33) Barreira Dinâmica contra queda de bloco de rocha

Utilizada para complemento na contenção de deslizamentos em morros e quedas de blocos de rochas e demais materiais alterados, instáveis ou envoltos em capa de solo que no período de grandes chuvas podem ser lavados fazendo com que estes blocos venham se desprender do maciço rochoso, deslizar e rolar, a barreira dinâmica é uma técnica largamente utilizada na Europa para contenção de avalanches. Começa a ser empregada no Brasil em obras de contenção de encosta e geotecnia. Trata-se de uma malha de aço de alta resistência, projetada para atuar como uma rede perpendicular a região da encosta, onde e projetado uma barreira metálica para a finalidade de conter a queda de eventuais blocos desprendidos do talude conseguindo de maneira eficiente absorver e minimizar o impacto deste bloco, impedindo que o mesmo caia sobre casas, rodovias, ferrovias, indústrias garantindo uma segurança ao usuário final maior nas regiões onde existem riscos geotécnicos.

Teste de carga em uma barreira dinâmica

TESTE DE CARGA EM UMA BARREIRA DINÂMICA

 Com algumas mudanças em sua especificação, a barreira pode ser usada ou para contenção de encostas contra queda de grandes blocos, quedas de rochas instáveis ou para contenção de avalanches.

A malha de aço é maleável, formada por linhas verticais ligadas por círculos de aço de alta resistência. Quando  um grande bloco e pesado cai, ela se deforma de maneira eficiente de tal sorte que o bloco e acomodado na rede metálica. O sistema inteiro é perfurado e fixado na encosta, através de tirantes protendidos, chumbadores injetados com calda de cimento,  geralmente em posição quase vertical, dependendo do estudo e da inclinação da encosta e do componente de forças atuantes, merecendo um estudo de um profissional de geotecnia para análise prévia de cada caso.

Montagem da barreira em câmera rápida

Montagem da Barreira

Este sistema também conta com freios em espiral, que trabalham na absorção do impacto reduzindo o risco de ruptura da tela de alta resistência. No momento em que o bloco se choca com a malha, e a mesma sendo assim solicitada, ela se deforma resistindo aos esforços de cisalhamento e ruptura, os freios são apertados e se fecham. Desta maneira, quando ocorrer eventuais quedas de material na barreira, as telas e os freios devem passar por manutenção e serem substituídos, pois já não resistirão aos esforços iniciais por eles já concebidos.

Tela contra queda de detritos.


O desempenho ao longo do tempo das barreiras dinâmicas contra queda e retenção de detritos tipo Geobrugg funcionam como um substituto para conter o fluxo como se fossem uma barragens de concreto foi feito em Merdenson interior da Suíça no âmbito de um projeto de pesquisa. Três barreiras projetadas serão preenchidas pelo eventos naturais e, em seguida deixadas sem limpeza. As barreiras são naturalmente preenchidas pelos sedimentos indesejados protegendo a jusante contra a formação de erosão. A barreira superior serve como proteção contra a erosão para a fundação das barragens de 10,00 m de altura. As obras de perfuração levaram cerca de quatro dias, e a montagem de todos as três barreiras foi terminada com uma equipe de quatro trabalhadores em 4 dias.

No Brasil já foram executados várias obras, na BR 101, no litoral paulista, para contenção e proteção das Ferrovias. O sistema que tem sido muito bem aceito quanto a resistência final tem origem e marca suíça fabricado pela Geobrugg, onde a barreira é muito usada em construções nos Alpes. 

Proteção contra queda de Avalanches



No Brasil ela tem sido utilizada em obras para conter possíveis quedas de blocos de rocha e outros materiais instáveis e soltos.  A resistência da barreira é muito eficiente podendo ser dimensionada para casos específicos, onde teremos sempre que levar em conta a análise do maciço a ser tratado inclusive com estudo de sondagem para verificar a grandeza entre a rocha exposta e a camada de solo, que deve ser contida ou estabilizada.

Vídeo do YouTube

Vídeo da montagem de uma Barreira


Detalhe da construção de uma barreira contra queda de blocos instalada na grota de um talvegue de um talude íngreme 

Vídeo do YouTube

Funcionamento da Barreira



APLICAÇÃO DE TELA METÁLICA CONTRA QUEDA DE BLOCOS EM TALUDE ROCHOSO EM FERROVIA


Utilizando a técnica de Rappel




Comments