DICAS PARA ENTREVISTA DE EMPREGO

Introduçao
Um dos principais objetivos desse site, é poder aconselhar e orientar qualquer tipo de pessoa, da melhor forma possivel, à realizar uma excelente entrevista de trabalho e finalmente conseguir iniciar em uma carreira profissional adequada que corresponda às suas competências profissionais ou ajudar os recem-diplomados à integrarem o mercado de trabalho brasileiro.
 
Atualmente, na internet brasileira, podemos encontrar inumeros sites que fornecem gratuitamente dicas para entrevista de emprego. Porém, nao podemos saber, se essas dicas para entrevistas de empregos, sao aplicaveis ou nao, na hora em que você estiver em uma sala fechada com entrevistador, passando uma entrevista de emprego. O conteudo desse site, é o resumo completo de todas as boas dicas para que você possa dominar soberanamente, a sua entrevista de trabalho em qualquer setor de atividade e em quaisquer situaçao.
 
O segundo objetivo do site, é poder comparar algumas dicas de entrevista de trabalho, fornecidas por outros sites, com a minha propria visao e expreriência no mercado de trabalho.
 
Abaixo, você podera encontrar excelentes dicas de entrevista de trabalho, para que você se prepare o melhor possivel, e ajuda-lo à otimizar o seu discurso para conseguir essa oportunidade de trabalho que se apresentou à você.

Preparaçao antes da entrevista de trabalho.
  1. Caso você tenha sido contatado por algum DRH (departamento de recursos humanos) de qualquer empresa via telefone, a primeira coisa importante à fazer, é:
  • Confirmar imediatamente a sua presença na entrevista de trabalho.
  • Ter em maos, uma caneta e um pedaço de papel, para anotar o numero do telefone da empresa, o endereço de onde você ira passar a entrevista de emprego, o nome da pessoa que entrou em contato com você, o departamento onde essa pessoa trabalha, com quem ira passar a entrevista de trabalho, a data e o horario.
    2. Caso a empresa tenha entrado em contato com você via e-mail, é preferivel que você responda ao e-mail imediatamente, confirmando o encontro. (Atençao! Leia atentamente o e-mail e veja se a empresa informou a data, a hora, o endereço e o nome da pessoa que ira recebe-lo, no dia da entrevista de trabalho. Responda da forma mais simples possivel, seje cordial e o nao cometa erros de ortografia.
 
    3. Assim que você tiver confirmado o encontro com a empresa, procure se informar imediatamente, sobre as principais atividades desse Grupo, Por exemplo:
  • Acesse o site internet da empresa (se possuir um) e identifique os principais setores de atividade dessa empresa. (Anote tudo em um papel!).
  • Visite a pagina: quem somos? ou sobre nos, ou sobre a empresa, nossa equipe, etc... Assim você tera mais visibilidade, sobre o lado formal da empresa onde ira eventualmente trabalhar. Normalmente, você tera acesso à informaçoes do tipo: desde quando a empresa esta atuando nesse area, anos de experiência na respectiva categoria, quantidade de efetivos, o fundador do grupo, o nome do presidente, etc....
  • Acesse a pagina parceiros ou referências. Certamente, você encontrara informaçoes sobre as empresas que estao diretamente ligadas à essa que você ira passar a sua entrevista.
  • Navegue no site da empresa para que você identifique, quais sao os tipos de produtos, proposiçoes, serviços etc... que a empresa tem à oferecer ao publico.
  • Busque no Google Brasil, informaçoes sobre os concorrentes diretos e indiretos desse empresa.
  • Acesse o Google Noticiais e procure saber se existe algum tipo de noticia (boa ou ruim) sobre esse empresa indexada no Google.
  • Um dia antes de sua entrevista de trabalho, acesso o Google Maps e veja trajeto que sera efetuado entre o ponto de partida e o destino. (Estratégia para você nao perder tempo)
  • Caso tenha um Iphone 3Gs, você podera acessar o trajeto através do seu telephone com o Google Maps ou com o proprio GPS do aparelho.
    4. Os pontos indispensaveis citados acima, permitirao à você de:
  • Conhecer bem melhor a empresa por varios ângulos diferentes.
  • Responder à todas as perguntas que serao feitas pelo entrevistador, ligadas à propria empresa, do tipo: Você ja ouviu falar em nossa empresa? Você sabe quais sao os principais objetivos do nosso grupo? Você conhece as nossas referências e os principais parceiros do grupo?
Enfim, caso você tenha estudado e analisado todas as informaçoes possiveis da empresa via internet, certamente respondera à essas perguntas sem problema algum e sobretudo, mostrara automaticamente ao entrevistador, o seu interesse pelo setor de atividade da empresa. (Isso é uma tatica infalivel, para ganhar o maximo de atençao e credibilidade possivel ou até mesmo conseguir assinar a cateira de trabalho e finalmente obter a vaga disponivel).
 
