Apresentação



O Mestrado em Língua, Literatura e Cultura Inglesas da Universidade do Minho oferece uma formação sólida e multidisciplinar na macro-área da anglofonia,  designadamente nas áreas dos Estudos Literários, Linguísticos e Culturais. 

Pretende desenvolver competências comunicativas, reflexivas e argumentativas, bem como conhecimentos literários, linguísticos e culturais adquiridos durante a licenciatura, preparando os alunos para uma carreira de excelência em torno da língua e cultura inglesas. Visa também alargar os horizontes científicos a todos aqueles que já se encontram no mercado de trabalho, como é o caso dos professores e outros agentes culturais.

Ao permitir duas vias de investigação - a Dissertação e o Projeto - o Mestrado adapta-se aos interesses respetivamente mais científicos ou mais práticos dos seus alunos.

A quem se dirige o Mestrado?

O Curso é dirigido tanto a estudantes que acabaram os seus estudos de 1º Ciclo e pretendem progredir, como a trabalhadores que desejem obter um grau académico internacionalmente reconhecido, reciclando e atualizando os seus saberes e competências.

Como é integralmente ministrado em inglês, o Mestrado acolhe também alunos internacionais.

Que tipo de formação oferece? 

O Mestrado em Língua, Literatura e Cultura Inglesas abrange disciplinas das três áreas científicas - Linguística, Literatura e Cultura - através de uma abordagem que combina a teoria e a prática, bem como a história e a contemporaneidade. O programa debruça-se não só sobre os contextos britânico e americano, mas também sobre outras realidades onde a língua inglesa é o instrumento de comunicação.

Através de um leque de unidades curriculares opcionais - como é o caso do Inglês Precoce (crucial para o 1º Ciclo do Ensino Básico), do Teatro e dos Estudos de Cinema - pretende-se encorajar os alunos a estabelecerem trajetórias profissionais individualizadas que envolvam as suas carreiras futuras ou os seus interesses e necessidades actuais.

De que recursos dispõe? 

O Mestrado beneficia da existência do Centro de Estudos Humanísticos e da sua biblioteca especializada, que cobre todas as áreas científicas do curso, tendo um corpo docente altamente qualificado e motivado, pronto a acolher e orientar diversos percursos vocacionais.

Que saídas permite?

O Mestrado  prepara os alunos para uma ampla gama de carreiras onde o Inglês é a língua de trabalho, tais como as chamadas "Indústrias da língua": ensino, comunicação, tradução, supervisão editorial, publicidade, relações públicas e turismo.

O Mestrado também estabelece uma base sólida para aqueles que desejam prosseguir carreiras de investigação em Estudos Ingleses ao nível de doutoramento. 

Como é um ciclo de estudos pós-Bolonha, é um diploma que será reconhecido em múltiplos contextos internacionais.

Quando funciona? 

O Mestrado em Língua, Literatura e Cultura Inglesas funciona em horário pós-laboral (das 18h às 22h), às quartas e quintas-feiras, o que permite aos trabalhadores-estudantes frequentar as aulas.

O primeiro semestre da próxima edição terá início em Setembro de 2017.

Qual a informação institucional sobre o Mestrado?
  • Estabelecimento de Ensino: Universidade do Minho 
  • Unidade Orgânica: Instituto de Letras e Ciências Humanas
  • Curso: Mestrado em Língua, Literatura e Cultura Inglesas - Via Científica e Via de Investigação Profissional 
  • Grau: Mestre 
  • Coordenador: Profª Doutora Isabel Ermida
  • Áreas científicas do curso: Estudos Literários, Cultura e Linguística
  • Duração normal do curso: 2 anos letivos (4 semestres) 
  • Nº mínimo e máximo: 12 / 15
  • Língua de trabalho: Inglês
  • Número de créditos, segundo o sistema europeu de transferência de créditos (ECTS), necessário à obtenção do grau: 120 ECTS 
  • Distribuição dos créditos por áreas científicas:


Área Científica

Sigla

ECTS Obrigatórios

ECTS Optativos

Estudos Literários

EL

15

90

Cultura

C

7,5

67,5

Linguística

ELG

7,5

60

Total

30

90