174) Quem pode ministrar os treinamentos da NR - 35

PARA SEGUIR NA PÁGINA CLIQUE NO LINK ABAIXO




174) Quem pode ministrar os treinamentos da NR - 35

Quem pode ministrar os treinamentos da NR - 35

Não é de hoje que as pessoas tem dúvida de quem pode ministrar os treinamentos Para atendimento das normas regulamentadoras as conhecidas NR.

Vamos tentar explicar esta questão para que todos os profissionais consigam entender

Pois em algum momento você irar precisar desses treinamentos

E é bom ter um mínimo de conhecimento dessas exigências

Vamos pôr então em debate a questão.

Quem pode ministrar o treinamento da norma regulamentadora NR-35.

Muitas pessoas me procuram pedindo para que o treinamento seja ministrado por um engenheiro.

Ou ainda que o instrutor tenha um curso específico.

Mas esta solicitação de fato ela é válida?

De acordo com a norma regulamenta dura número 35, nada disso absolutamente é exigido

Então de onde vem essas dúvidas ?

Vamos responder a medida que explicamos a coisa certa.

Quanto ao trato do treinamento de segurança a norma regulamenta dura de número 35 reservou o item 35.3 Para orientar a respeito da estratégica de capacitação, ou seja tudo que você precisa saber sobre treinamento de trabalho em altura afim de cumprir essa norma estabelecida.

E não é pouca coisa veja que a norma tem apenas seis tópicos

E um tópico inteiro está reservado para as questões de treinamento

O item da norma que trata especificadamente da questão dos instrutores trivialmente está dentro desse tópico.

Estamos falando do sub item 35. 3.6 onde se lê o treinamento deve ser ministrado por instrutores por comprovada proficiência no assunto, Sob a responsabilidade de profissional qualificado em segurança no trabalho.

Aqui iniciam-se as dúvidas pos muita gente distorce o significado da palavra proficiência para justificar exageros mas ninguém pode questionar o dicionário Aurélio quanto a isso ele sacramenta o significado de proficiência é :

HÁBIL,
CAPAZ,
IDÔNEO.

O Dicio um famoso dicionário on line , WWW. DICIO.COM.BR é mais específico, é a capacidade de realizar algo.

Domínio certo do assunto

E ter aptidão em determinada área do conhecimento

Mas para evitar ainda qualquer tipo de discussão existe ainda o manual de auxílio na interpretação e na aplicação da norma regulamentadora, publicada pelo próprio Ministério do Trabalho e emprego e o manual deixe a questão muito bem explicada

No seu texto podemos ler a comprovada proficiência no assunto não significa formação em curso específico, mas habilidade, experiência e conhecimentos capazes de ministrar os ensinamentos referente aos tópicos abordados nos treinamentos, porém o treinamento deve estar sob a responsabilidade de profissional qualificado em segurança do trabalho. 

Depois de ler a explicação do Ministério do Trabalho não resta mais dúvidas a ideia é que dois profissionais assinem o certificado um com experiência no assunto que vai ministrar o curso e o segundo profissional qualificado em segurança do trabalho podendo ser engenheiro ou técnico e este vai figurar como responsável técnico, contudo não existe restrição que aponte que o mesmo profissional com experiência e também qualificado faça os dois papéis assinando o certificado como responsável técnico e como profissional proficiente e observe que isso pode desonerar a empresa é mais barato um do que dois, daí podemos concluir que essa prática tem ficado tão comum que algumas pessoas passaram a acreditar que era a única forma de fazer, mas que fique claro a exigência para ministrar é apenas ter experiência no assunto.

Existe ainda o caso de grandes empresas multinacionais na sua maioria que desenvolvem diretrizes internas com mais critérios que a norma vez ou outra exigindo algum curso específico para o Instrutor ou mesmo engenheiro para ministrar o curso de NR-35 You see só isto não é errado afinal de conta dentro de suas instalações elas podem fazer exigências que sejam mais rígidas que a legislação promovendo a segurança dos seus colaboradores e isso com base na criticidade de seus complexos o que não vai ocorrer é o inverso cobrar a menos que a legislação perceba ainda que é algo compreensível pense no caso das mineradoras por exemplo a restrição de suas operações são tão elevado que é uma exigência mais contundente é bem aceita a restrição nesse caso aconteça para ampliar a exigência dando a segurança do trabalho uma atenção mais difusa e essas são as prováveis causas de toda essa confusão. Para resumir se você quer atender a legislação não é necessário uma formação específica em algum curso. Se está prestando serviço para uma multinacional fique de olho nas suas diretrizes então pessoal esperamos que tenhamos colocado um ponto final no assunto. Para ministrar o treinamento da NR 35 não é necessário a formação em curso específico mas habilidade experiência e conhecimentos então é isso agradecemos esperamos que esteja conosco no próximo artigo.

