Alterar o nome de usuário


Vou começar fazendo uma distinção entre nome de usuário e nome de login.


Primeiramente, uma explicação: ao criar uma conta no Gmail, você obtém também uma conta no Google Contas (ou Contas do Google), que é um sistema de acesso unificado por meio do qual você acessa os produtos gratuitos do Google e outros serviços (como o AdWords e o Google Checkout).


Ao criar uma conta no Gmail, o sistema pede inicialmente as seguintes informações:





O nome e o sobrenome compõem o seu nome de usuário. No caso aqui, Fulano de Tal. Já fulano.de.tal é o seu nome de login (ou apenas login). Seu nome de usuário é seu nome no Gmail e, consequentemente, no Google Contas. Seu nome de login refere-se ao seu endereço no Gmail (fulano.de.tal@gmail.com) e lhe dá acesso igualmente a todos os demais produtos do Google.


Eu faço essa distinção porque usualmente o nome de usuário difere do nome de login. Um usuário do Gmail pode chamar-se, por exemplo, “Melo Jujuba”, e escolher como login “super.melao.gostosao”. Ou, ao contrário, pode escolher “Super Melão Gostosão” como nome de usuário e “melo.jujuba” como nome de login.


O próprio Google parece utilizar ambos os termos de maneira intercambiável (talvez seja um problema de tradução), o que pode confundir um pouco os utilizadores do Gmail (a gente percebe essa confusão frequentemente no fórum). Só para dar um exemplo, enquanto que, ao criar uma conta, o Google usa o termo nome de login, ao fazer login no Gmail, o Google usa o termo nome de usuário.



           


Voltando à distinção entre um e outro termo, e este é um detalhe importante, o nome de usuário pode ser alterado, mas o nome de login, não.


Para alterar o seu nome de login, você terá necessariamente que criar uma nova conta.


Para alterar o seu nome de usuário, você precisa primeiramente ter um perfil no Google. Seu perfil no Google, que está vinculado ao Google+ (mas você não é obrigado a utilizar o serviço), é o modo como você se apresenta nos produtos do Google e na web.


Se você ainda não tem um perfil no Google, clique aqui para criá-lo. Se você já tem um perfil, poderá acessá-lo na página "Minha conta" ou por meio deste link: http://www.google.com/profiles/me.


Na conta que utilizarei como exemplo, meu nome de usuário é Den E.



No meu perfil no Google:




No Gmail (Para ver seu nome de usuário no Gmail, clique na roda dentada [fica no canto superior direito da página, logo acima da caixa de mensagens], depois em Configurações, guia Contas e importação. Seu nome de usuário aparece em Enviar e-mail como):





Vou alterar meu nome para Den Ellsworth. Para isso, eu clico em meu nome no canto superior direito da página e depois em Perfil.





Na página do meu perfil, eu clico em Editar perfil.





Depois eu clico em meu nome para abrir o formulário, faço a alteração desejada e clico em Salvar.






O sistema me perguntará se quero mesmo alterar meu nome (pois uma nova alteração só será permitida após 3 meses). Para confirmar, eu clico em Alterar nome e depois em Concluído.






O passo seguinte é sair da conta e fazer login novamente. O seu nome, que aparece no canto superior direito da página no Gmail e demais produtos do Google, será alterado imediatamente. Mas pode levar algum tempo até que as alterações apareçam na guia Contas e importação, em Configurações.





Eu fiz assim: saí da conta, aguardei uma hora (pode ser mais ou pode ser menos) e acessei a conta novamente. Certifiquei-me então de que meu nome de usuário havia mudado. Den Ellsworth é agora meu novo nome no Contas do Google.





Além da possibilidade de alterar o seu nome de usuário no Google Contas, você também pode alterar o seu nome de usuário apenas no Gmail. Em outras palavras, você pode escolher um nome de remetente diferente. Em uma de minhas contas, por exemplo, meu nome de usuário no Google Contas é um, e o nome que eu utilizo para enviar meus e-mails é outro. Um é para comunicação com meus contatos, o outro é para o meu perfil no Google.


Para escolher um outro nome de remetente, clique na roda dentada, depois em Configurações, guia Contas e importação. Em Enviar e-mail como, clique em editar informações.





Digite seu novo nome no campo em branco e salve as alterações. Se seu bate-papo estiver ativado, você verá imediatamente a mudança.






No exemplo aqui, meu nome no Google Contas – e que aparece no meu perfil – é “Den Ellsworth”, mas o nome que aparece como remetente nos e-mails que envio é “Den”.

Voltando ao nome de login (seu endereço), este, conforme dito anteriormente, não pode ser alterado. Para ter um endereço diferente, você terá que criar uma nova conta. Mas há uma alteração que você pode fazer: ocultar ou exibir pontos em seu endereço. Isto pode ser feito porque o Gmail não reconhece pontos como caracteres.

Por exemplo, fulano.de.tal@gmail.com, fulano.detal@gmail.com e f.u.l.a.n.o.d.e.t.a.l@gmail.com apontam todos para a mesma conta; e-mails enviados para qualquer um deles chegarão todos ao mesmo destino.





Página atualizada em 19 de janeiro de 2012