Historia da Modelagem no Brasil !

    Durante século XXI, avanços tecnologicos foram surgindo, com esses avanços sente se a necessidade de melhorar o Ensino da Matemática , que se faz presente nos avanços tecnológicos. Assim surge a Modelagem Matemática, melhorando a forma de ensino e aprendizagem. Aristides Barreto, engenheiro civil, Doutor em Matemática, Professor assistente da UFMG, PUC-MG  e Rodney Bassanezi Matemático UNESP ,Mestre em matem´´atica aplicada UNICAMP, Doutor em Matemática UNICAMP , Professor colaborador da UnB, foram os primeiros a implantar  a modelagem na educação brasileira. Barreto representou o Brasil em grandes encontros sobre a Modelagem juntamente com Bassanezi, através de pesquisas realizadas com grande aproveitamento onde muitos professores passaram a procurar novos conhecimentos.
  Segue abaixo ,alguns entendimentos sobre o que é Modelagem Matematica na visão de alguns matematicos famosos:
  Bassanezi afirma que , a modelagem consiste em pegar situações do dia-a-dia transformar em situações matemáticas, resolvendo da forma mais usual e que depois possam ajudar em outras situações.
   Já Veronez diz que é um processo que parte do real, passa pela obtenção de um modelo e vai para o analise e interpretação da solução.
  Burok explica que é algo que vai ajudar o homem a resolver , matematicamente, os problemas do cotidiano.
  E D'Ambrosio coloca que deve associar a realidade com o conteudo e que não deve ser apenas uma solução sem sentido, mas sim algo que tenha uma finalidade. Podemos então concluir que ela veio para melhorar, e facilitar o entendimento e interesse pela matemática e tambem assicia la ao dia dia .
  Através do estudo da Modelagem Matemática os alunos e professores se sentem mais motivados pelo estudo, o conteúdo deixa de ser abstrato e passa a ser mais concreto, o aluno se transforma , passando a ser um cidadão crítico com participação ativa na sociedade.
 
 
BIBLIOGRAFIA:    texto baseado no site :   www.somatematica.com.br.....
 
 
Comments