133) Cortinas Estacada Pré-Moldadas de Concreto cravadas com Perfis Metálicos




Cortinas Cravadas - Cortinas Pré - Moldadas com Perfis Metálicos

É uma estrutura de contenção constituída por estacas metálicas, perfis metálicos cravados, estacas broca escavadas com trado helicoidal que trabalham à flexão e resistindo pelo apoio direto da fundação definida por uma ficha (parte enterrada da fundação).




Figura - 1

Geralmente são obras contínuas (estacas-prancha ou estacas justapostas) ou descontínuas (nas quais estacas ou perfis metálicos são cravados a uma certa distância um do outro, sendo o trecho entre eles preenchidos por pranchões de madeira, placas de concreto pré-moldadas armadas, chapas metálicas soldadas) - Figura 1.


Figura - 2

Este tipo de estrutura é muito utilizado em obras de contenção provisórias, daí a predominância do uso de perfis metálicos cravados e pranchões de madeira de menor custo.

Em obras definitivas, não se usa madeira, pois pode pegar fogo com facilidade (vandalismo) e os perfis metálicos devem ser protegidos contra a corrosão.

As alturas atingidas são modestas em no máximo recomendadas a 1,50 m de altura dependendo da situação e do cálculo estrutural para cada caso, pois funcionam a flexão e como consequência, bastante deformáveis.

Cortinas Pré-Moldadas
 Com  qualidade, segurança  e principalmente a durabilidade da estrutura, a BELF apresenta uma tecnologia de tendência do mercado, de Cortinas Pré-Moldadas.


CORTINAS PRÉ - MOLDADAS ESTACADAS COM PERFIL METÁLICO

A cortina pré-moldada é um conjunto de duas placas de concreto pré-moldado ligados entre si por uma armação treliçada formando uma peça única. 



  • Largura das placas de 25 e 30 cm
  • Comprimento varia conforme projeto 
  • Vão interno varia de 7 a 27 cm
  • Faces das placas unitárias de 3 cm

Vantagens no uso de Cortinas de Contenção em Concreto Pré-Moldado:



Não requer acabamento

Reduz o consumo de materiais (madeira, aço e concreto)

Ganho na área do canteiro com a eliminação de taludes

Industrialização e limpeza da obra

Eliminação total de fôrmas e prancheamento de madeira

Agilidade na execução

Economia em relação ao sistema tradicional

Racionalização do sistema

Possibilidade de ficar aparente (superfície acabada), eliminando o revestimento

Vantagens no uso de Cortinas de Contenção em Concreto Pré-Moldado:


Mais Detalhes
   
A utilização em obras de contenção em edifícios que possuem subsolos ou terrenos com taludes e encostas é um bom exemplo de aplicação de cortinas de concreto pré-moldado.  É frequente a utilização de cortinas de contenção em edifícios urbanos que contenham estacionamentos.

As cortinas de concreto pré-moldado são uma nova técnica desenvolvida com o objetivo de redução de custos. Sua principal vantagem é a industrialização do processo construtivo, fazendo com que as etapas se tornem apenas um processo de montagem.

Após a escavação do subsolo, deixando no formato de uma caixa para construir o edifício, inicia-se os trabalhos de contenção com as cortinas de concreto pré-moldado, que podem ser caracterizadas por placas de concreto pré-moldadas, placas duplas, que dispensam o método antigo de contenção de pranchas de madeiras colocadas por trás dos perfis metálicos.

No mercado o uso mais comum das cortinas de concreto pré-moldadas são os painéis de placas duplas. São caracterizados por um elemento de concreto pré-moldado, com armação semelhante a laje treliçada. É uma peça de fácil manuseio que dispensa o uso de equipamentos para locomoção. As faces possuem espessura de aproximadamente 3 cm e possuem uma armação treliçada formando uma peça única.

