nosso orkut

Login

Truques para xp


dicas e truques para o windows xp

1.Desligamento lento do XP

Dê um passeio até a chave HKEY_CURRENT_USER\Control Panel\Desktop\

Chegando lá, encontre o valor HungAppTimeout que deve estar em 5000 (padrão). Se não estiver, coloque. Por aí mesmo, procure o valor WaitToKillAppTimeout. Troque o valor para 1000 (o padrão é 20000).

2.Depois, dê uma passada em

HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\Control\
e troque o valor de WaitToKillServiceTimeout para 1000.

3.Se você usa o driver da Nvidia vá em Ferramentas Administrativas no Painel de Controle. Clique em Serviços e procure o serviço NVidia Driver Help. Em suas propriedades, marque-o como Manual e não como Desativado.

4.O WXP não lida muito bem com o Cache L2. Se você souber exatamente o quanto de Cache L2 seu procesador tem, dê uma espiada em HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Session Manager\Memory Management\
Procure pelo valor SecondLevelDataCache. Dê um duplo clique. Na janela que se abre marque a bolinha "Decimal" e em "Value Data" digite quantos kilobytes de Cache L2 o seu processador tem.

5.Você e eu sabemos que nenhum Windows, por mais estável que seja, libera toda a memória que era ocupada por um aplicativo quando ele é fechado. Sempre fica uma DLL esquecida na memória, o que torna praticamente impossível não ter que reiniciar o computador para o micro ficar mais leve após uma sessão mais hardcore de Office, por exemplo.

Para obrigar o WindowsXP a descarregar da memória todas as DLLs que não estão em uso, dê uma espiada em HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer
Chegando lá, você vai ter que criar uma nova chave chamada AlwaysUnloadDLL. Como criar uma nova chave, você vai me perguntar. Simples, respondo eu. Clique com o botão direito do mouse na chave Explorer, aponte para Novo, depois Chave. Uma nova chave vai ser criada dentro do item Explorer (vai parecer uma pasta nova). Renomeie-a para AlwaysUnloadDLL e troque o valor Padrão para 1 invés de 0.

6.Se você tem o Office instalado, vá em Iniciar>Todos os programas>Inicializar, exclua o Office de lá, isso também melhora o boot.

Desktop offline

Se você não utiliza o Desktop offline tem como desabilitá-lo, esse recurso também compromete o desempenho.

Caminho: Painel de Controle > Video > Área de Trabalho > Personalizar Área de Trabalho > Web > Propriedades >Documentos da Web

Desabilite a caixa “Tornar esta página disponível offline”.

Assistente para limpeza da área de trabalho

É uma outra opção disponibilizada que também consome recursos, para desabilitá-la,

Caminho: Painel de Controle > Video > Área de Trabalho > Personalizar Área de Trabalho > Geral > Desabilitar “Executar o assistente para limpeza a cada 60 dias”

Melhorando o comportamento do HD

Veja se o seu disco rígido está habilitado para uma melhor performance.

Iniciar>Painel de Controle > Sistema > Gerenciador de Dispositivos > Controladores IDE/ATAPI > Canal IDE Primário (e secundário também, se for o caso) > Configurações Avançadas > Em Modo de Transferência, selecionar “DMA se disponível”.

Isso fará com que ele trabalhe mais rápido.

Iniciar e desligar mais rápido

Caminho:Iniciar > Executar e digite control userpasswords2 e clique em ok.
Na orelha Usuários, desabilite a opção “Usuários devem entrar um nome e senha para usar este computador” e clique em Aplicar.
Aparecerá uma caixa de diálogo solicitando nome de usuário e senha. Escolha o nome do usuário padrão e coloque uma senha (atenção: não deixe esta senha em branco), clique em ok.

Após isso, vá até o Painel de Controle > Contas de Usuário e clique em “Alterar o modo como usuários fazem logon ou logoff” e desabilite as opções “Use a tela de boas-vindas” e “Use a Troca Rápida de Usuário”.

Obs: Esse recurso aplica-se apenas se houver um usuário utilizando o micro, a figura que você escolheu anteriormente e que fica do lado do seu nome no menu iniciar também desaparecerá.

Agilizando a procura por outros micros na rede

Caminho: Iniciar > Executar, digite “regedit” (sem aspas), pressione OK.
Vá em HKEY_LOCAL_MACHINE/Software/Microsoft/Windows/Current Version/Explorer/RemoteComputer/NameSpace
e procure pela chave {D6277990-4C6A-11CF-8D87-00AA0060F5BF}. Apague-a e pronto. A visualização/navegação por outras estações da rede ficará mais rápida.

Navegue mais rápido

Tanto o Windows XP como o Windows 2000 possui um recurso (Agendador de pacotes QoS) que “reserva” 20% da banda disponível de rede e Internet para uso próprio, o que para a maioria dos usuários não é necessário. Para recuperar esses 20% de banda, siga esses passos:

Caminho: Iniciar > Executar, digite gpedit.msc e pressione ok.
Configuração do computador > Modelos Administrativos > Rede
Selecione, na janela esquerda, “Agendador de pacotes QoS”. Na janela da direita, dê duplo-clique na em “Limite de reserva de banda”.
Na aba Configuração, selecione Ativado. Na linha “Limitar % da banda”, digite 0 (zero). Clique em Aplicar, OK e saia.
Vá nas configurações da rede (Painel de Controle > Conexões de Rede), clique com o botão direito na conexão existente, selecione Propriedades. Na aba Geral, habilite o Agendador de Pacotes QoS (se já estiver habilitado, deixe como está).

Reinicie o computador.

Obs: Se houver mais de um computador em rede, é preciso seguir os passos acima para todos.

Internet Explorer abrindo mais rápido

No Windows Xp como também no Windows 2000, tem uma função que faz com que o Internet Explorer faça uma pesquisa por tarefas agendadas sempre que é aberto, isso ocasiona uma certa demora sempre que o Internet Explorer é aberto, mas tem um jeito de eliminar essa procura por tarefas agendadas editando o registro do sistema, siga esses passos:

Caminho: Iniciar>Executar>digite regedit

Procure a chave: HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Windows\Current Version\Explorer\RemoteComputer\NameSpace

Na coluna da direita procure a chave : ClassId key {D6277990-4C6A-11CF-8D87-00AA0060F5BF}

Delete essa chave sem medo. Feche o editor de registro e abra o Internet Explorer, você notará que o seu Internet Explorer abrirá muito mais rápido.

De agilidade ao Windows

Tanto o Windows XP como o Windows 2000, oferecem várias opções de ajustes para o Sistema Operacional, que, se ajustadas corretamente de acordo com o perfil de cada usuário tornará sua máquina muito mais leve e ágil, essas opções ficam em lugares escondidos para a maioria dos usuários ou quando achadas não se sabem o que significam, a Microsoft disponibiliza todas as especificações dessas funções em seu site, mas como se trata de termos muito técnicos e estão em inglês ficam de difícil compreensão.

