MUX - Linux para Engenheiros 


 

Olá pessoal, para aqueles que acompanharam o desenvolvimento do MUX perceberam que o sistema ja está a bastante tempo sem atualizações. Isto se deve a alguns motivos, primeiro a dificuldade de se manter uma distribuição linux completa e atualizada, segundo é que me falta tempo e disposição para tal e por último, uma verdade absoluta, o linux não precisa de novas distribuições, ja existem centenas delas, o que acaba por fragmentar a experiência do usuário.

O Mux foi um projeto desenvolvido durante minha graduação, foi de grande importância para mim e para outros colaboradores. Também teve outro ponto interessante, que foi a de apresentar o Linux para uma centena de estudantes que até então não conheciam e nunca tinham ouvido falar em Linux, e passaram a ver o um sistema como uma opção viáve.

Muita coisa mudou na comunidade opensource desde os tempos do Mux: 

  • O Kernel evouluiu muito e está muito estável, maduro e com grande compatibilidade de hardware. 
  • o Kurumin Linux ja não existe mais.
  • O Ubuntu está se tornando sinônimo de Linux no desktop
  • Gnome superou o KDE como ambiente de desktop preferido.

Levando todos estes pontos em consideração, acho que desenvolver novas distribuições não é mais algo positivo para o Linux, se queremos ajudar a difundir e amadurecer o sistema, devemos criar Softwares de qualidade, afinal de contas o S.O. é apênas o "palco" do espetáculo. Pensando nisso, dei início a um projeto chamado Jubarte, que visa desenvolver ferramentas de código aberto para dimensionamento de enlaces de Telecomunicações e sistemas auxiliares. O Jubarte foi criado apartir da deficiência de softwares deste tipo identificados pelo projeto Mux Linux. Ele está sendo escrito em linguagem Object Pascal dentro da IDE do Lazarus, o que permite portar o aplicativo para o Linux, Windows e OSX.

Na barra lateral deste site, estáo disponível uma pequenas apresentação sobre os projetos Mux Linux e Jubarte, assim como links para a ultima versão do LiveCD. 

Devido a isso, estou encerrando oficialmente o desenvolvimento do MUX, gostaria de deixar meus agradecimentos a todos aqueles que escreveram e que testaram o MUX linux.Agradecimentos especiais a comunidade de Rádio Amador pelo interesse e apoio a este projeto.

Quem tiver sugestões ou contribuições, por favor envie um email. É sempre bom ouvir opiniões, sejam positivas ou negativas. Um grande abraço a todos .

Benjamim Góis Ildefonso da Silva