114 ) CONCRETO - TIPOS MAIS CONHECIDOS E UTILIZADOS NAS CONSTRUÇÕES

PARA SEGUIR NESTA PÁGINA CLIQUE NO LINK ABAIXO



114 ) CONCRETO - TIPOS MAIS CONHECIDOS E UTILIZADOS NAS CONSTRUÇÕES

1) TIPOS DE CONCRETO : 

O concreto é um elemento presente em praticamente todas as obras hoje em dia, até mesmo se é uma construção em estrutura metálica, há grandes chances de alguma parte ser composta por concreto, formando assim uma estrutura mista.

Normas de concreto estão previstas na  ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Concreto é uma mistura homogênea de cimento agregados miúdos e graúdos com ou sem a incorporação de componentes minoritários, que desenvolve suas propriedades pelo endurecimento da pasta de cimento, técnica esta já aplicada desde a antiguidade.

 Desta maneira, de acordo com tipos de materiais e quantidades dos mesmos, temos uma gama muito variada de tipos de concretos que podem ser utilizados em nossas construções, alterando método de aplicação, custo, resistência e outras características. 

Abaixo listaremos e falaremos um pouco mais sobre os 6 principais utilizados hoje.

1.1) Concreto convencional
É o concreto mais visto nas obras. Lançados em formas ou diretamente no solo (para fundações) através de carrinhos, podendo ser usinado ou feito na própria obra com ajuda de uma betoneira. Não utiliza aditivos, ou seja, é composto por cimento, areia, brita e água apenas. Sua resistência depende do traço no qual foi elaborado e pode variar de 10 a 40MPa (Mega Pascal) e sua aplicação se da para várias etapas e propósitos da obra, tais como fundação, estrutura, pisos e calçamentos.

1.2) Concreto bombeável
Trata-se de um concreto com praticamente as mesmas características do concreto convencional, tendo como diferença uma maior fluidez, para que seja possível o seu bombeamento. Para atingir esta fluidez aumenta-se o fator água cimento, diminui-se a granulometria do agregado graúdo e pode, ou não, ser aplicado algum aditivo com característica plástica. Sua aplicação é semelhante ao concreto convencional, porém com a vantagem de poder atingir maiores alturas e locais de acesso restrito com maior facilidade devido ao bombeamento.

1.3) Concreto pré-fabricado

O concreto pré-fabricado é um dos tipos de concretos que cresce cada vez mais no mercado de hoje em dia. Trata-se do concreto pré-moldado com um controle rigoroso de qualidade, fabricado de acordo com o projeto em um local fora da obra em questão, transportado e “encaixado” em seu local definitivo. 

Com a utilização deste tipo de concreto a obra ganha bastante em tempo, uma vez que o projeto esta pronto, o concreto pode ir sendo fabricado fora da obra enquanto outras etapas estão sendo desenvolvidas.

É conhecido o fato de que, frequentemente, construções civis dispendem mais do que o planejado e dificilmente ficam prontas no prazo. 

Dentro desse contexto, o concreto pré-fabricado vem ganhando espaço no mercado, apresentando inúmeras vantagens e agregando conforto e versatilidade às obras. Os benefícios são muitos e a maneira de construir está se alterando para se adaptar a essa nova realidade. 

1.3.1) Principais motivos para utilizar o concreto pré-fabricado:

a) Rapidez na execução

O concreto pré-fabricado tem como uma de suas maiores vantagens a velocidade com que permite que a obra seja finalizada. A execução das fundações, por exemplo, pode ser feita paralelamente à produção dessas estruturas na unidade industrial. Isso permite que, finda a produção das fundações, seja possível começar a montagem direta das estruturas, fazendo com que a obra possa ser concluída num período muito menor do que previsto para o concreto comum.

b) Segurança para saúde

O concreto pré-fabricado é completamente estável por toda sua vida útil. Isso faz com que ele não precise de nenhum tratamento químico para evitar que apodreça nem de dedetizações para prevenir ataques de insetos. A segurança para o ambiente interno também é máxima, já que esse material não libera nenhum tipo de substância.

