Soluções de Automação e Robótica

Electrónica Fácil

Contactos

CV

Home‎ > ‎Projectos de Electrónica‎ > ‎

Sistema de Alarme de Casa

O nosso sistema de controlo de Alarme de Casa possibilita as funcionalidades gerais de um alarme de habitação através da colocação de pares ópticos em todos os locais susceptíveis de ocorrer  intrusão (portas e janelas).
O sistema apresenta uma caixa de controlo de fácil e rápido utilização, através de uma chave de controlo, interruptores e  sinalização de fácil leitura (luz e som).
O sistema de controlo fornece:
o controlo de entrada e saída do utilizador, isto é, uma passiva ou activa,
a possibilidade de escolha de iluminação interior e exterior quando não está em casa à noite.




Vídeo:

Sistema de Controlo de Alarme e de Iluminação Interior e Exterior de Casa



Material Utilizado:

  • microcontrolador PIC18F2431
  • 7 pares ópticos (Leds Infravermelhos e Fototransistores)
  • 1 LDR
  • 2 Buzzers
  • Interruptor de chave
  • Botões/ Interruptores
  • Resistencias/Condensadores/LEDS
  • Maquete de uma casa desenvolvida com madeira
  • Caixa do sistema de controlo do alarme

Esquema Funcional da nossa solução:


Portanto, a nossa solução é controlada por um microcontrolador, este sistema é colocado em funcionamento através de uma chave.
Quando um utilizador coloca a chave e inicia o sistema de alarme, a nossa solução proporciona 5 segundos ao cliente para poder sair de casa, a partir desse momento, verifica se existe intrusão em cada zona da casa. Se uma intrusão for percebida, então entrará numa fase de espera silenciosa (unicamente buzzer interno é accionado) possibilitando ao utilizador entrar e desligar o sistema. Nota-se que o sistema permite verificar em que zona a intrusão ocorreu.
Se for mesmo intrusão passado esse tempo, o sistema accionará a rotina de alarme (sinalização luminosa e sonora activadas dentro e fora de casa). Ainda será possível  detectar outras possíveis intrusões a partir desse momento. O sistema só será desligado através da chave do interruptor.
O utilizador poderá ainda escolher a opção de iluminação interior e exterior da habitação quando o alarme é activado, sendo que a iluminação só decorrerá quando existirá luminosidade exterior reduzida (anoitecer). 



Fotos:











Comments