diferentes. Na sua forma mais simples são utilizados impulsos com duas amplitudes diferentes, o que correspondo à modulação OOK se uma das amplitudes for nula. Se forem utilizados impulsos com mais que duas amplitudes diferentes, estamos em presença de modulação multi-nível. A seguinte figura mostra um exemplo de um sinal modulado em 4-PAM, isto é, onde são utilizadas 4 amplitudes diferentes para constituir outros tantos símbolos.

 

  • On-Off Keying (OOK)
    A modulação OOK é uma técnica binária e utiliza dois símbolos para representar os bits 0 e 1. Os dois símbolos consistem em duas amplitudes de uma grandeza física tal como a corrente ou a tensão de um sinal eléctrico. A seguinte figura mostra um sinal OOK, onde Tb representa a duração temporal de cada bit.


  • Modulação Bifase (BPSK)


    A modulação Phase Shift Keying (PSK) é um esquema de modulação digital onde a fase da portadora é variada de modo a representar os níveis 0 e 1, sendo que durante cada intervalo de bit esta permanece constante. A amplitude e a frequência permanecem sempre inalterados.
    Por exemplo uma fase 0 graus representa o nível 0, enquanto uma fase 180 graus representa 1. Isto representa o método 2-PSK, porque temos duas representações de fases diferentes Neste tipo de modulação, a característica da onda portadora que vai variar é a fase, deixando a amplitude e a freqüência constantes. Esta modulação também é conhecida como BPSK (Binary Phase Shift Keying).

Relação entre taxas de transmissão de bits e tipo de modulação PAM usada:









Comments