Agora, se você for do tipo de pessoa que diz: Ah!!! que nada, se eles tiverem que me colocar pra trabalhar la, elas vao pôr, senao, nao estou nem ai!. Ah! deixa rolar, vou analisar nada nao, deixa assim mesmo etc.... Resultado, você nunca ira conseguir nada de construtivo e positivo na vida profissional e sua vida pessoal sera sempre a mesma coisa, uma vida sedentaria e sem futuro.  
 
    5. Uma dica para entrevista de trabalho, (aparência fisica e visual) considerada fundamental é:
  • Chegar ao local da entrevista com 20 ou 30 minutos de avanço. (O atraso nao tem disculpa e é uma falta respeito grave!). Nao é aconselhavel chegar atrasado em uma entrevista de trabalho.
  • A nivel vestimentario, você deve se apresentar o mais impecavel possivel. (nao é necessario ir de terno e gravata!) Porém, é forte aconselhavel que você porte um estilo sério, social e chic! Utilize as melhores roupas do estilo social que você tiver em seu armario. em relaçao as cores, nao utilize cores extravagantes.
  • Se você possuir tatuagem visivel, procure algum meio de escondê-la totalmente. Mesmo conselho para os portadores de piercings e brincos, é preferivel retira-los.
  • Se você gosta de se perfurmar, CUIDADO! Pois a fragância que você gosta, pode ser justamente aquela que o entrevistador detesta.
  • Se você é fumante, MODERE! eu aconselho seriamente em nao fumar 30 minutos antes de sua entrevista de trabalho. (nao existe nada de mais constrângedor, que conversar com alguem e sentir um mal-halito horrivel de nicotina na boca).
  • Se você for de carro ao local, procure sair mais cedo de casa (uma hora e meia antes), para nao se irritar no trânsito e nao passar uma entrevista de trabalho estressado.
  • Um dia antes da sua entrevista de emprego, procure descançar, nao comer pratos pesados e durma mais cedo, para evitar de chegar ao local da entrevista de trabalho com aquele carao!
Nota importante: Existem diversos sites internet, que estao divulgando as supostas perguntas mais frenquentes em uma entrevista de trabalho, com a intençao de preparar o candidato. Porem, esses tipos de informaçoes, acabam influenciando e orientando erradamente o candidato. Eu aconselho vivamente à todos vocês, a nao visitar esses tipos de sites, pois cada entrevistador possui um estilo e uma linha de trabalho diferente. Vocês acham realmente, que todos os entrevistadores da grandes, medias e pequenas empresas brasileiras, perguntam sempre as mesmas questoes? Seria um absurdo afirmar tal coisa.
 
Normalmente, os candidatos que frequentam esses tipos de sites antes de passarem por uma entrevista de emprego, terao fortes chances de serem reprovados nas entrevistas. Pois, esses mesmos sites, fornecem respostas pessoais de acordo como o administrador bem entende. Ser natural é fundamental. Porém, quando somos mal orientados para fazer alguma coisa, ou até mesmo, manipulados psicologicamente, todo o natural que existe em você ira desaparecer. Nao se deixe influênciar por informaçoes de pessima qualidade, propostas por diversos outros sites na internet!
 
Geralmente, as perguntas feitas pelos entrevistadores, sao divididas em 3 niveis:
  1. Perguntas sobre a vida pessoal (até pontos psicológicos) e profissional (passado, presente e futuro) do candidato.
  2. Perguntas sobre o seu atual interesse, em relaçao a empresa.
  3. Pergutas sobre os seus principais objetivos dentro e fora da empresa.
Efetivamente, eu poderia escrever centenas de perguntas aqui, afim de preparar o candidato à sua entrevista de emprego. Porém, acredito firmemente que seria uma grande perda de tempo, como ja dito acima.
  • O que aconteceria se eu ecrevesse diversas perguntas aqui e que logo em seguida, você fosse passar por uma entrevista de trabalho pensando no questionario que eu coloquei online no site e quando o momento de sua entrevista chegar, o entrevistador realizou centenas de outras perguntas totalmente diferentes das minhas?


