19) Execução de Estacas Franki

Vídeo do YouTube


Execução de Estaca Franki


O PROCESSO FRANKI

O processo executivo das estacas Franki® realizado por equipamentos específicos é muito versátil e permite uma variedade grande de possibilidades executivas que o torna extremamente atrativo para a execução de estacas moldadas no solo.


Metodologia Executiva

As principais características do processo são:

A base alargada:

A existência da base alargada aumenta consideravelmente a capacidade de carga da estaca ou, reciprocamente, permite obter uma mesma capacidade de carga com profundidades sensivelmente menores se comparadas com estacas sem base alargada. Este acréscimo de capacidade de carga não resulta simplesmente de um aumento da seção da base mas sobretudo, de uma melhoria das características mecânicas do solo fortemente compactado em torno da base.

Grande Energia de Cravação:

A elevada potência de cravação posta em jogo é obtida pela grande altura de queda do pilão pesado. A altura pode variar entre limites bastante afastados e é, assim, adaptada à resistência das camadas intermediarias a atravessar. Matações e outros obstáculos encontrados no solo podem ser atravessados ou afastados.

Concretagem a seco:

A concretagem do fuste da estaca é executada sem que a água ou o solo possam se misturar ao concreto.


Detalhe da Concretagem


Resistência do Concreto:

A dosagem do concreto utilizado varia de 300 kg a 450 kg de cimento por metro cúbico de concreto. O adesamento desse concreto, por apiloamento enérgico resulta em um concreto muito compacto e homogêneo de elevada resistência a compressão. O σc 28 está sempre acima de 200 kg/cm².


Bate Estacas Franki

As principais vantagens do processo são:

1) Versatilidade:

- O processo permite várias opções;
- Várias combinações para o tipo do fuste das estacas;
- As estacas podem ser executadas com inclinações de até 25°, sendo a inclinação máxima fixada em função do tipo da máquina e do comprimento a ser atingido;
- Um grande número de equipamentos permite atender rapidamente às solicitações dos clientes;
-Os materiais utilizados são simples e universais: pedra britada, ou seixo rolado, areia, cimento e barra de aço facilmente encontrados nos locais próximos às obras.

2) Economia:

Os problemas de fundações são solucionados com opções mais econômicas, tais como:
- Para as fundações são utilizados diversos diâmetros, resultando daí um coeficiente de utilização (relação entre a carga efetiva e a carga admissível) muito elevada;
- A estaca é executada com o comprimento estritamente necessário. A concretagem do fuste é interrompida no momento em que se alcança a cota de arrasamento. Assim sendo não há problemas de corte ou emenda do fuste da estaca.
- Devido a base alargada a estaca requer um comprimento menor que as estacas que não possuem a base alargada.
- A armadura utilizada é bem reduzida e só é utilizada a estritamente necessária para o trabalho estrutural da estaca.

3) Segurança:

As estacas oferecem um elevado coeficiente de segurança em decorrência das seguintes particularidades:
- Utiliza ao máximo a capacidade de carga do terreno melhorada pelo processo executivo;
- A taxa de trabalho do concreto é baixa e sensivelmente inferior à que permite sua dosagem e sua execução;
- Durante a cravação a estaca não pode quebrar como pode acontecer com as estacas premoldadas de concreto. O esforço durante a cravação é resistido pelo tubo Franki.
- A sua base alargada trabalha como uma sapata assente em profundidade e em solo fortemente compactado.


Comments