c) Qualidade aumentada

A alta tecnologia que é empregada nos projetos pré-fabricados permite produzir um produto com qualidade aumentada, sobretudo quando comparado ao concreto tradicional, moldado no local em que a construção está sendo feita.

d) Ecologicamente correto

As peças de concreto pré-fabricado podem ser reutilizadas em sua totalidade, permitindo que quase 100% de qualquer construção possa ser verdadeiramente reciclada. Além disso, esse tipo de concreto é feito de materiais naturais disponíveis em qualquer localidade, como cascalhos, areia, pedras e cimento.

e) Preço acessível

Uma das grandes reclamações de quem faz uma obra é o alto custo que esse tipo de trabalho implica. E esse é outro benefício que utilizar o concreto pré-fabricado pode trazer: seu material é relativamente barato, mesmo possuindo alta qualidade. Além disso, os custos de manutenção desse tipo de peça são muito pequenos.

f) Limpeza e economia no canteiro de obras

Como as peças são pré-fabricadas e, dessa forma, o projeto pode ser melhor definido, não sobram muitos resíduos do uso do concreto. Além disso, não há a necessidade de um local separado para a produção o material no canteiro de obras.

g) Otimização da mão de obra: 

Outra questão é que, como as peças são feitas na indústria, não é preciso contratar um profissional a mais com esse objetivo, possibilitando também a redução da quantidade de funcionários trabalhando na obra.

h) Melhor aproveitamento do espaço interno

As peças pré-fabricadas de concreto permitem um encaixe mais preciso e, ainda, a criação de grandes vãos livres, criando uma diversidade de possibilidades para a imaginação e permitindo a execução de diversos projetos ousados e criativos.

1.4) Concreto de alta resistência inicial
É um concreto mais caro devido ao uso de aditivos, porém que tem sua participação nas construções cada vez maior. Como o nome já diz, este concreto atinge uma grande resistência com um tempo bem inferior se comparado aos outros concretos, o que ganha em agilidade na sua construção. Às vezes é vantajoso usar este tipo de concreto para diminuir o tempo de obra e consequentemente diminuir outros gastos fixos como mão de obra e etc.

1.5) Concreto pesado
É um concreto que utiliza agregados graúdos com maior massa específica, como por exemplo a hematita, o que torna um concreto com maior resistência mecânica, maior durabilidade e maior proteção contra radiações. Suas aplicações mais frequentes são em contrapesos de estruturas pesadas e em salas de raio-x e usinas que tenham algum tipo de radiação.

1.6) Concreto projetado
Este é um tipo de concreto muito utilizado no Brasil devido ao fato de nosso relevo demandar muitas obras de contenção. Trata-se de um concreto com fluidez ainda maior que o bombeável, e com aditivos que elevam sua aderência. São aplicados com máquinas de pressão que lançam um jato com este concreto sobre as superfícies. Geralmente são utilizados em encostas para evitar deslizamentos.

Endereço para contato:

LUIZ ANTONIO NARESI JUNIOR

Luiz Antonio Naresi Júnior
 é engenheiro civil com ênfase na área de Saneamento, possui pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, Analista Ambiental pela UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), e em Engenharia Geotécnica pela UNICID (Universidade Cidade de São Paulo). É especialista em obras de Fundação Profunda, Contenções de Encosta, Obras de Artes Especiais, Projetos de Contenção, Infraestrutura Ferroviária e Rodoviária. Atualmente é sócio da ABMS (Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica), diretor do Clube de Engenharia de Juiz de Fora (MG) desde 2005, participa como voluntario pela ABMS como apoio a defesa civil de Belo Horizonte, Professor da Escalla Cursos para Mestre de Obras (CEJF / CREA/MG), consultor de fundação pesada e geotecnia, comercial e assessor da diretoria da Empresa Progeo Engenharia Ltda.
 

Endereços para contato:




LAN CONSULTORIA DE FUNDAÇÕES PESADAS E GEOTECNIA - RPA
Especialista em Fundação Pesada e Geotecnia
LUIZ ANTONIO NARESI JUNIOR
naresi@naresi.com

(32) 3212-9170 / (31) 99230-1333
Comments