 
Preparaçao durante a sua entrevista de trabalho. 

  • Assim que chegar ao local, mentalize as possiveis e as inesperadas perguntas que serao questionadas pelo entrevistador e as respostas que você ira dizer. Durante a entrevista, esteje preparado para qualquer eventualidade que possa aparecer. (tudo isso faz partre do trabalho de preparaçao, durante uma entrevista de emprego).
  • Tenha em maos uma copia disponivel do seu curriculum vitae consigo, pois o entrevistador ira certamente pedir que você o apresente durante a entrevista de emprego.
  • Quando estiver dentro da empresa, seja o mais educado, diciplinado e civilizado possivel, tanto na sala de espera, quanto na propria entrevista de trabalho. Nao existe nada de mais importante que a ética e o bom comportamento em um ambiente puramente profissional.
  • Quando o entrevistador chamar o seu nome, entre na sala dizendo bom dia, olhando diretamente dentro dos seus olhos e apertando as suas maos ao mesmo tempo. (A uniao dessas 3 coisas, é fundamental).
  • Outro conselho basico, é que você deve se sentar unicamente, apos o entrevistador ter sentado ou dependendo da situaçao, ele mesmo dira: "sente-se, fique a vontade!".
  • Nao comece a falar sobre a sua vida pessoal ou sua trajetoria profissional sem que o entrevistador te passe a palavra.
  • Caso o entrevistador pergunte: "Você quer começar a falar sobre você? ou você prefere que eu apresente a empresa primeiro? Caso aconteça isso, diga imediatamente, que você prefere ouvir a respeito da empresa, antes de se apresentar. Mesmo se o discursso do entrevistador for longo e cansativo, jamais perca a pasciência e mantenha sua classe. (Isso é uma outra tatica infalivel, para que você possa conhecer acima de qualquer coisa, quem esta na sua frente, os seus gestos, os seus movimentos e sobretudo analisar a personalidade do entrevistador(a). Em seguida, quando ele acabar de apresentar a empresa, comece o seu discursso com distinçao e seriedade.
  • Invista o maximo de sua atençao, à tudo o que o entrevistador ira argumentar, para que você nao o questione, sobre coisas que ela ja disse.
  • Durante a entrevista, olhe diretamente nos olhos do entrevistador. Evite desviar o olhar para a janela, para o chao, para porta etc..... (existe uma tatica de detecçao de mentiras ou verdades ou possiveis situaçoes que talvez nunca aconteceram, que quem as conhece podera identificar se você esta mentido, ou ocultando a verdade, ou se você esta simplesmente inventando uma historia falsa para poder conseguir ganhar o cargo. Aqui estao algumas taticas dos entrevistadores:
  1. Tatica #1 > Se você esta respondendo uma pergunta ou falando sobre alguma coisa de sua vida pessoal ou profissional, nunca eleve o seu olhar para cima da pessoa que esta te ouvindo, pois ela sabera que você esta inventando uma historia que nao aconteceu realmente.
  2. Tatica #2 > Nunca olhe para baixo, pois visivelmente você esta mentido sobre ponto abordado.
  3. Tatica #3 > Evite olhar para esquerda ou para direta da pessoa que esta na sua frente, pois ela sabera sistematicamente, que você nao conheçe a verdade (no caso presente, ela sabera que você nao conhece perfeitamente bem a profissao ou nao possui as devidas competências para ocupar o cargo).
  4. Tatica #4 > Nao deixe transparecer que você esta transpirando ou esta com as maos umidas, pois a pessoa que esta presente na sua frente, sabera que você esta doido para que essa entrevista acabe logo e que você quer ir embora o mais rapido possivel.
Nota importante: Muitas pessoas dizem, que nao é aconselhavel, se adaptar ao entrevistador. Isso é um pessimo conselho. Uma entrevista de trabalho é sobretudo um dialogo entre duas pessoas que visivelmente estao precisando uma da outra. Ou seja, a empresa que esta procurando por alguem qualificado para ocupar o cargo proposto e o candidato, que respondeu ao anuncio publicado pela empresa e que esta buscando por uma oportunidade de trabalho. Sendo assim, o candidato (no caso, você), deve absolutamente:
  • Se adaptar ao entrevistador.
  • Se adaptar com a forma que ele utiliza as palavras.
  • Se adaptar ao ambiente e as circunstâncias.
  • Se adaptar à todas as situaçoes que serao certamente abordadas na entrevista de emprego.
  • Acompanhar o ritmo da conversa do inicio ao fim sem se precipitar falando coisas desnecessarias, sem elevar o tom de sua voz, sem se estressar, sem contar mentiras, sem ficar rindo etc....
Existem 3 (três) tipos de situaçao, quando estamos procurando por um emprego:
  1. A primeira situaçao possivel, é que o candidato esta desempregado.
  2. A segunda situaçao, é que o candidato é recém-diplomado e esta entrando para o mercado de trabalho.
  3. A ultima situaçao possivel, é que o candidato esta ativo em alguma empresa, porem ele quer evoluir cada vez mais e esta disposto à mudar de emprego para obter um cargo melhor, atingir um nivel financeiro mensal superior ao atual, descobrir outros horizontes na vida profissional, ou se aproximar de seu domicilio, ou ele deseja mudar de métier, ou a empresa onde ele trabalha nao oferece nenhum tipo de evoluçao possivel, etc..... Ou seja, para esse tipo de caso, existem inumeras situaçoes.