Ai vai de um modo simplificado como você poderá fazer esses ajustes, desde que você seja o único usuário do computador, e seu PC não esteja ligado em rede, todas as opções abaixo poderão ser desabilitadas:

Alerta
Agendador de Tarefas (Se você não quer que seu PC use as tarefas agendadas, se você usa por exemplo as atualizações do Norton AV automaticamente nãodesmarque essa caixa)
Alocador Remote Procedure Call
Acesso a dispositivo de interface humana
Auxiliar NetBios TCP/IP ( por motivo de segurança)
Configuração zero sem fio
Estação de trabalho
Localizador de computadores
Logon de Rede (se seu PC não está em rede)
Mensageiro

Netmeeting Remote Desktop Sharing (por motivo de segurança)

Horário do Windows ( faz com que o horário seja atualizado quando conectado)

Registro Remoto
Servidor
Serviço de Descoberta SSDP (por motivo de segurança)
Serviço de Indexação (compromete o desempenho do HD)
Telnet (por motivo de segurança)
Troca rápida de usuário
Universal Plug and Play Device Host
Upload Manager

Software Nero acelerado

Se você utiliza o Nero para gravar seus cds, existe um truque para ele abrir mais rápido. Quando o Nero é aberto, ele mostra a mensagem "Scaning SCSI/IDE-Bus Please Wait" e normalmente você fica na espera, a causa disso é porque o Windows faz uso simultâneo do drive de CD-RW. Desativando essa função do Sistema Operacional , o Nero abrirá muito mais rápido. Veja a solução abaixo:

Caminho: Painel de Controle>Ferramentas Administrativas>Serviços

Ache o item IMAPI CD-Burning COM Service, clique com o botão direito do mouse e escolha propriedades, em tipo de inicialização, escolha desativar, depois clique em aplicar.

Dá próxima vez que você for utilizar o Nero ele abrirá mais rapidamente.

Menu iniciar como um raio

Para fazer com que o Menu Iniciar fique com mais velocidade você terá que fazer uma alteração na chave de seu registro.

Caminho: Iniciar>Executar>digite regedit

Procure a chave HKEY_CURRENT_USER\Control Panel\Desktop

Ache o item MenuShowDelay na lista da direita, com dois cliques nele abrirá uma caixa, digite o valor de 100, o default do Windows é 400.

Reinicie seu PC para sentir o efeito.

Mais sobre o Menu Iniciar

Qualquer item do Menu Iniciar pode ser arrastado para o seu Desktop ou para a barra de inicialização rápida, que fica do lado do Menu Iniciar.

Veja se a desfragmentação do boot do seu Windows está habilitada

A desfragmentação nos arquivos de reinicialização do Windows torna o boot muito mais rápido, não custa nada você dar uma olhadinha e ver se ela esta ativada, para isso siga esses passos:

Iniciar>Executar> digite regedit

Procure a chave HKEY_LOCAL_MACHINE> SOFTWARE> MICROSOFT >Dfrg >clique em BootOptimizeFunction
Veja se na chave Enable tem um Y e na chave OptimizeComplete tem um YES, se tiver seu boot já está mais rápido, se por acaso a chave não estiver como acima, de dois cliques na chave Enable e digite um Y ao invés de um N.

Memória Virtual

Muita gente reclama que o Windows tem bug, ou exagera em alguma coisa, o que os usuários precisam se conscientizar é que cada instalação de um Sistema Operacional é único, cada um usa para alguma função diferente, tem algum Desktop com a mesma cara? Não, a cara dos Desktops são muito diferentes, isso vai depender da pessoa que estiver usando, a Microsoft faz um padrão, ai cada um o ajusta dependendo de suas necessidades.

Se o seu PC é moderno ou tem muita memória RAM, você poderá diminuir o tamanho da memória virtual do Windows, que é utilizada sempre que se esgota a capacidade de sua memória RAM, é um artifício muito bom encontrado pela Microsoft, mas como se trata de um artifício, o desempenho do seu micro também fica comprometido.

Dependendo da quantidade de memória RAM que você tiver instalada na sua Placa Mãe, você poderá diminuir o pagefile, que é o arquivo de memória virtual do Windows.

Pcs com 512Mb ou mais não tem necessidade de usar a memória virtual.

Caso você tenha menos que 512Mb de memória RAM instalada, um cálculo que você poderá fazer para adequar a sua memória virtual é multiplicar a sua memória RAM instalada por 1,5, no meu caso como tenho 128Mb de RAM, multiplicado por 1,5 terei um resultado de 192, defina esse valor como mínimo e máximo, isso fará com que você não tenha perda de desempenho e fragmentação.

Para você poder fazer essa alterações siga esses passos:

Iniciar>Painel de Controle>Sistema>Avançado>Desempenho>Avançado>Memória Virtual>Alterar.

Coloque o valor que você obteve com o cálculo, clique em definir e ok.

Se você notar travamentos, selecione “deixar que o Windows gerencie a memória virtual”.

Visual do XP x desempenho

A Microsoft recomenda um mínimo de 128Mb para a instalação do Windows XP, se você tem menos que isso, você poderá desabilitar vários itens do visuais do WXP para aumentar o desempenho.

Caminho: Painel de controle>Sistema>Avançado>Desempenho>Configurações>Efeitos visuais

Nesse local escolha a melhor opção para o seu Pc.

Ponto de restauração Vapt-Vupt

Crie um ponto de restauração do sistema rapidinho, copie esse Script para o seu Pc, depois disso é só clicar nele que será criado um ponto de restauração.

Restauração do Sistema

Você sabia que cada ponto de restauração que é criado abocanha muito espaço do seu HD?

Os pontos de restauração são criados automaticamente pelo Windows e também podem ser criados por você.

O espaço criado por cada ponto de restauração é igual à quantidade de pontos criados.

Mas o Sistema Operacional oferece um recurso para desocupar aquele espaço antes ocupado, oferecendo mais espaço físico para o seu HD eliminado os pontos criados mais antigos.

Siga esses passos:

Iniciar>Toddos os Programas>Acessórios>Ferramentasdo Sistema>Limpeza de Disco.

Na caixa que se abrir, escolha “Mais Opções”, em baixo prefira a opção “Restauração do Sistema” e após “Limpar”. Seguindo essa instrução todos os pontos de restauração serão eliminados, exceto o mais recente.

Elimine arquivos temporários

Muitos arquivos temporários - com a extensão .tmp - são criados na pasta c:\Windows\Temp e C:\Documents and Settings\usuário.

Você pode deletar todos eles sem medo e periodicamente.

Um bom programinha para isso é o Clean Disk Security, que você encontra aqui.

Removendo a pasta Documentos compartilhados

Tem gente que não gosta dessa pasta aparecendo se não a usa.

É possível eliminá-la, seguindo esses passos:
Iniciar>Executar> digite regedit>digite Gpedit.msc.

Em Diretivas de Grupo>Configurações do usuário>Modelos Administrativos>Componentesdo Windows>Windows Explorer>Remover Documentos de meu computador.

Escolha “ativar”.