Eng. Luiz Antonio Naresi Júnior
Engenheiro Civil Sanitarista, Geotécnico , Segurança do Trabalho e Analista Ambiental 








Luiz Antonio Naresi Júnior
 é engenheiro civil com ênfase na área de Saneamento, possui pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, Analista Ambiental pela UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), e em Engenharia Geotécnica pela UNICID (Universidade Cidade de São Paulo). É especialista em obras de Fundação Profunda, Contenções de Encosta, Obras de Artes Especiais, Projetos de Contenção, Infraestrutura Ferroviária e Rodoviária. Atualmente é sócio da ABMS (Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica), diretor do Clube de Engenharia de Juiz deFora (MG) desde 2005 até 2017, participa como voluntario pela ABMS como apoio a defesa civil de Belo Horizonte, Professor da Escalla Cursos para Mestre de Obras (CEJF / CREA/MG), Professor da Pontífica Universidade Católica de Minas Gerais, em Especialização lato sensu em M. ENG. EM ENGENHARIA GEOTECNICA, da disciplina, Fundações Especiais, Patologias e Soluções, consultor de fundação pesada e geotecnia, comercial e assessor da diretoria da Empresa ProgeoEngenharia Ltda .
 

Livros: 




Endereços para contato:

LAN CONSULTORIA GEOTECNIA E FUNDAÇÕES - RPA
RUA DELFIM MOREIRA, 85 - SALA 701 - 2o andar
CEP. 36.010-570 - JUIZ DE FORA - MG - BRASIL

TEL.: (31) 99230-1333 - TIM
TEL.: (32) 3212-9170


Data de Criação do Site :  (20 de abr de 2010 01:47)






https://sites.google.com/site/naresifundacoesegeotecnias/109-artigo---especificacao-e-procedimentos-de-sondagem-a-percussao-de-simples-reconhecimento---spt/FOLDER%20DE%20SONDAGEM%20LAN%202009.jpg?attredirects=0



Execução de Sondagens em Todo d Brasil


LIVROS


PARA ADQUIRIR FAVOR ENTRAR EM CONTATO


Projetos e Parcerias


PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA

Informações link abaixo



O Curso de Especialização em Engenharia em Geotecnia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais tem por finalidade proporcionar ao discente um aprofundamento de seus conhecimentos na área de Geotecnia, permitindo-lhe uma melhor qualificação técnica e científica para o exercício de suas atividades profissionais. Neste contexto, a proposta abrange a aplicação do conhecimento técnico/científico associado aos princípios da Mecânica dos Solos, Mecânica das Rochas e Geologia de Engenharia em obras civis em geral (barragens, fundações, estruturas de contenção, aterros, etc). As áreas de concentração do curso são:

  • Investigação geológico-geotécnica em maciços
  • Mecânica das rochas e geologia de engenharia
  • Barragens de terra e enrocamento
  • Geotecnia aplicada à mineração
  • Estabilização e reforço dos solos

Titulação: Especialista em Engenharia em Geotecnia (M. Eng.)

Objetivos: 

Preparar recursos humanos visando o aprimoramento profissional, desenvolvendo e aperfeiçoando conhecimentos que envolvam conhecimentos de geotecnia e suas principais aplicações em: fundações, barragens, obras com uso de solos, estruturas de contenção em taludes e encostas, etc.

Público-alvo :

Profissionais com formação de nível superior nas áreas de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia de Minas, Engenharia Geológica e Geologia, experientes ou recém-formados, docentes e profissionais que atuam na área de consultoria, projetos, fiscalização e gerenciamento de obras que desejam ampliar seus conhecimentos e/ou adquirir competências para análise, projeto e dimensionamento de obras que utilizem de solos ou rochas.

