Vida ao Ar Livre‎ > ‎Lugares‎ > ‎

Serra do Cipó

postado em 31 de jul de 2010 05:46 por Associação Montanhas do Espinhaço Espinhaço   [ 31 de jul de 2010 07:03 atualizado‎(s)‎ ]
Localizado na porção sul da Cadeia do Espinhaço, a cerca de 100 quilômetros da cidade de Belo Horizonte / MG, na região da Serra do Cipó, está o distrito da Serra do Cipó (antigo Cardeal Mota). Serra do Cipó é o único distrito do município de Santana do Riacho e o principal acesso ao local é feito pela rodovia MG-010, vindo de Lagoa Santa, e cujo eixo principal passa por dentro do distrito, criando uma ligação até a região do Serro.

A região como um todo é caracterizada por formações rochosas quartizíticas, em cristas e escarpas, de onde nascem as águas que vertem para o Rio das Velhas, afluente do Rio São Francisco, localizado a oeste do Espinhaço. O clima na região é estacional, com verões úmidos e invernos secos, e a precipitação anual gira em torno de 1.500 mm, em média.

Com relação às formações vegetais locais, as mesmas são muito variadas. A oeste, a fitofisionomia predominante é a do Cerrado, com grande ocorrência de ambientes Cársticos, ricos em sítios arqueológicos. À leste, a Mata Atlântica se destaca, como uma transição para os Campos Rupestres, bioma famoso por sua rica diversidade e alto grau de endemismo.

O Rio Cipó, mais importante e de maior volume de água, é que dá nome ao local, em função da serra que lhe acompanha o trajeto. O nome do Rio se relaciona a seu modo de fluir, com seus meandros que lembram um cipó entrelaçado nas árvores, imagem muito comum no local. O distrito da Serra do Cipó se localiza na bacia do Ribeirão Soberbo, que faz parte da bacia de drenagem do Rio Cipó.

Em função de sua riqueza em termos de diversidade biológica e geológica, a região, bem como a área do distrito, faz parte da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço (RBSE), uma área de proteção internacional proposta pelo Programa Homem e Biosfera, da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

O distrito da Serra do Cipó se situa em uma Área de Proteção Ambiental (APA), denominada APA Morro da Pedreira1
, que possui 130 mil hectares e envolve todo o Parque Nacional Serra do Cipó, criado em 19722. Os biomas protegidos abarcam três complexos vegetacionais: Campos Rupestres (84%), Cerrado (8%) e Mata Atlântica (8%), abrangendo terras dos municípios de Jaboticatubas, Santana do Riacho, Morro do Pilar e Itambé do Mato Dentro. As duas Unidades de Conservação fazem parte da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço.

Historicamente, a origem do município de Santana de Riacho está relacionada à existência do Rio Cipó e ao antigo caminho que ligava Ouro Preto ao Arraial do Tejuco (Diamantina). Por ser uma região rica em cursos de água, a formação de Riacho Fundo (atual Santana do Riacho) e, posteriormente do povoado de Serra da Vacaria (Cardeal Mota), está relacionada à dificuldade de transposição dos rios locais e à necessidade de pontos de apoio aos viajantes. A Serra da Vacaria, como era conhecida a área de Cardeal Mota (atual Serra do Cipó) até meados do século XIX, era uma importante rota utilizada por tropeiros e viajantes que seguiam em direção à Vila do Serro Frio (Serro).

Em 1922, foi criada uma estrada para dar acesso à região da Serra do Cipó, uma vez que só existia uma trilha para animais e caminhantes. O processo de abertura desta estrada deu início a transformação gradual do cotidiano dos moradores do distrito Serra do Cipó, pois o lugar se manteve isolado por quase todo o início do século XX. A expansão do turismo no distrito começou nas décadas de 1940 e 1960, sendo que, na década de 1980, as transformações decorrentes do aumento desta atividade começaram a ficar mais nítidas na paisagem.

Dentre os principais atrativos turísticos da região estão os aspectos naturais, representados pela rica biodiversidade, a exuberância de seus aspectos geomorfológicos e a abundância de suas águas, o grande potencial do lugar. As cachoeiras, em especial, atraem a grande maioria dos turistas que freqüentam o distrito, com destaque para as que se situam mais próximas do perímetro urbano da Serra do Cipó, sendo elas as Cachoeiras do Véu da Noiva, Grande, Capivara e Farofa. A prática da escalada esportiva é também muito difundida no distrito, principalmente no Morro da Pedreira, local conhecido por escaladores de todo o mundo.

1 Sob jurisdição do IBAMA, foi criada em 1990, pelo decreto N° 98891
2 Em 1972 o Parque Estadual da Serra do Cipó foi criado, através do decreto N° 70355, e elevado à categoria de Parque Nacional em 1982.
 
Fonte:
MOSS, M.C.B. Uma cidade entre o Rio e as Montanhas: Investigação sobre a imagem da cidade de Cardeal Mota/Serra do Cipó – MG, a partir da percepção de seus visitantes.2010. Monografia, 104 f. (Graduação em Turismo) – Departamento de Geografia - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG.

 
Experimente clicar no comando EARTH e divirta-se em uma viagem virtual pelo distrito de Serra do Cipó / MG.

Distrito de Serra do Cipó - Santana do Riacho / MG

 
Comments