Para quem não gosta dos balõezinhos de Aviso

Existe uma maneira de eliminar os balões do Windows se eles te chateiam.

Execute os passos abaixo e eles irão para o espaço.

Iniciar>Executar> digite regedit

Encontre a chave:

HKEY_CURRENT_USER>Software>Microsoft>Windows>Current Version>Explorer>Advanced.

Clique no menu Editar> Novo > Valor e opte por DWORD.

Entre com o texto "EnableBallonTips" e de um Enter.

Escolha para essa variável o valor 0 (zero).

Para quem tem pouco espaço no HD, ou quer aumentá-lo.

(Dica não Recomendada)

Esse procedimento não é indicado ! Se algum arquivo do Windows estiver corrompido, o usuário corre o risco de ter de reinstalá-lo por completo pois o sistema operacional não conseguirá recuperar os arquivos armazenados para essa situação. E o CD do Windows não resolverá os casos em que foram aplicadas correções (hotfixes e patches) nesses arquivos pois a versão deles é diferente daquela que consta no CD-ROM

"Baboo" ...
Existe no Windows XP um sistema que protege os arquivos se ele for substituído por você ou por algum programa e que cause mal funcionamento do Sistema Operacional.

Esse sistema de proteção de arquivos tem a sigla WFP e substitui o arquivo que foi modificado anteriormente pela versão original.

Mas para ele usar desse artifício, fica armazenado na pasta Windows/System32/dllcache, muitos arquivos que comem espaço considerável de seu HD.

Seguindo o caminho abaixo você poderá eliminá-los sem preocupação, acontecendo algum problema com os arquivos e o Windows não os encontrando, ele pedirá a você para inserir o CD de instalação do Windows XP.

Comece por abrir o Prompt de Comando e digite sfc /cachesize=x entendendo-se por x a quantidade em Mb que você irá escolher para o armazenamento do cachê, uma boa pedida é reservar 50 Mb.

Então ficará assim : sfc /cachesize=50Mb

Feito isso, iremos eliminar todos os arquivos que estão armazenados no cachê e que estão ocupando muito espaço.

No mesmo Prompt de Comando digite sfc /purgecache . Feito seu Hd começará a deletar todos aqueles arquivos, dependendo do tempo que ele demorar para deletar esses arquivos mais espaço estará sendo desocupado!!!!

Desabilite a função Hibernar e ganhe 500Mb

Desabilitando a função de hibernação do seu Windows XP, você irá ganhar muito espaço em disco.

Quando você precisar se ausentar por muito tempo do PC o melhor mesmo é desligá-lo.

Clique com o botão direito no seu Desktop e escolha Propriedades clique na aba Proteção de Tela e após em Hibernar, desmarque a opção.

Bootvis é bom, mas é guloso!!!

O programa Bootvis disponibilizado pela Microsoft é bom pois agiliza o boot, mas o seu incoveniente é que consome um espaço absurdo do seu precioso HD, em certos casos chega a pegar pra ele 1Gb, gerado por arquivos de Log, um jeito de recuperar esse espaço se você o tiver instalado é desinstalando o esfomeado!!!

Arquivo que insiste em não ser deletado

Você já deve ter passado por essa experiência, mas não se desespere e nem se irrite, o primeiro passo é reiniciar o Pc e depois tentar apagá-lo, na maioria dos casos isso já funciona, mas se mesmo assim ele ainda continuar insistindo faça isso:

Abra o Prompt de Comando e feche todos os programas que por ventura se encontrem abertos.

De um CTRL+ALT+DEL, vá ate a aba Processos e finalize o Explorer.exe, mantenha o Gerenciador de Tarefas aberto, no Prompt de Comando vá até o local onde se encontra o arquivo teimoso, digite DEL nome-do-arquivo.

Volte para o Gerenciador de Tarefas clique em arquivos e escolha a opção Executar nova Tarefa e digite Explore.exe e feche o Gerenciador de Tarefas, protinho, o chato some na hora!!!

Entradas indesejadas no Adicionar/Remover programas

Muitas vezes acontece de você desinstalar um programa e ele continuar sendo mostrado no Adicionar e Remover Programas

Se você quiser eliminá-lo siga esse processo:

Iniciar>Executar> digite regedit

Escolha HKEY_LOCAL_MACHINE>Software>Microsoft>Windows>Current Version>Uninstall

Ai você encontrará todos os programas que estão listados no seu Adicionar e Remover Programas e no meio deles certamamente estará o teimoso, é só selecioná-lo e o deletar.

Tire a assinatura do ICQ do OE

Na sua instalação o ICQ acrescenta uma assinatura às mensagens enviadas pelo Outlook Express.

No próprio Outlook existe uma função para eliminá-la.

Na Barra de Ferramentas do OE clique em Ferramentas>Opções > Assinaturas.

Clique sobre a assinatura do ICQ no campo Assinaturas e depois escolha Remover.

Remova os banners do ICQ

Para remover aqueles banners chatos do ICQ, vá até a pasta onde o ICQ se encontra instalado procure o arquivo ICQHttp.dll e o apague.

Importante: não delete o arquivo ICQHttp_.dll

Para surtir o efeito, reinicie o ICQ.

Para remover o Messenger

Iniciar>Executar> digite regedit

Digite o seguinte comando: RunDll32 advpack.dll,LaunchINFSection %windir%\INF\msmsgs.inf,BLC.Remove

Importante: Se você usar o browser MSN não execute essa operação, pois ambos trabalham integrados, quando você entrar por esse navegador ele pedirá para recuperar o Messenger.

Suas unidades de Cd sumiram?

Dependendo dos programas que você tenha instalado no seu Hd como o Nero, CloneCD, CDRWin e MusicMatch JukeBox a causa para o sumiço das suas unidades de CD - CD-ROM, CD-RW, DVD - pode estar ai, devido ao fato de imcompatibilidade desses programas, o que mais comumente acontece é quando você instala o Nero juntamente com o CloneCD.

Abaixo, vão algumas dicas para resolver esse problema:

O primeiro passo é desinstalar os todos programas citados acima, e reiniciar o micro. Feito isso, instale-os outra vez sendo que comece por instalar o Nero, a cada nova instalação reinicie o micro, o problema poderá estar resolvido.

Se você tiver o Nero junto com o CDRWIN, copie o arquivo WNASPI32.DLL da pasta onde o Nero esta instalado para a pasta de instalação do CDRWIN. Abra o CDRWIN e nas configurações onde se seleciona seu driver ASPI, configure para o WNASPI32.DLL.

Reinicie e veja se surtiu efeito.

Nessa próxima dica vá até:

Iniciar>Executar> digite regedit

Procure e delete as dependências dessas chaves:

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\ControlSet001\Control\Class\{4D36E965-E325-11CE-BB FC1-08002BE10318}
HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\ControlSet002\Control\Class\{4D36E965-E325-11CE-BB FC1-08002BE10318}
HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Class\{4D36E965-E325-11C E-BFC1-08002BE10318}

Reinicie o PC, e confira o resultado.
Observações: É aconselhável fazer um backup antes de mexer no registro

Não apague a chave {4D36E965-E325-11CE-BB FC1-08002BE10318} toda.