As peças são instaladas entre os perfis metálicos previamente cravados, constituindo a cortina de contenção. Após a montagem das peças, o vão interno, que pode variar de 7 a 27cm é utilizado concreto fck 20 MPa – slump 20 +- 2.

A escavação ocorre simultaneamente com a montagem das cortinas de contenção, até concluir todo o perímetro da obra, que deverá avançar até a cota da próxima laje. As cortinas são travadas na armação das lajes de cada subsolo e do térreo.

O trabalho é bem ágil, tornando uma sequência construtiva continua. O resultado final é uma obra limpa e  com acabamento aparente, graças à paginação das placas, garantindo um ótimo aspecto estético.

A utilização do sistema de cortinas de contenção em concreto pré-moldado é possível sempre que o projetista estrutural prever edifícios com subsolos com utilização de perfis metálicos.

Principais objetivos e vantagens da cortina em concreto pré-moldado: 


Agilidade e redução de custos de materiais e mão de obra comparado aos métodos construtivos convencionais como prancheamento de madeira e a concretagem da cortina armada e concretada na obra;

Redução de custos de material e mão de obra com chapisco e emboço, já que o acabamento da cortina pré moldada é em concreto aparente;

Redução de quantidade de aços na cortina;

Redução de consumo de concreto. A espessura final da cortina concretada deverá ser aproximadamente 15 cm;

Conter o terreno dos empuxos da terra, realizando a contenção. Substituir as placas de madeira por concreto pré-moldado, além de reduzir o tempo de montagem, evitará pragas como cupins;

Após a montagem das placas nos perfis, a face interna da placa da cortina de concreto pré-moldada, já é a cortina acabada, ou seja, dispensa o uso de formas de madeira e aço;

Após a cravação dos perfis metálicos na periferia, executam-se as ancoragens, dimensionadas conforme o solo, as construções vizinhas existentes e as etapas definidas no projeto. Todo o processo se desenvolve de maneira a evitar a utilização de andaimes e a permitir a continuidade da escavação.

Com o uso de placas duplas pré-moldadas, podem ser eliminados alguns serviços:

Prancheamento, fôrmas e escoramento para concretagem da cortina moldada "in loco";

Torna-se desnecessária a cravação de perfis metálicos a serem utilizados como pilares provisórios;

Tratamento de toda a cortina com reboco para acabamento final;

Remoção sob a laje de volumes consideráveis de terra proveniente dos taludes;

Além disso, o sistema chega a proporcionar uma economia de 10 a 15% em relação ao sistema convencional. Outros custos agregados que constituem vantagem desse sistema são:

Aumento da área de canteiros;

Redução da quantidade de aço nas cortinas;

Diminuição do volume de concreto (espessura final da cortina de 15 cm);

Industrialização e limpeza da obra, e qualidade dos serviços.

Com relação à segurança, ficam eliminadas as situações de risco devido à escavação de cachimbos junto a pilares próximos à divisa. Para obras localizadas em bairros denominados quadriláteros, em São Paulo, a escavação total da obra representa maior velocidade e menor custo, uma vez que é feita a céu aberto. No caso convencional, a remoção de taludes provisórios fica comprometida, pois a escavação com equipamento de menor porte sob a laje é mais onerosa e demanda mais tempo de serviço.
 





www.naresi.com


LUIZ ANTONIO NARESI JUNIOR

Luiz Antonio Naresi Júnior
 é engenheiro civil com ênfase na área de Saneamento, possui pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, Analista Ambiental pela UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), e em Engenharia Geotécnica pela UNICID (Universidade Cidade de São Paulo). É especialista em obras de Fundação Profunda, Contenções de Encosta, Obras de Artes Especiais, Projetos de Contenção, Infraestrutura Ferroviária e Rodoviária. Atualmente é sócio da ABMS (Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica),diretor do Clube de Engenharia de Juiz deFora (MG) desde 2005, participa como voluntario pela ABMS como apoio a defesa civil de Belo Horizonte, Professor da Escalla Cursos para Mestre de Obras (CEJF / CREA/MG), consultor de fundação pesada e geotecnia, comercial e assessor da diretoria da Empresa  ProgeoEngenharia Ltda .
 

