41) Solo Ensacado - Rip-Rap


1) Solo-cimento ensacado - (Rip-Rap) :

O solo cimento ensacado conhecido também como "Rip-Rap" pode ser utilizado para proteger superficialmente o talude, geralmente utilizado para obturação das erosões, em casos especiais poderá construir muros de arrimo de gravidade, portanto não é indicado pela baixa eficiência na contenção, a não ser que seja seguido de chumbadores, telas e concreto - projetado.



Quando o solo-cimento for utilizado "ensacado", geralmente com sacos de ráfia ou sacos de linhagem, desde que adequadamente calculados, poderá funcionar com a dupla finalidade de proteção superficial e contenção, como por exemplo, na obturação de pequenas rupturas em taludes de grande extensão (Figura - 1).


PERSPECTIVA - Figura - 1


Rip-Rap para proteção de Talude e obturação de erosão


O solo cimento é acondicionado em sacos de aniagem ou de geossintéticos, o que facilita muito a construção dos muros e ate mesmo a execução de aterros em locais de difícil acesso. Quando a mistura de solo-cimento se solidifica, os sacos deixam de ser necessários em termos estruturais da obra de contenção.


RIP-RAP VEGETATIVO  COM SACOS DE ANIAGEM


Rip-Rap Vegetal


O solo colocado dentro de sacos de aninhagem com um coquetel de sementes e hoje em dia conhecido como Rip-Rap verde, que além de preencher a erosão após sua finalidade principal, irá revegetar e interagir junto a natureza.


Recuperação de erosão em taludes com Rip-Rap

Para a solução acima e sempre indicado a aplicação de solo-grampeado verde, que conciste em aplicação de biomanta vegetal fixada no talude com aplicação de tela metálica e chumbadores e malha conforme a figura abaixo.


Solo Grampeado Verde indicado para trabalhar junto a Rip-Rap
 para tratamento de taludes, sem a qual a probabilidade de problemas futuros aumenta.

Outra alternativa de uso do solo-cimento na contenção de taludes é a sua execução compactado em camadas, de modo a se produzir uma faixa externa ao talude com este materialque, após a reação do cimento, se torna mais resistente e menos erodível, de modo a dar sustentação ao restante do talude.



SEÇÃO DA FIGURA - 1



O rip-rap é uma técnica alternativa para estabilização de taludes e contenção de encostas. Tem a finalidade de estabelecer o equilíbrio da encosta através de seu peso próprio. O agregado siderúrgico é indicado pelo seu elevado peso próprio e poder de cimentação, além de reduzir o consumo de recursos naturais não renováveis, substituindo o solo estabilizado com cimento, normalmente utilizado.


Muro Passivo em Rip- Rap


Solução em Rip - Rap para superfícies descobertas, 
com deslizamentos expondo superfícies verticais com erosões


Indicado para superfícies descobertas e estáveis, com erosão com inclinação até 45º


 




Comments