Front Page 2000 no Windows XP, conserte esse bug

Se você instalou o FrontPage 2000 junto com o Windows XP, já passou pela desagradável situação de que o FP2000, se fecha automaticamente quando ele está em operação.

Para você se ver livre desse problema siga essas instruções:

Siga até,

Iniciar>Executar> digite regedit

HKEY_LOCAL_MACHINE>Software>Microsoft>Office

No menu Editar - do regedit - escolha Permissões.

Selecione o usuário que estiver logado e marque um x nos quadradinhos Controle Total e Leitura.

Windows XP reiniciando do nada

É default do Windows dar um reboot no seu computador quando acontece uma falha de sistema.

Você pode anular esse comando desabilitando o autoreboot.

Abra o Painel de Controle>Sistema>Avançado clique em Configurações no último tópico “inicialização e recuperação”.

Desmarque a opção Reiniciar automaticamente.

Se preferir, deixe marcada a opção “Gravar um evento no log do sistema”.

Para ver porque o porque de alguma falha, digite "eventvwr" no Executar.


O Speaker da Sound Blaster Live não funciona?

Os novos drivers da Creative podem não funcionar com o Speaker situado no menu do AudioHO.

Para resolver esse problema você terá que localizar o arquivo ctsumix.exe na pasta onde foi instalado o programa da Creative, achado o referido arquivo, clique nele com o botão direito do mouse e selecione Propriedades e Compatibilidade, escolha a compatibilidade com o Windows 2000.

Arquivos .jpg salvo como .jpe

O certo é a extensão .jpg associada com arquivos jpeg.

Solucione esse problema descobrindo a seguinte chave do registro:

Iniciar>Executar> digite regedit

HKEY_CLASSES_ROOT>MIME>Database>Content Type>image>jpeg

Veja na janela da direita o nome "Extension"; ele deverá ser do tipo REG_SZ, com Data ".jpg" se não estiver assim, dê um duplo clique e corrija para .jpg

Computador ligando sozinho

Ligando o estabilizador, e antes de você ligar o botão Power, o PC já liga sozinho.

Isso pode ocorrer com algumas MOBOS ligadas a alguns tipos de fontes.

Isso pode acontecer porque as placas-mães mais modernas tem o recurso de se ligararem sozinhas quando o micro detecta atividade de rede ou modem.

Uma solução, é desabilitar esse recurso no Setup. Na seção Power Managment é preciso encontrar a opção Wake Up Events e desabilitar as funções Wake Up on LAN e Wake Up on Modem. Assim, de "Enable" passe aquelas opções para "Disable".

Backup das configurações do Gerenciador de Inicialização em dual boot

Se no seu PC estão instalados dois Sistemas Operacionais como o Windows XP e o Windows 98, o Windows XP criará um gerenciador de inicialização.

Nesse caso, se a sua unidade C:\ for formatada não importando qual versão do Windows for instalada nela, as configurações de inicialização antes criada pelo Windows XP será anulada.

Para reaver essa configuração você terá que criar um disco de Recuperação de Emergência – ERD - .

Para criar esses disquetes, siga as instruções abaixo:

Iniciar > Programas > Acessórios > Ferramentas de Sistema > Backup.

Se for a primeira vez que você estiver usando a Ferramenta de Backup pule o assistente.

Na tela inicial que aparecer clique no botão Assistente de Backup “Avançado”

Na próxima tela clique em avançar, quando o assistente perguntar do que você gostaria de fazer Backup escolha “Apenas arquivos de estado do sistema”.

Após isso é só seguir as etapas do assistente.

Quando o Windows não desliga corretamente

Clique com o botão direito do mouse no seu Desktop e escolha Propriedades, Propriedades de vídeo>Proteção de tela>Energia do monitor. Clique na opção Ativar suporte a gerenciamento avançado de energia (APM).

Para não ter que ativar o Windows XP após reinstalação

Se caso você precisar formatar e reinstalar o Windows XP, terá de ativá-lo novamente.

Esta fase poderá ser pulada com o simples backup do um arquivo WPA.DBL, que se encontra na pasta \windows\system32.

Antes de formatar, copie o arquivo para um disquete ou outro local, e após a nova instalação, copie-o novamente para a pasta \windows\system32.

Assim você não precisará ativar o Windows XP toda vez que precisar formatá-lo.

Windows reinicia quando queremos desligar

É só habilitar a função ACPI no BIOS.

ACPI é o que controla o desligamento do computador.

Windows disca sozinho para internet

Por padrão a discagem automática da rede dial-up fica habilitada no Windows.

Faça o seguinte:

Iniciar>Painel de Controle>Ferramentas Administrativas.

Dê dois cliques em Serviços. Dê dois cliques em Gerenciador de conexão de acesso remoto automático. Escolha Desativado. Clique Ok.

Isso resolverá o problema.

Altere ou troque a letra das partições do HD ou CD-Rom

Siga para:

Iniciar>Painel de Controle>Ferramentas Administrativas>Gerenciamento do Computador

Ache na coluna da esquerda Gerenciamento de Disco.

Na coluna da direita, clique com o botão direito do mouse sobre onde você quer alterar e escolha a opção Alterar letra da unidade e caminho.

Troque a localização da pasta Meus Documentos

Clique com o botão direito do mouse sobre a pasta Meus Documentos e escolha Propriedades.

Em seguida clique em Mover, escolha o local para onde você quer mover a pasta Meus Documentos e então clique ok duas vezes.

Caso reverter esse processo, vá em Iniciar, clique com o botão direito do mouse sobre a pasta Meus Documentos, escolha Propriedades e clique em Restaurar Padrão.

Como configurar o teclado

Iniciar>Painel de Controle> Opções Regionais e de idioma> Idiomas> Detalhes> Adicionar.

Se você usa o teclado ABNT2, escolha Português (Brazil) e Português (Brasil - ABNT2). Clique Ok.

Se seu teclado é o americano padrão, escolha Inglês (Estados Unidos) e Inglês (Estados Unidos - Internacional).

Backup do Outlook Express

O Backup das mensagens do Outlook Express é feita por padrão num lugar de difícil acesso, mas você tem a possibilidade de armazenar suas mensagens do Outlook Express num local de sua preferência, como por exemplo na pasta /Meus Documentos/Outlook Express

Ao fazer o backup da pasta Meus Documentos, automaticamente você já estará fazendo o backup de seus emails.

Para definir onde armazenar suas mensagens abra o Outlook Express, clique em Ferramentas>Opções>Manutenção. Em seguida escolha a opção Pasta de armazenamento. Na janela que se abrir você verá o local atual onde as mensagens estão armazenadas.

Clique em Alterar e escolha um novo local. Todas as suas mensagens, tanto as novas que chegarem como as que já existem, serão transferidas para o novo local de armazenamento escolhido.

Obs: Caso precise restaurar o backup, copie de volta todos os arquivos *.dbx para o mesmo local de armazenamento que estiver configurado no Outlook.

