Seminário: Historicismo e Socialismo de Estado na Alemanha, por Luiz Felipe Bruzzi Curi (27/09/2018)

A segunda sessão do V Ciclo de Seminários em Metodologia e História do Pensamento Econômico foi realizada na última quinta-feira, 27/09/2018, com a apresentação do texto "Historicismo e Socialismo de Estado na Alemanha" por Luiz Felipe Bruzzi Curi, pós-doutorando no Cedeplar-UFMG.

Luiz Felipe abordou a trajetória do pensamento econômico alemão no século XIX, com ênfase para a compreensão das características peculiares dos trabalhos da Escola Histórica e dos autores reunidos sob a rubrica do Socialismo de Estado. Em linhas gerais, a apresentação procurou mostrar que estas características devem ser vistas menos como sintomas de déficits teóricos ou programáticos dos pensadores alemães, e mais como aspectos que conformam uma maneira distinta de considerar os requisitos de uma teoria da economia, que em larga medida diverge da visão que orientou a construção da ciência econômica no mundo anglo-saxão.

A exemplo do evento anterior, o seminário contou com a participação de um bom número de professores e alunos da UFMG, que puderam formular questões e comentários ao apresentador. Agradecemos a todos que compareceram e, em especial, ao Luiz Felipe por sua disponibilidade e interesse de participar deste V Ciclo de Seminários.

Publicamos abaixo um pequeno registro fotográfico do evento.