Endereços para contato:

LAN CONSULTORIA GEOTECNIA E FUNDAÇÕES - RPA
RUA DELFIM MOREIRA, 85 - SALA 701 - 2o andar
CEP. 36.010-570 - JUIZ DE FORA - MG - BRASIL

TEL.: (31) 99230-1333 - TIM
TEL.: (32) 3212-9170


Data de Criação do Site :  (20 de abr de 2010 01:47)






Execução de Sondagens em Todo d Brasil


Projetos e Parcerias


CLUBE DE ENGENHARIA DE JUIZ DE FORA  

R. Halfeld, 805 - Centro | Juiz de Fora - MG | CEP: 36010-003

clubedeengenharia.jf@gmail.com

Tel: (32) 3215-3653



CREA - MG


Sede do Crea-Minas​​
Av. Álvares Cabral, 1600 - Santo Agostinho - Belo Horizonte/MG - CEP 30170 917.
Telefone: (31) 3299 8700​

Unidade de Atendimento Regional - Juiz de Fora - MG
Rua Halfeld, nº 414, sala. 306 a 310, Centro, Juiz de Fora - CEP.: 36010-000
(32) 3215.4278 
de 08h30 as 17h

ABMS

Av. Queiroz Filho, 1700 – Torre A, Sala 106 - 05319-000 – São Paulo, SP – Telefone:(11) 3833-0023 – abms@abms.com.br 

SINGEO - MG

O Sindicato dos Geólogos no Estado de Minas Gerais (SINGEO-MG) tem como base os Geólogos e Engenheiros Geólogos que atuam no Estado. A sede está localizada na cidade de Belo Horizonte - Av. Álvares Cabral 1600, 2º andar, Santo Agostinho. A diretoria é composta por quatro diretores e três membros do conselho fiscal, com mandatos de dois anos, eleitos pelo voto direto de seus associados.



MUTUA - CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS PROFISSIONAIS DO CREA


Localização

SCLN - 409 - BLOCO E - ASA NORTE - BRASÍLIA - DF - CEP: 70.857-550 - TEL.: (61) 3348-0200 


CONFEA CREA

SEPN 508 - Bloco A,
Ed. Confea - Engenheiro Francisco Saturnino de Brito Filho
CEP: 70.740-541 - Brasília, DF
Telefone Geral: (61) 2105-3700


SENGE - MG

SINDICATO DE ENGENHEIROS NO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Araguari, 658 • Barro Preto • BH / MG
CEP: 30190-110
(31) 3271 7355 • (31) 3546 5151

PET CIVIL UFJF




Rua José Lourenço Kelmer, S/n - Martelos - Campus Universitário
CEP: 36036-330 Juiz de Fora

CREA - JR

Sede do Crea-Minas
Av. Álvares Cabral, 1600 
Santo Agostinho 
Belo Horizonte - MG 
Cep:30170-001 
Telefone: 31 3299-8700



ABEF - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE ENGENHARIA DE FUNDAÇÕES E GEOTECNIA

Associação Brasileira de Empresas de Engenharia de Fundações e Geotecnia

CONTATO:
Avenida Queiroz Filho, 1700 - Vila Hamburguesa - São Paulo / SP
Conjunto 716 - Torre E - Villa Lobos Office Park
CEP: 05319-000
abef@abef.org.br 
(11) 3052-1284 
(11) 3885-1735

ESCALLA CURSOS

TELEFONE
+55 (17) 3364.3508 / 3364.3509
+55 (17) 99140-2020 (WhatsApp)
EMAIL: comercial@escallacursos.com.br

ENDEREÇO
Rua General Glicério, 3145, 5 andar, São José do Rio Preto/SP


LIVRO DE VISITAS

Comments