  • Quando você começar à falar sobre a sua vida particular e a sua trajetoria profissional, utilize um discursso direto de acordo com a sua situaçao atual.
  • Controle e mantenha um tom de voz baixo, nao grite! O entrevistador nao é surdo e você deve saber, que todo cuidado é pouco. Saiba que tudo reposa no tom de sua voz.
  • Evite fazer movimentos bruscos com as maos e os braços, fale somente com a boca e controle a sua respiraçao.
  • Procure usar frequentemente verbos de açao em suas respostas.
  • Mantenha a sua voz firme e evite utilizar linguagens banais, ou seja, linguagem de rua, girias etc......
  • Evite se enganar em suas respostas, pois o entrevistador ira sistematicamente perceber que você nao esta pensando no que esta dizendo.
  • Evite todo e qualquer tipo de piada ou palhaçada, risos fora de hora etc.....
  • Se você for um homem, nao se deixe seduzir pelo lindo sorriso, ou pelo perfume, ou pelo olhar, ou pelo "jeitinho de falar" da linda entrevistadora que esta na sua frente. (CUIDADO: As aparências sao muito enganosas!).
  • Se você for uma mulher, mantenha sempre a sua seriedade e nao caia em armadilhas do tipo: seduçao, jogo de charme, perguntas indiretas, toques fisicos etc....
  • Nao fuja nunca de uma pergunta. Nao tente desviar a conversa, caso você nao saiba da resposta. se acontecer, diga humildemente que nao procurou se informar profundamente.
  • Regra de ouro #1: Jamais diga: "Nao sei! sei la, nunca ouvi dizer etc.... se você der esses tipos de respostas, você esta automaticamente afirmando alguma coisa que sera utilizado contra você brevemente.
  • O entrevistador, podera perguntar durante a reuniao, como você vê o seu futuro de hoje à 5 anos. Atençao!!! A resposta para esse tipo de pergunta, é muito vaga. na verdade, nao existe uma resposta exata para tal questao. Isso é um teste, para saber se você quer realmente evoluir em uma profissao dentro de uma certa empreasa ou se você quer passar um tempo e depois ir embora. A melhor coisa a fazer é respondê-la da maneira mais rapida e direta possivel, sem necessariamente fazer ligaçao com a empresa que eventualmente podera assinar com você. exemplo: "Evoluir profissionalmente em uma empresa de prestigio e que no fim de 5 anos, ira me oferecer possibilidades de construir uma bela carreira profissional." Acredito firmemente, que essa seje uma boa resposta.
  • Uma dica para entrevista de trabalho, de carater vital,  é que nunca se deve falar mal do emprego anterior, ou das pessoas que faziam parte da equipe, fornecedores, clientes, da direçao etc....
  • Antes de começar a entrevista, é forte recomendavel, desligar totalmente o celular.
  • Nao masque chicletes em hipotese alguma durante a entrevista de trabalho.
  • Evite aceitar qualquer tipo de bebida oferecida pela empresa. Aceite somente agua.
  • Se o entrevistador perguntar: O que você achou da nossa empresa? A melhor resposta é: "Visivelmente, ela me parace ser uma excelente empresa."
  • Procure valorizar sempre o que você fez anteriormente nas empresas.
  • Nao fique somente na defensiva, faça quantas perguntas quiser. Faça somente perguntas inteligentes.
  • Regra de Ouro #2 : é você que tem que dominar a conversa e nao o entrevistador.
  • Durante a entrevista cite os seus pontos fortes com firmeza.
  • Regra de ouro #3: Evite expôr os seus pontos fracos diretamente.
  • Nunca finalize uma entrevista sem formular as suas perguntas.
Nota importante: Muitos dizem que nao se deve abordar o assunto da pretençao salarial em uma entrevista de trabalho. Mas, como você podera negociar um bom salario e viver corretamente, se você seguir esse conselho estupido? entao, quando você ira abordar esse assunto? no natal, talvez? se você nao tocar nesse assunto, que ira negociar por você, o mickey mouse? Eu digo totalmente o contrario! Você deve em absoluto, negociar e responder a sua pretençao salarial. Pois é exatamente nesse momento, durante a entrevista de emprego, que se deve abordar esse detalhe, que é importante para ambas as partes. 
  • Caso o entrevistador nao pergunte a sua pretençao salarial, no final da entrevista, certamente ele vai te perguntar se você tem alguma duvida ou alguma pergunta pra fazer e nesse exato momento, você abordara a questao financeira dizendo: Eu pretendo ganhar xxxxx Reais por mês.
  • A grande ideia é poder negociar claramente um bom salario, para que você possa sustentar a sua vida ou familia e ter uma vida correta.
  • Nao saia nunca de uma entrevista de trabalho, sem antes ter abordado sua pretençao salarial. Se isso acontecer, nao é normal! (saiba que em paises desenvolvidos, todos os entrevistadores perguntam a pretençao salarial do candidato pelo telefone, antes deles terem entrado na empresa e/ou no fim de uma entrevista de emprego).


