Arquivar


Arquivar uma mensagem (ou conversa) significa simplesmente deixar de exibi-la na caixa de entrada. A vantagem desse recurso é poder manter a caixa de entrada relativamente "limpa" ou "vazia" de modo a destacar apenas as mensagens novas. Eu, por exemplo, mantenho na minha caixa de entrada apenas aquelas mensagens que estão à espera de resposta, ou que exigem de mim alguma ação no curto prazo, ou que me lembram alguma tarefa. Uma vez respondida a mensagem ou concluída a ação ou tarefa, eu a arquivo (se for importante mantê-la) ou a excluoAssim, a minha caixa de entrada fica relativamente limpa, com poucas mensagens (às vezes nenhuma) ocupando a minha atenção imediata. Se preciso encontrar alguma mensagem específica entre as milhares que estão arquivadas, eu uso a pesquisa do Gmail e tenho facilmente à mão qualquer coisa que procurar.

Vejamos alguns exemplos.

Na imagem abaixo, eu tenho nove mensagens na caixa de entrada, sendo uma nova. Destas, só me interessa manter na caixa de entrada, por enquanto, a primeira mensagem, que espera de mim uma resposta. As demais eu vou arquivar, porque não quero que permaneçam na caixa de entrada ocupando a minha atenção.





Depois de feito o que explicitei acima, fiquei apenas com uma mensagem na caixa de entrada. As mensagens que foram arquivadas podem ser encontradas em Todos os e-mails.





Há três maneiras de arquivar suas mensagens:

1) clicando no botão Arquivar (você deve selecionar a mensagem para que a barra de ações apareça):




2) clicando no X ao lado de Entrada (quando a mensagem está aberta):




3) pressionando a tecla E em seu teclado (selecione a mensagem primeiro ou abra a mensagem). Para funcionar, os atalhos do teclado devem estar ativados. Para ativá-los, clique na roda dentada à direita da página, depois em Configurações, guia Geral. Em Atalhos do teclado, marque Atalhos do teclado ativados e salve as alterações.




Lembrando: arquivar uma mensagem (ou conversa) significa deixar de exibi-la na caixa de entrada. Em outras palavras, arquivar é uma ação que se aplica somente às mensagens que estão na caixa de entrada. Se uma mensagem não está na caixa de entrada, e não foi excluída, então ela está arquivada.

Se você mover uma mensagem (ou conversa) arquivada para a caixa de entrada, ela será "desarquivada"; ou seja, voltará a ser exibida na caixa de entrada – mas não "sumirá" de Todos os e-mails. Todos os e-mails é o marcador-chave do sistema e é onde ficam armazenadas todas as mensagens existentes em seu correio eletrônico (com exceção das mensagens da Lixeira e de Spam).

Para mover uma mensagem (ou conversa) para a caixa de entrada, selecione a mensagem (para que a barra de ações apareça) e clique em Mover para a Caixa de Entrada.





Se chegar uma mensagem nova em uma conversa que está arquivada, a conversa será desarquivada (ou seja, será exibida novamente na caixa de entrada).