Home

Este site, de utilidade pública, sem fins comerciais, tem como objetivo motivar as pessoas para a prática de atividade física, visando melhorar a qualidade de vida - caminhando, correndo, peregrinando e fazendo ecoturismo, ou seja, se mexendo e refrescando a cuca.

No mundo moderno, eliminar o sedentarismo torna-se necessário, principalmente para aqueles que já não estão na ativa, para reduzir o excesso de peso, evitando-se as indesejáveis doenças já conhecidas.

Segundo uma pesquisa divulgada pelo Dr. Fernando Antônio Lucchese – UFRS, os fatores responsáveis para o prolongamento da vida são: Assistência médica (10%), Genética (17%), Meio ambiente (20%) e Estilo de vida (53%).  Portanto, vale a pena começar a se mexer, porque isto não depende de dinheiro, basta uma decisão e gerenciamento (continuidade) - ter disposição e separar um tempo para se cuidar. “A vida não é curta. São as pessoas que permanecem mortas tempo demasiado”.

A prática de um exercício físico regular, aliada à alimentação adequada, contribui para melhorar a saúde - perda de peso, aumento na disposição física e, consequentemente, sentimento de bem estar e melhoria na autoestima (saúde mental).

Para obter e manter qualidade de vida é necessário cultivar o tripé - mente serena, atividade física e alimentação adequada - sendo que o cultivo ou a negligência de um, pode interferir positiva ou negativamente nos demais.

Ouse, busque novos desafios, conquiste seus sonhos e seja feliz! 

Vejam nas próximas páginas, como fazer tudo isso de forma econômica.

Para informações adicionais, escreva para  nakasima50@gmail.com        

Depoimentos >                               

 
Caminhar e Correr:

Dentre as atividades físicas a mais simples, barata e democrática é a caminhada/corrida de rua, que pode ser praticada em qualquer local e horário, independentemente de idade e classe social.

Muitos já descobriram os benefícios da corrida de rua, haja vista a sua popularização e o número crescente de praticantes em todas as regiões do Brasil e no exterior.

Eu e meus amigos estamos associados à Corpore (Corredores Paulista Reunidos) www.corpore.com.br e treinamos na Equipe Tavares www.ectavares.com.br.

Mais do que uma atividade esportiva saudável, as corridas converteram-se em oportunidade de socialização.

Veja os jovens corredores se preparando para a São Silvestre 2011.

 http://www.gazetaesportiva.net/noticia/2011/12/videos-ge/video-atletas-da-terceira-idade-mostram-disposicao-e-muita-preparacao-fisica.html 

  Veja mais > 

 

JMJ Cracóvia 2016 

Se você pretende participar desta jornada, está na hora de aprender algumas palavras em polonês. Ver planilha (abaixo) onde constam 49 frases utilizadas no dia-a-dia, que o ajudará para se comunicar no idioma nativo de cada país.
Estão disponíveis nos seguintes idiomas: Inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, POLONÊS, japonês, chinês, russo, húngaro e tcheco.
Exceto no inglês e espanhol, constam na 3a. coluna as pronúncias aproximadas. Caso queira, pode-se recorrer ao Google Translator para ouvir essas pronúncias. Aceito correções e sugestões de melhoria nas traduções. 
Peregrinação:

A peregrinação já é uma prática mais eventual, que também faz bem para o corpo e mente.

 

Porque caminhamos?  Qual a magia em percorrer o Caminho de Santiago de Compostela?

"A alegria desta vida está em enfrentar novos desafios. A capacidade infinita latente no ser humano espera a oportunidade de se manifestar. A alegria desta vida está em experimentar algo novo. Se nos limitarmos a fazer somente o que já conhecemos, será difícil manifestar a força oculta. O interessante é fazer algo que nunca fizemos antes."  (Preceitos diários da Seicho-No-Ie de 2006, referente ao dia 13)

"Se insistirmos em permanecer no antigo, mais que o tempo necessário, perderemos a oportunidade e a alegria das outras etapas que poderíamos viver"

É uma experiência muito gratificante, que poderá mudar seus valores e a forma de você encarar a vida. Veja no topo os itens: Peregrinar, Caminhos do Brasil, Santiago de Compostela, + Caminhos, Enxoval do Peregrino  e Depoimentos. 

Últimas Caminhadas:

 Caminho dos Anjos"  (dicas e fotos) 
 Caminho da Paz (dicas e fotos)
 Rota Francisca Frei Galvão - Conhecimento (junho/13, ainda não estruturado): https://plus.google.com/photos/103901123034938864948/albums/5890902754478010177?authkey=COuktfCSg_b6VQ 

 Santiago de Compostela - Caminho do Norte 2013 (dicas e fotos)

Caminho de Aparecida (dicas e fotos)

Próximas Caminhadas:

.....

Ecoturismo:

Já o turismo ecológico, além conhecer lugares deslumbrantes e contato com a natureza, contribuindo para conscientização da preservação do meio ambiente, também é uma oportunidade para se mexer e livrar-se do stress. 
 
Há muitos cenários paradisíacos para contemplar - fazer trilhas nas chapadas, serras, cachoeiras, rios, formações rochosas e grutas.
 
Trilhas Ecológicas de Curta Duração: 
Se você não tem muito tempo disponível e queira desfrutar da natureza, poderá iniciar fazendo trilhas nas proximidades de São Paulo. Veja:  http://www.ambiente.sp.gov.br/wp/trilhasdesaopaulo/