Fim da entrevista de emprego.
 
Quando a sua entrevista de trabalho chegar ao fim, é forte aconselhavel que o candidato tenha o seguinte comportamento:
  • Quando você sentir que a entrevista de emprego esta terminado e que o entrevistador esta juntando os papeis e se preparando para se levantar, faça o mesmo sem hesitar!
  • Dependendo da situaçao, tente se levantar ao mesmo tempo que a pessoa que esta à sua frente. Mostre à ela, que você é uma pessoa ativa e reflexiva.
  • No momento da despedida, evite dizer: tchau!, até mais! valeu! etc.... seje direto e nao faça melodrama. Agradeça cordialmente pelo tempo que o entrevistador te consacrou com um sorriso sincero e diga olhando diretamente em seus olhos: Muito obrigado pela sua atençao e espero que possamos colaborar juntos em futuro proximo. isso é o suficiente!
  • Nunca dê as costas para à pessoa que você acabou de passar uma entrevista de emprego. Deixe que ela te acompanhe até o elevador, ou até a saida, ou até a porta etc.....
  • Mantenha sempre o sorriso, mesmo depois de ter deixado o entrevistador. Ou seja, Mantenha o sorriso enquanto estiver dentro da empresa, pois as outras pessoas estao te observando.
  • No fim da entrevista, evite pedir para ir ao banheiro, ou tomar um copo d'agua, ou café etc.... esses tipos de coisas futeis e sem necessidade alguma. Se você quiser ir ao banheiro, ou tomar alguma coisa, faça isso ("no bar que esta na esquina") depois de ter quitado o local.

Conclusao 
Efetivamente, se você seguir esses conselhos etapa por etapa, certamente ira obter bons resultados positivos em suas entrevistas de empregos. O meu objetivo maior, é poder orientar e ao mesmo tempo compartilhar com todos vocês, através da internet, a minha propria experiência de vida profissional ao longo dos anos.
 
Para que vocês possam conhecer um pouco mais sobre a minha personalidade, eu sempre procurei ajudar os outros da melhor maneira possivel e dar coragem e força pra quem realmente precisa. Talvez, seja por que eu sempre fiz parte da soluçao e nao do problema. 
 
Agradecimentos especiais à todos aqueles que estao aplicando os meus conselhos. Desejo à todos, boa sorte e uma boa continuaçao.
 
Daniel ANDRADE

Comments