Historia


http://i50.tinypic.com/2ih6mo9.jpg

Inicio História Elenco Musa Hino  

História

O surgimento do clube está diretamente ligado ao crescimento da cidade de Campinas, em 1870, deu-se início à construção da ferrovia paulista, indo de Jundiaí a Campinas. A instalação dos trilhos requisitava a construção de uma ponte. A ponte era de madeira, e para melhor conservação, tratada com piche. Assim, surgiu a Ponte Preta, e a partir daí, a região em torno da ponte virou o Bairro da Ponte Preta, em 1872.

Estamos agora no ano de 1900. O campinho de terra batida, ao lado do leito da Companhia Paulista, depois FEPASA, há uns três anos era o palco de jogos do novo esporte praticado pelos jovens da época. O futebol. No campinho de terra, era jogado com bola de meia muitas vezes, mas em momentos importantes, aparecia uma certa bola com câmara de ar, a chamada "capotão".

Como a cada dia se conseguiam mais adeptos, resolveu-se criar uma associação. O nascimento da Ponte Preta se deu numa reunião no dia 11 de agosto de 1900, na casa número 1 do que hoje vem a ser a Rua Abolição, à sombra de duas paineiras, onde hoje se situa o prédio da Escola SENAI. Foi oficializado o surgimento da ASSOCIAÇÃO ATHLETICA PONTE PRETA.

Os jovens Miguel do Carmo o "Migué", Luiz Garibaldi Burghi, o "Gigette" e Antonio de Oliveira, o "Tonico Campeão", resolveram fundar o que é hoje, o mais antigo clube de futebol do país, tendo como inspiração para o nome, a velha ponte da ferrovia. Na ata de fundação ficou estabelecido que Pedro Vieira da Silva seria o presidente.

Aniversário de 1 ano da AAPP

A Primeira Década

O futebol em Campinas não teve muito destaque na primeira década deste século. Enquanto que em São Paulo o futebol decolava com a criação da Liga Paulista de "Football", aqui nós não vimos qualquer maior notoriedade na época. Tal estagnação foi consequência mais da ausência de uma entidade que congregasse os clubes, patrocinando os campeonatos, do que propriamente o número de clubes existentes. Em 1910, existiam em Campinas os seguintes clubes de futebol: Gymnasio A.C., A.A. Ponte Preta, Americano F.C., Mogyana A.A., London F.C., S.C. Operário e A.S. Palmeiras. Ao final da década, o único clube a continuar sua trajetória no mundo futebolístico foi a Ponte Preta.

A Associação Atlética Ponte Preta confunde-se com a própria expansão do futebol no Brasil e mantém a marca de time mais antigo do Brasil em atividades ininterruptas. Ao longo do tempo, fortaleceu o futebol regional e é um dos grandes clubes brasileiros, gozando do reconhecimento internacional pela formação de atletas e democracia racial pela FIFA, sendo um dos primeiros clubes a aceitar jogadores negros em seu plantel.

O atual campo é o Estádio Moisés Lucarelli, o Majestoso. Após sua inauguração, a Ponte Preta viveu uma de suas melhores épocas. A Macaca é uma das equipes mais temidas do Estado de São Paulo e hoje em dia, a Ponte é o único time de Campinas na elite do futebol Paulista.


Comments