Coordenação
Everaldo Bonaldo - Doutor
Josias Eduardo Rossi Ladeira - Mestre
 
Programa 
Investigação Geotécnica
Mecânica dos Solos Aplicada à Geotecnia
Geologia de Engenharia e Mecânica das Rochas
Barragens de Terra e Enrocamento
Geotecnia aplicada à Estabilidade de Encostas e Taludes
Geotecnia Aplicada a Rejeitos de Mineração
Geotecnia Aplicada a Resíduos Urbanos
Geotecnia Ambiental
Fundações Especiais, Patologias e Soluções
Métodos Numéricos Aplicados à Geotecnia
Disciplina Optativa


Carga Horária

432 horas/aula
 

Horário

Sexta-feira, das 19h às 22h30, e sábado, das 08h às 16h. Aulas quinzenais.  Eventualmente, as aulas poderão ocorrer em três finais de semana por mês.

 




CLUBE DE ENGENHARIA DE JUIZ DE FORA  

R. Halfeld, 805 - Centro | Juiz de Fora - MG | CEP: 36010-003

clubedeengenharia.jf@gmail.com

Tel: (32) 3215-3653



CREA - MG


Sede do Crea-Minas​​
Av. Álvares Cabral, 1600 - Santo Agostinho - Belo Horizonte/MG - CEP 30170 917.
Telefone: (31) 3299 8700​

Unidade de Atendimento Regional - Juiz de Fora - MG
Rua Halfeld, nº 414, sala. 306 a 310, Centro, Juiz de Fora - CEP.: 36010-000
(32) 3215.4278  
de 08h30 as 17h

ABMS



Av. Queiroz Filho, 1700 – Torre A, Sala 106 - 05319-000 – São Paulo, SP – Telefone:(11) 3833-0023 – abms@abms.com.br 

SINGEO - MG

O Sindicato dos Geólogos no Estado de Minas Gerais (SINGEO-MG) tem como base os Geólogos e Engenheiros Geólogos que atuam no Estado. A sede está localizada na cidade de Belo Horizonte - Av. Álvares Cabral 1600, 2º andar, Santo Agostinho. A diretoria é composta por quatro diretores e três membros do conselho fiscal, com mandatos de dois anos, eleitos pelo voto direto de seus associados.



MUTUA - CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS PROFISSIONAIS DO CREA


Localização

SCLN - 409 - BLOCO E - ASA NORTE - BRASÍLIA - DF - CEP: 70.857-550 - TEL.: (61) 3348-0200 


CONFEA CREA

SEPN 508 - Bloco A,
Ed. Confea - Engenheiro Francisco Saturnino de Brito Filho
CEP: 70.740-541 - Brasília, DF
Telefone Geral: (61) 2105-3700


SENGE - MG

SINDICATO DE ENGENHEIROS NO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Araguari, 658 • Barro Preto • BH / MG
CEP: 30190-110
(31) 3271 7355 • (31) 3546 5151

PET CIVIL UFJF




Rua José Lourenço Kelmer, S/n - Martelos - Campus Universitário
CEP: 36036-330 Juiz de Fora

CREA - JR

Sede do Crea-Minas
Av. Álvares Cabral, 1600 
Santo Agostinho 
Belo Horizonte - MG 
Cep:30170-001 
Telefone: 31 3299-8700



ABEF - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE ENGENHARIA DE FUNDAÇÕES E GEOTECNIA

Associação Brasileira de Empresas de Engenharia de Fundações e Geotecnia

CONTATO:
Avenida Queiroz Filho, 1700 - Vila Hamburguesa - São Paulo / SP
Conjunto 716 - Torre E - Villa Lobos Office Park
CEP: 05319-000
abef@abef.org.br 
(11) 3052-1284 
(11) 3885-1735

ESCALLA CURSOS

TELEFONE
+55 (17) 3364.3508 / 3364.3509
+55 (17) 99140-2020 (WhatsApp)
EMAIL: comercial@escallacursos.com.br

ENDEREÇO
Rua General Glicério, 3145, 5 andar, São José do Rio Preto/SP







LIVRO DE VISITAS



Comments