O projecto de investigação

Mobilidade Internacional dos Investigadores Portugueses é um projecto de investigação, em curso no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, no âmbito de uma bolsa de pós-doutoramento (2007-2009).

Objectivos:
Este projecto de investigação destina-se a analisar o fenómeno da mobilidade internacional dos investigadores com respeito ao sistema científico português. Pretende-se estudar os fluxos de saída de investigadores portugueses para outros países e o seu eventual retorno, assim como de ingresso de investigadores estrangeiros em instituições de I&D nacionais.
O objectivo principal é compreender o fenómeno da mobilidade de cientistas no sistema científico português. Procurar-se-á avaliar a sua extensão, definir as suas características principais, entender as suas causas e aferir que consequências terá sobre o desenvolvimento do sistema científico e das diferentes disciplinas científicas, sobre as práticas e resultados de investigação e ainda sobre as trajectórias e carreiras individuais.
Neste sentido, para além do aprofundamento da análise do contexto histórico, legal, político, económico e social da mobilidade dos cientistas, procurar-se-á caracterizar três grupos de agentes: os investigadores portugueses actualmente no estrangeiro; os investigadores portugueses com formação ou experiência de trabalho no estrangeiro mas que regressaram a Portugal; os investigadores estrangeiros em Portugal.


Metodologia:

Inquérito por questionário aos investigadores portugueses no estrangeiro (Junho de 2007)
Entrevistas a investigadores portugueses doutorados no estrangeiro e regressados a Portugal (Maio a Novembro de 2008).
Entrevistas a investigadores estrangeiros (2009)

Comments