Home    Projectos 

Projectos

 

Âmbito Internacional

 

Projecto Formar e Construir - Camabatela, Província do Kwanza Norte, Angola

 

LEVANTAMENTO DA REALIDADE

 Entre  2  e  28  de Fevereiro  de  2007  decorreram  em  Camabatela os trabalhos de levantamento da realidade com vista à construção da nova estrutura escolar.

Estiveram presentes elementos em representação das seguintes instituições: Vice-Província Angolana da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFMCap), Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro e ONGD Missanga.

Foi confirmada a viabilidade de realizar a obra de construção recorrendo principalmente a mão-de-obra e materiais locais, tendo em conta os benefícios que, deste modo, afectam a comunidade local.

Os trabalhos realizados produziram uma base informática que possibilitou a realização do projecto de arquitectura.

Os trabalhos produzidos no terreno deram, também, origem ao artigo Caracterização dos Solos e Adobes usados na construção em Camabatela, Angola que foi publicado no 5º ATP – Seminário Arquitectura de Terra em Portugal – 2007, em Aveiro.

Em 2008 este levantamento da realidade deu origem a uma tese de mestrado na Universidade de Aveiro - Departamento de Engenharia Civil,  da autoria de Giselle Nunes Cabral Carvalho, orientada pelos Professores Doutores Humberto Varum e Aníbal Costa que pode ser consultada aqui.

        Ver Fotos

 

 

EXECUÇÃO DO PROJECTO

 

No  mês  de  Novembro  de  2007  deu-se  início  ao  Projecto  “Formar  e  Construir”  – projecto que integra parte da construção do novo edificado escolar. Este projecto, com o apoio a 68,06% do Instituto de Reintegração Sócio-Profissional dos Ex-Militares (IRSEM), prevê apoiar 1920 beneficiários directos através das seguintes componentes: formação profissional de jovens/adolescentes; construção de 4 salas destinadas ao Centro de Iniciação Escolar; construção de um Centro Materno-Infantil que proporcione acompanhamento clínico e social a mães e crianças; e instalação de 4 pontos de água em locais estratégicos das estruturas sociais da Missão: centro de saúde, centro materno-infantil, escola e outro nas futuras instalações do centro de iniciação escolar. Ou seja, embora tenha como beneficiários directos os Ex-militares, este projecto também contempla uma componente de reintegração social em benefício das comunidades de acolhimento, sendo que se realizarão diversas obras em prol de toda a comunidade.

O projecto enquadra-se num Programa Geral de Desmobilização e Reintegração (PGDR) de apoio à reintegração dos Ex-militares nas suas comunidades de acolhimento. Os recursos do PGDR provêm do Governo de Angola e da Comunidade Internacional através do Banco Mundial e de um Programa Multi-Países para a região dos Grandes Lagos.

É um projecto da Missão Católica de Camabatela – Vice-Província Angolana dos Frades Menores Capuchinhos. A Organização Missanga, enquanto parceira da OFMCap, colabora na execução e coordenação do mesmo.

       Ver Fotos