Mais ordem com menos cliques


Para programas que você usa com mais freqüência o Windows XP tem uma boa opção, é só clicar com o botão direito no programa e mandar fixá-lo no Menu Iniciar.

Isso faz com que fiquem mais organizados e dá uma maior limpeza para o Desktop.

Veja o número do seu IP e que portas se encontram abertas!!!

Iniciar>Acessórios>Prompt de comando> digite ipconfig /all

Para ver quais portas estão abertas, digite netstat -a

De boot, desligue e ative o screensaver direto do seu Desktop

É um saco ter que ir até o iniciar para poder desligar o micro ou dar um reboot, mas para isso tem uma solução, o programinha Wizmo fará isso para você sem precisar de muito trabalho, além disso ele tem muitas outras funções que facilitam a nossa vida.

Veja as funções que ele realiza:

Wizmo standby: Coloca o windows no modo Standby (em espera)

Wizmo hibernate: Coloca o PC no modo de hibernação

Wizmo logoff: Coloca o usuário corrente em logoff

Wizmo exit: Desliga o computador

Wizmo reboot: Reinicia o computador

Wizmo volume=50: Define o volume do som no Windows de 0 a 100

Wizmo mute=0: Desativa o som do sistema

Wizmo mute=1: Ativa o som do sistema

Wizmo play=som.wav: toca o som .wav que você quiser

Wizmo wav=x: Determina o volume do som .wav - de 0 a 100 – o x corresponde a altura do volume que você desejar.

Wizmo graviton: Ativa o screen saver Wizmo – é um screensaver dele mesmo, muito legal.

Depois do programa baixado, siga esses passos para habilitar as funções acima:

O primeiro passo é colocá-lo na pasta C:\windows\system, depois coloque um atalho dele no Desktop.

Feito isso clique nele com o botão direito do mouse e escolha propriedades na janela que se abrir, onde estiver escrito Destino, coloque o comando que você quiser e que estão disponibilizados acima.

Inicie o Windows Explorer no C:\

Para fazer com que o Explorer abra no drive C:\ basta seguir os passos:

1 - Clique com o botão direito do mouse no ícone do Windows Explorer e em Propriedades.

2 – Preencha assim o campo Objeto:

C:\WINDOWS\EXPLORER.EXE /n,/e,c:\

E boa viagem!!!

Ponha o ícone da Área de Transferência no Desktop

Se você usa muito a área de transferência, gosta de ver seu conteúdo, capturar telas, e está sentindo falta do ícone, ele está na pasta Windows\system32\ o nome dele é Clipbrd, é só colocá-lo como um atalho no desktop e pronto.

Esqueceu sua senha de usuário?

Quando aparecer a tela Bem-Vindo depois do boot, pressione CTRL-ALT-DEL duas vezes seguidas e entre com a senha de Administrador.

Você poderá trocar a senha de usuário no Painel de Controle>Ferramentas Administrativas>Gerenciamento do Computador.

Se seu Windows for o Home Edition, para iniciar como administrador execute o Windows no modo de segurança.

Deixe seu Desktop Animado !!!

É uma dica boba, mais não deixa de ser uma dica.

Ative o Active Desktop.

Depois é só você colocar o seu gif animado, ou sei lá o que - tem que estar no formato HTML - na pasta C:\WINDOWS\WEB\Wallpaper\ e posteriormente selecioná-lo nas Propriedades de Vídeo.

Tirando proveito do teclado

Ai vão algumas das funções que você poderá executar:

Windows: Mostra o Menu Iniciar
Windows + D: Minimiza ou restaura todas as janelas
Windows + E: Abre o Windows Explorer
Windows + F: Abre o Pesquisar para arquivos
Windows + R: Mostra a janela Executar
Windows + L: Tranca a tela
Windows + U: Abre o Gerenciador de Utilitários
Windows + CTRL + F: Mostra o Pesquisar para computador (em rede)
Windows + Shift + M: Desfaz minimizar (para todas as janelas)
Windows + F1: Para Ajuda e Suporte
Windows + BREAK: Mostra as Propriedades de Sistema

Ative permissões na versão Home do Windows XP

Iniciar>Executar> digite regedit

Veja qual a pasta que você quer aplicar permissões.

Crie um nome para o compartilhamento. Clique em Avançar. Agora você já pode personalizar as permissões.

Renomeando vários arquivos de uma só vez

Você pode renomear muitos arquivos de uma vez.

Selecione os arquivos que deseja renomear clicando no primeiro e com a tecla shift pressionada aperte a tecla de seta para baixo, feito isso, clique com o botão direito do mouse em um deles para renomear.

Todos os outros arquivos serão renomeados automaticamente com o mesmo nome, e numerados em sequência.

Particionando, formatando e criando partições

Como o fdisk não está mais presente nesta nova versão do Windows, ele foi substituído por um outro que torna a tarefa de particionar, formatar, criar e alterar a letra de um disco muito mais fácil, ele pode ser acessado através do Painel de Controle>Ferramentas Administrativas > Gerenciamento do Computador>Gerenciamento de Disco, entre e fique a vontade!!!

PC mudo já era

Se você estiver a fim que seu computador comece a falar como um papagaio, existe um programa que se chama Falador – 3.8Mb – que substitui o Narrator, do Windows, a característica dele é falar tudo o que for digitado em sua janela ou na área de transferência.

Ative a tecla Num Lock ON no boot

Essa tecla é desativada por default no Windows Xp por ele ser um Sistema Operacional de múltiplos usuários, mas tem um jeito de modificar isso no registro.

Iniciar>Executar> digite regedit

Encontre a chave abaixo:

HKEY_USERS>Default>ControlPanel>Keyboard

Troque o valor de InitialKeyboardIndicator de 0 para 2.

Se na sua senha de login tiver números, essa dica vai quebrar um galhão.

Seu teclado deu problema? Use o Teclado virtual

Para ativá-lo, clique em Iniciar>Executar> digite osk

Ícone do Executar no desktop ou na barra de Inicialização Rápida

Clique em Iniciar e arraste o ícone do Executar para a área de trabalho ou para a barra Inicialização Rápida.

Ele aparecerá como um ícone e com o nome E&xecutar. Você poderá renomeá-lo sem problemas pois se tratará de um atalho.

Essa dica serve também para todos os ícones do Menu Iniciar.

Executando um programa com privilégio de Administrador, sem precisar dar logoff

Existe uma maneira de executar um programa com privilégios de administrador, mesmo logado como usuário comum.

Clique com o botão direito do mouse no ícone do programa, selecione Executar como... e entre com o nome e a senha de Administrador.

A mesma prática pode ser usada para executar programas de outros usuários, sem precisar trocar logon, sendo que a senha seja conhecida.

Lixeira, Trash ou Pokemon?

Vai depender do seu gosto trocar o nome da tão popular Lixeira, se quiser, cole esse texto abaixo num editor de textos e salve-o no desktop como lixeira.reg .


