42) Cortinas Cravadas

É uma estrutura de contenção constituída por estacas metálicas, perfis metálicos cravados, estacas broca escavadas com trado helicoidal que trabalham à flexão e resistindo pelo apoio direto da fundação definida por uma ficha (parte enterrada da fundação).


Figura - 1

Geralmente são obras contínuas (estacas-prancha ou estacas justapostas) ou descontínuas (nas quais estacas ou perfis metálicos são cravados a uma certa distância um do outro, sendo o trecho entre eles preenchidos por pranchões de madeira, placas de concreto pré-moldadas armadas, chapas metálicas soldadas) - Figura 1.


Figura - 2

Este tipo de estrutura é muito utilizado em obras de contenção provisórias, daí a predominância do uso de perfis metálicos cravados e pranchões de madeira de menor custo.

Em obras definitivas, não se usa madeira, pois pode pegar fogo com facilidade (vandalismo) e os perfis metálicos devem ser protegidos contra a corrosão.

As alturas atingidas são modestas em no máximo recomendadas a 1,50 m de altura dependendo da situação e do cálculo estrutural para cada caso, pois funcionam a flexão e como consequência, bastante deformáveis.

 




Comments