Informações gerais sobre escalas, Graus modais, graus tonais, entre outros.

        Trataremos aqui da formação das escalas, assim como, as informações necessárias para um aprendizado mais profundo sobre o tema:


        Observe o gráfico abaixo:





        Tomando por base a escala maior, vamos analisar a sua formação quanto aos graus e, identificar quais são os graus mais importantes da escala. Vejamos:


        A escala diatônica é formada de 5 tons e 2 semitons, tomaremos como exemplo a escala de Dó maior. Observamos o seguinte:


        Do I para o II grau, Do II para o III grau, Do IV para o V grau, Do V para o VI grau estão localizados os tons.


        Do III para o IV e Do VII para o VIII estão localizados os semitons.


        É importante focar este aspecto, pois, se a estrutura não estiver bem firme na mente, será mais complexo o entendimento.


        Graus Tonais e Graus Modais:


        Dentro de uma escala observamos que o I grau é o mais importante, pois, ele além de dar o nome a escala, é o I grau (Tônica) que a termina, não deixando dúvidas na tonalidade. Depois do I grau, os graus mais importantes são : V (Dominante) e o IV (Subdominante), são eles os responsáveis em determinar a tonalidade, afirmam a afinidade entre o I grau e os demais. Deste modo, estes graus, IV e V são chamados de graus tonais.

        O III e o VI grau são chamados de graus modais, pois estes modificam o modo da escala. Se do I grau para o III for uma terça menor e do I para o VI uma sexta menor, temos uma escala menor e não mais uma escala maior.


Comments