Windows Registry Editor Version 5.00

[HKEY_CLASSES_ROOT\CLSID\{645FF040-5081-101B-9F08-00AA002F954E}\ShellFolder]
"Attributes"=hex:50,01,00,20
"CallForAttributes"=dword:00000000

De dois cliques nele.
O Windows vai perguntar se você deseja acionar a chave para o registro. Responda sim. Agora clique na Lixeira com o botão direito do mouse e você encontrará a opção para renomeá-la.

Como pesquisar mais de uma extensão

Você pode pesquisar mais de uma extensão de arquivo ao mesmo tempo se necessitar.

Em Pesquisar, separe as extensões com um ponto e vírgula.

Instale o WXP com instalação não assistida

Todas aquelas perguntas, senha do ADM, cd-key, onde instalar o windows, config. regionais, modem, etc... vc pode pré-programar tudo em um arquivo e sair, quando voltar o Windows XP estará pronto!!!

Aqui vai um exemplo do conteúdo do script:

[Data]
AutoPartition=1
MsDosInitiated="0"
UnattendedInstall="Yes"

[Unattended]
UnattendMode=FullUnattended
OemSkipEula=Yes
OemPreinstall=No
TargetPath=\WINDOWS

[GuiUnattended]
AdminPassword=*
EncryptedAdminPassword=NO
AutoLogon=Yes
AutoLogonCount=1
OEMSkipRegional=1
TimeZone=65
OemSkipWelcome=1

[UserData]

ProductID=(essa é a cd-key q não vou postar )
FullName="User"
OrgName="Personal Use"
ComputerName=*

[Display]
BitsPerPel=32
Xresolution=800
YResolution=600

[TapiLocation]
CountryCode=55
Dialing=Tone
AreaCode=11

[RegionalSettings]
LanguageGroup=1
SystemLocale=00000416
UserLocale=00000416
InputLocale=0416:00000416

[Identification]
JoinWorkgroup=WORKGROUP

[Networking]
InstallDefaultComponents=No

[NetAdapters]
Adapter1=params.Adapter1

[params.Adapter1]
INFID=*

[NetProtocols]
MS_TCPIP=params.MS_TCPIP

[params.MS_TCPIP]
DNS=Yes
UseDomainNameDevolution=No
EnableLMHosts=Yes
AdapterSections=params.MS_TCPIP.Adapter1

[params.MS_TCPIP.Adapter1]
SpecificTo=Adapter1
DHCP=Yes
WINS=No
NetBIOSOptions=0

Seus dados na tela do sistema

O Windows tem uma opçào para que os fabricantes de micros incluam no sistema seu logotipo e informações de suporte, mas nada impede que você possa colocar a sua foto ou seus dados.

Seus dados ou sua foto aparecerá na tela Propriedades de Sistema, clique com o botão direito do muose em Meu Computador>Propriedades

Para fazer isso é fácil, no Windows XP, escolha um bitmap e renomeie-o como Oemlogo.bmp.

Essa imagem deve ter, mais ou menos, o tamanho de 210 por 130 pixels.

Além disso, crie no Bloco de Notas um arquivo INI com o seguinte conteúdo:

[General]
Manufacturer=< seu nome>
Model=< Modelo do PC>

[Support Information]
First Line=< Até 65 caracteres>
Second Line=< Até 65 caracs.>
Third Line=< Até 65 caracs.>

A mensagem pode continuar com as entradas Fourth Line, Fifth Line etc.

Salve esse arquivo texto com o nome Oeminfo.ini.

Transfira os dois arquivos - Oemlogo.bmp e Oeminfo.ini - para o diretório c:\windows\system32.

O resultado aparecerá na tela Propriedades de Sistema.

A figura e os dados da seção “General” aparecem na tela.

Os outros itens são vistos com um clique no botão Informações.

Abra todas as suas pastas do mesmo modo

O Windows por default, lembra sempre o último modo de exibição das suas pastas, isso acaba deixando a visualização das pastas uma bagunça, eu, por exemplo, gosto de visualizá-las sempre no modo detalhes.

Existe uma opção para deixá-las sempre do mesmo modo, faça o seguinte:

Abra qualquer pasta, ponha essa pasta no modo que você mais goste de visualizá-las, para isso clique em modo de exibição, ai você terá as opções de: miniaturas/lado a lado/ícones/lista/detalhes.

Feito isso clique em Ferramenta>Opção de pastas>Modo de exibição>Opção de pastas, clique em “aplicar a todas as pastas”, pronto, toda vez que você abrir uma pasta, elas se apresentaram do mesmo modo, mesmo que você as modifique, ao fechá-la e abrindo novamente elas estarão do mesmo jeito que antes.

Se você quiser mais organização ainda, ponha as pastas para serem exibidas como detalhes, feito isso, clique com o botão direito numa parte em branco e selecione, organizar ícones, escolha mostrar em grupos e organizar automaticamente. Sua pasta mostrará tudo o que tiver dentro dela por grupos, experimente!!!

Desligue ou reinicie seu micro com hora marcada

Para Desligar com hora marcada siga esses passos:

Crie um atalho qualquer no seu desktop

Edite o atalho para o seguinte destino: C:\WINDOWS\SYSTEM32\shutdown.exe -s -t 21600

Uma janela com a contagem regressiva de tempo vai e abrir e pronto

obs.: 21600 pode ser substituido ja que akivale a segundos..21600s = 6 horas

Para reiniciar com hora marcada:

Apenas substitua a linha do anterior para: C:\WINDOWS\SYSTEM32\shutdown.exe -r -t 60

Obs: se você colocar no lugar dos segundos 01... seu micro vai reiniciar de pronto quando clicar no atalho.

Acabe com o Banner do Download Accelerator Plus

É simples:

Vá até a pasta onde ele está instalado e delete a pasta "Ads" ,crie um arquivo .txt somente para leitura, como o nome "GoodbyeBanner" -deixe-o sem extensão - .

Cursor do mouse acionado pelo teclado

Essa opção poderá ser útil quando o mouse apresentar algum problema.

Siga os passos abaixo:

Clique no botão Iniciar>Painel de Controle>Opções de Acessibilidade>Mouse

Marque a opção Usar as teclas para mouse

Em configurações você encontrará mais opções.

Para ter acesso a esse recurso, basta pressionar o botão NumLock.

As teclas para mover o cursor do mouse são as do teclado numérico.

O número 5 equivale ao botão esquerdo do mouse.

Página inicial do Internet Explorer travada por CD brinde

Se você instalou um CD de brinde distribuído por alguma provedora de acesso à Internet e sua página inicial ficou travada, use essa dica para destravar:

Iniciar>Executar> digite regedit

Procure a chave HKEY_LOCAL_MACHINE \Software \Microsoft \Internet Explorer \Main

No painel direito selecione a sub-chave Start Page.

De um clique nessa chave e altere-a, colocando o endereço da página que você deseja que fique como inicial. Prontinho!!!

Vendo se seu Windows está ativado

Em caso de dúvida sobre se seu Windows está mesmo ativado, digite o seguinte comando em Inicicar>Executar: oobe/msoobe /a

Windows Explorer com “Meu Computador” expandido

Comece criando um novo atalho para o Windows Explorer.

