Alterar o nome de usuário


Vou começar fazendo uma distinção entre nome de usuário e nome de login (o Google não faz essa distinção).


Primeiramente, uma explicação: ao criar uma conta no Gmail, você está criando também uma conta Google, que é um sistema de acesso unificado por meio do qual você acessa os produtos gratuitos do Google e outros serviços, como o AdWords e o Google Wallet (conhecido também como Google Checkout).


Ao criar uma conta no Gmail, o sistema pede inicialmente as seguintes informações:







            







O nome e o sobrenome compõem o seu nome de usuário. No exemplo aqui, Fulano de Tal. Já fulano.de.tal é o seu nome de login (ou apenas login). Seu nome de usuário é seu nome no Gmail e, consequentemente, no Google Contas. Seu nome de login é o seu endereço no Gmail (fulano.de.tal@gmail.com) e lhe dá acesso igualmente a todos os demais produtos do Google.


Eu faço essa distinção porque usualmente o nome de usuário difere do nome de login. Um usuário do Gmail pode chamar-se, por exemplo, “Melo Jujuba”, e escolher como login “super.melao.gostosao”. Ou, ao contrário, pode escolher “Super Melão Gostosão” como nome de usuário e “melo.jujuba” como nome de login.


O próprio Google parece utilizar ambos os termos de maneira intercambiável (talvez seja um problema de tradução), o que pode confundir um pouco os utilizadores do Gmail (a gente percebe essa confusão frequentemente no fórum).


Voltando à distinção entre um e outro termo, e este é um detalhe importante, o nome de usuário pode ser alterado, mas o nome de login, não.


Para alterar o seu nome de login, você terá necessariamente que criar uma nova conta.


Para alterar o seu nome de usuário, você precisa primeiramente ter um perfil no Google. Seu perfil no Google, que está vinculado ao Google+ (mas você não é obrigado a utilizar o serviço), é o modo como você se apresenta nos produtos do Google e na web.


Se você ainda não tem um perfil no Google, clique aqui para criá-lo. Se já tem um perfil, você poderá acessá-lo por meio deste link: http://www.google.com/profiles/me.

Você também pode acessar o seu perfil como mostrado na imagem abaixo:




Na conta que utilizarei como exemplo, meu nome de usuário é Den Ellsworth.



No meu perfil no Google:




No Gmail (Para ver seu nome de usuário no Gmail, clique na roda dentada, depois em Configurações, guia Contas e importação. Seu nome de usuário aparece em Enviar e-mail como):




Vou alterar meu nome para Den Ellis. Para isso, eu clico no meu nome no meu Perfil.




Digito o nome desejado e clico em Salvar.




O sistema me perguntará se quero mesmo alterar meu nome (pois uma nova alteração só será permitida após 3 meses). Para confirmar, eu clico em Alterar nome.




A alteração é feita imediatamente (mas se no seu caso demorar, apenas aguarde um pouco).




Pode levar algum tempo até que a alteração apareça na guia Contas e importação, em Configurações.


Eu fiz assim: saí da conta, aguardei uns 45 minutos mais ou menos e acessei a conta novamente. Certifiquei-me então de que meu nome de usuário havia mudado: Den Ellis é agora meu novo nome no Contas do Google.








Página atualizada em 29 de julho de 2014