Sobre o MZUEL

O Museu de Zoologia da Universidade Estadual de Londrina (MZUEL) pertence ao Departamento de Biologia Animal e Vegetal (BAV), do Centro de Ciências Biológicas e está localizado no campus da Universidade Estadual de Londrina, em Londrina, PR.

O MZUEL teve início na década de 1980, como um projeto de extensão destinado a receber estudantes dos ensinos fundamental e médio. A partir da década de 1990, com o desenvolvimento de um grande projeto multidisciplinar coordenado por docentes do BAV, denominado “Aspectos da Fauna e Flora da bacia do rio Tibagi”, o MZUEL tornou-se vinculado à projetos científicos e, com isso, as coleções de peixes e répteis/anfíbios foram significativamente ampliadas. Hoje em dia, o MZUEL é responsável pelo material usado nas aulas práticas das disciplinas de Zoologia lecionados nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Ciências Biológicas, Zootecnia e Agronomia da UEL. Além disso, o MZUEL mantém seu caráter de extensão atendendo a diversos outros cursos e entidades que promovem exposições sobre a Biodiversidade do Paraná, como algumas das exposições temporárias do Museu Histórico de Londrina.

Hoje, o MZUEL faz parte de um laboratório de pesquisas relacionadas à Biodiversidade com pesquisadores integrados no curso de Graduação e Pós-Graduação em Ciências Biológicas da UEL, e abriga um precioso acervo em franca expansão de espécimes da fauna brasileira, com especial destaque à fauna do norte do Paraná. As coleções do MZUEL contam com espaço físico de aproximadamente 180 m2, dos quais 130 m2 são destinados à coleção úmida, 25 m2 à coleção seca, e 25 m2 a uma sala de exposição do material taxidermizado. Todos os ambientes são climatizados. A maior das coleções é a Coleção de Peixes com cerca de 20.000 lotes catalogados. A segunda maior coleção é a de Répteis, com cerca de 2.000 exemplares catalogados. Estas duas coleções estão completamente informatizadas e disponíveis online pelo site SpeciesLink (www.splink.cria.org.br), e do SIBBr (http://www.sibbr.gov.br/). Coleções menores com fins didáticos incluem todos os grandes grupos de vertebrados e os principais grupos de invertebrados, com exemplares taxidermizados, preservados em via úmida, ou em via seca, como esqueleto ou pele. O laboratório do MZUEL integra o prédio LADA (Laboratórios de Diagnóstico Ambiental), localizado a 100 metros das coleções, e conta com toda a infraestrutura para coleta de peixes e estudos de Anatomia Comparada, incluindo internet wifi, estereomicroscópios simples e com câmeras digitais acopladas e software multifoco, computadores, paquímetros, e uma biblioteca de publicações científicas, teses e dissertações relacionada à Sistemática de Peixes.

Endereço de contato:
Departamento de Biologia Animal e Vegetal, CCB
Universidade Estadual de Londrina
Rodovia Celso Garcia Cid, Km 380, Cidade Universitária
86055-900, Londrina, Paraná, Brazil

Telefone: 55 (43) 3371-5151