Clique neste atalho com o botão direito, selecione Propriedades.

No campo Destino, coloque a seguinte linha, apagando antes a já existente:

%SystemRoot%\explorer.exe /e, /n, ,::{20D04FE0-3AEA-1069-A2D8-08002B30309D}""

Desabilitando o Visualizador de Imagens e Fax do Windows XP

O Windows XP possui seu próprio visualizador de imagens e fax, que sempre se sobrepõe a outro qualquer que for instalado.

Para desabilitá-lo, vá em Iniciar > Executar e digite regsvr32 /u shimgvw.dll

Mexa nas onfigurações ocultas do Windows XP

O Windows, o XP também tem seus macetes.

Para alterar algumas configurações normalmente não disponíveis, podemos usar o PowerToys ou o xq-xsetup .

Criando MP3 usando o Windows Media Player 8

O Windows Media Player permite a cópia de músicas de um CD de áudio, só no formato .WMA (Windows Media Audio).

Para habilitar a cópia também para MP3, teremos que fazer uma pequena alteração no Registro:

Copie o arquivo .REG abaixo para uma pasta do seu PC, após feito isso é só clicar nele para adicionar as informações no seu registro.

Para baixá-lo, clique aqui 200b.

Envie emails sem abrir o Outlook Express

Seguindo esta dica você não precisará abrir o Outlook Express para enviar um email.

Crie um atalho na área de trabalho.

Na linha de comandos, digite mailto: - não se esquecendo dos dois pontos - clique em Avançar.

Escolha um nome para o ícone.

Clique em Concluir.

Enviando arquivos através do Enviar para...

Os atalhos que se encontram na opção “Enviar para” quando você clica em algum arquivo com o botão direito do mouse encontram-se na pasta SendTo

É possível arrastar qualquer atalho de programa ou pasta para a pasta SendTo, fazendo com que economizemos vários cliques de mouse.

Para ir até a pasta SendTo, execute as seguintes etapas:

Iniciar>Executar> digite SendTo

Arraste o ícone do atalho que você preferir para a janela 'SendTo' e pronto!!!

Gravação de arquivos .ISO e cópias diretas de CD para CD

O Windows XP tem suporte nativo a gravação de CDs, mas ele não é completo; não é possível, gravar e criar imagens .ISO e fazer cópia de CDs.

Para se conseguir isso, instale o programa ISO Recorder, que adiciona estas funções ao Windows XP, através dos menus de contexto.

Clique aqui (1.3Mb) para baixá-lo.

Lixeira ou Lixão
O Windows reserva 10% do espaço de seu disco rígido para a Lixeira.

Isso é um desperdício, se você tiver 20Gb no seu Hd 2Gb estão reservados para sua lixeira, pra que tanto?

Para diminuir o espaço alocado para sua lixeira, clique com o botão direito do mouse na lixeira e escolha um tamanho menor, 1% está de bom tamanho.

Prompt de comando e a informação do seu sistema

No prompt de comando digite systeminfo

Você encontrará informações interessantes sobre seu sistema.

Configurações de segurança

É possível alterar várias configurações de segurança do seu Windows XP

Para isso clique em Iniciar>Executar> digite gpedit.msc

usando o programa Diretivas de Grupo. Clique em Iniciar/Executar e digite gpedit.msc.

Ai você encontrará várias opções que lhe permitirão limitar o acesso e o controle do computador.

Apenas tome cuidado para não mexer onde não deve.

De Não para todos

No Windows existe a opção “não para todos”, mas ela está escondida, para fazer com que ela funcione, aperte a tecla shift, depois clique em não, assim o Windows entenderá que você quer dar “não para todos”.

Essa dica é boa para quando você estiver executando alguma operação, e o Windows te oferece as opções “sim para todos”, “cancelar”e “não”, mas não te dá a opção “não para todos” obrigando-nos a dar vários nãos.

Windows XP bem mais leve

Clique em Iniciar>Painel deControle>Sistema>Avançado>Desempenho>Configurações

Chegando ai ajuste o Windows para obter um melhor desempenho, ele vai ficar com a aparência do Windows clássico para você deixar ele com aparência do Windows XP, vá em Painel de controle>Vídeo>Aparência e na opção Janelas e Botões, escolha XP.

Pronto seu Windows vai ficar menos pesado e com a mesma aparência.

Facilitando Copiar e Mover para

Quando você clica com o botão direito do mouse em um arquivo, você com essas instruções abaixo, poderá ter agora mais 2 opções: "Copiar para.." e "Mover para..".

Iniciar>Executar> digite regedit

HKEY_CLASSES_ROOT >AllFilesystemObjects>shellex > ContextMenuHandlers

Com o botão direito do mouse em ContextMenuHandlers, escolha Nova > Chave
Escreva Copiar para

Repita o processo acima mas escolha agora o nome Mover para
Altere o valor de Copiar para (Padrão) para: {C2FBB630-2971-11D1-A18C-00C04FD75D13}

Altere o valor de Mover para (Padrão) para: {C2FBB631-2971-11D1-A18C-00C04FD75D13}

Agora quando você clicar com o botão direito do mouse em algo ele vai te dar mais estas duas opções, uma mão na roda!!!

Obs: Essa dica é para XP (BR).

Seu XP não está trabalhando direito?

Iniciar>Acessórios>Prompt de Comando>digite: sfc /scannow

Coloque agora o CD do Windows XP, o verificador de sistema do WXP, reparará os arquivos corrompidos ou danificados.

Tenha paciência, este processo é demorado.

Se seu Windows XP não desliga corretamente
Em computadores mais modernos com gabinete ATX, o Windows aceita o desligamento do PC totalmente quando ele detecta na placa-mãe essa possibilidade, o desligamento também é aceitável em PCs que não estão configurados como ACPI.

O bom mesmo é que o seu PC esteja configurado como ACPI, então realize esse passo a passo:

Clique com o botão direito do mouse em Meu Computador>Propriedades> Hardware>Gerenciador de Dispositivos

Clique duas vezes em Computador; olhe se ele está configurado como "Interface de energia e configuração avançada (ACPI).

Reinicie o micro, entre na BIOS e habilite o APM (Advanced Power Management);

O motivo principal para o shutdown – desligamento - não funcionar no Windows XP é o uso de drivers não-certificados pela Microsoft, que impedem o acionamento do Desligamento, Hibernação e o Standby, mais informações podem ser encontradas aqui <http://www.microsoft.com>
Para isso se solucionar faça isso:

Desabilite a Reinicialização Automática do Windows XP

Clique com o botão direito do mouse em Meu Computador>Propriedades>Avançado>Inicialização e Recuperação
desablite a opção Reiniciar Automaticamente em Falha do Sistema.

Desabilite o ACPI na BIOS do seu micro

Verifique o NT Apm/Legacy Interface Node no mesmo Gerenciador de dispositivos>Hardware

Para isso clique no menu Exibir do Gerenciador de Dispositivos e escolha Mostrar dispositivos ocultos, se aparecer a opção NT Apm/Legacy Interface Node, dê um clique duplo com o mouse e a habilite.

Verifique todos os drivers que não contenham assinatura digital da Microsoft.

Estes drivers normalmente são os causadores do problema que impede o desligamento do Windows XP o mais famoso causador desse problema é o Easy CD Creator

Agora clique em Iniciar>Executar> digite SIGVERIF e execute o comando.

Isso fará com que seja verificado os drivers instalados no computador e liste aqueles que não têm assinatura digital da Microsoft
com a lista em mãos, verifique qual é o periférico que o está utilizando, e procure a atualização para esse drive.

Comumente os drivers que ficam na pasta \Windows\system32\drivers são os mais críticos, então comece procurando por ai.

Verifique então o nome do arquivo e onde ele se encontra

Clique com o com o botão direito do mouse e escolha Propriedades>Versão

Verifique no campo Descrição se indica quem é o fabricante do driver e procure uma atualização para ele.

Uma maneira simples de ter certeza do drive que está causando o problema é desinstalando-o ou o desabilitando na BIOS caso ele seja onboard, ou simplesmenente desinstalando o programa, em seguida verificar se o problema foi sanado.

Se tudo correr bem, e o Windows XP desligar normalmente, você ficará sabendo qual é o causador.

Aqui está um dos principais causadores desse problema: WinOnCD ,Easy CD Creator, Sound Blaster Live, DirectCD e o Nero.
Agora, habilite tudo o que você desabilitou acima, para fazer essa operação.

Fazendo com que o Windows capture a tela de um programa
Quando o que você quiser capturar ocupar toda a tela de seu monitor, basta pressionar a tecla PrintScreen do seu teclado, ou se você quiser capturar apenas uma parte da tela pressione as teclas alt+print screen.

Depois basta entrar no programa gráfico que você usa, e colar, indo até o menu editar e clique em colar.

O problema da associação de arquivos com programas
O Windows só permite um programa coligado com um tipo de arquivo.

Assim se você tem o PaintShop e instala o Corel Draw, os arquivos gráficos passam a só abrir o no formato do Corel.

Para voltar com a associação atual e para qualquer outra opção, siga esses passos:

Selecione o arquivo que você quer converter, encoste o mouse em “abrir com” , e clique em “escolher Programa”, escolha o programa que você quer com que ele abra e marque a opção "Usar sempre este aplicativo para abrir estes arquivos"

Da próxima vez que você clicar em um arquivo com esta extensão, automaticamente ele será aberto pelo programa que você escolheu.

Faça o Outlook Express abrir mais rapidamente
O Outlook Express abrirá mais rápido se a tela splash for desabilitada.

Para desabilitar a exibição do splash faça o seguinte:

Iniciar>Executar> digite regedit

Procure a chave:
HKEY CURRENT USER \Identities\{LongIDNo.}\Software\Microsoft\OutlookExpress.0

Após isso, clique com o botão direito do mouse sobre a pasta 5.0 e escolha:

Novo>Valor Dword>Digite NoSplash

Clique em NoSplash com o botão direito do mouse e escolha Modificar, insira o valor 1

Feche o editor de registro e inicie o Outlook Express, ele abrirá muito mais rápido!!!

Internet Explorer com novo título
Iniciar>Executar> digite regedit

Procure a chave HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Internet. Explorer\Main na janela da direita clique em Window Title com o botão direito e escolha modificar, digite ai o que você quer que apareça no título do seu Internet Explorer.

Internet Explorer esta dando pau?
Insira o cd do Windows vá em Iniciar>Executar> digite rundll32.exe setupapi,InstallHinfSection DefaultInstall 132 %windir%\Inf\ie.inf

Isso fará com que o Internet Explorer seja reinstalado.

Para remover itens antigos do MS-Config
Iniciar>Executar> digite regedit

Vá até a chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Shared Tools\MSConfig\startupreg

Abra a pasta startupreg você encontrará ai, a lista de pastas que aparecem no Utilitário de

Configuração do Sistema “Msconfig”.

Confira: Iniciar>Executar> digite msconfig

Faça o Internet Explorer abrir mais rápido
Clique com o botão direito no atalho do Internet Explorer, em Propriedades, na linha Objeto e após as aspas adicione o comando –nohome.

Seu Internet Explorer vai iniciar em branco e bem mais rápido.

Não deixe que seus arquivos apagados sejam recuperados
Um das melhores borrachas eletrônicas é o Eraser free, (750 Kb).

Abrindo o programa, clique em File e New Task. Na janela exibida, indique se deseja apagar resíduos de:

Arquivos supostamente eliminados (Unused space)

Deletar uma pasta inteira (Files on folder)

Um documento (File)

Após isso, combine as teclas Ctrl+E e veja os tipos de apagamento oferecidos, quanto maior o número de fases do método selecionado, mais complicada será a recuperação dos arquivos.

Se você não pretende sumir com segredos de importantes, escolha a opção 3, que oferece bom nível de proteção.

Usuários com PCs lentos podem selecionar o método 4 (Pseudorandom Data), que é menos eficaz, mas exige menos do micro.

Em seguida, basta selecionar a tarefa criada e teclar Ctrl+R.

O programa cria um atalho para apagar apenas um arquivo: localize o documento, clique nele com o botão direito do mouse e escolha Erase.

Uma boa opção do Eraser é que ele permite agendar a destruição automática de arquivos, o que pode ser útil para eliminar resíduos de documentos.

Para ativá-la, clique em Scheduler, tecle Ctrl+N, selecione a guia Schedule e especifique a frequência da tarefa.

O melhor formato para imagens: TIFF ou Bitmap?
O formato Bitmap é um dos formatos mais comuns para armazenar imagens.

Mas quando falamos de edição de fotos feitas com câmeras digitais, ou publicar na Web o padrão é o JPEG, que é um formato que oferece perda de qualidade, se você editar a imagem muitas vezes.

O formato TIFF, já não apresenta perdas de qualidade – ele preserva todos os pixels, independente de quantas vezes você edite a imagem. Mesmo escolhendo a opção de compressão do TIFF, que usa o algoritmo LZW, a imagem não apresentará perdas.

O formato Bitmap já foi muito popular, mas começou a ser deixado de lado em favor do TIFF, que possui mais qualidades.

A única razão para se usar o Bitmap era a sua aplicação como plano de fundo no Desktop, por não apresentar perda de qualidade, mas como elas não são compactadas ocupam muito espaço no HD, o que a torna inviável, se podemos usar o formato TIFF, com um tamanho menor e a qualidade semelhante.

Como configurar o Internet Explorer para ter mais do que duas sessões de downloads
Essa dica vale para as versões do Internet Explorer 6 do Windows XP e para as versões 5, 5.01, 5.5 do Windows 2000

O Internet Explorer limita o número de downloads simultâneos, esta é uma configuração default do browser.

Para aumentar o número de conexões simultâneas que são permitidas para 10, siga esses passos:

Iniciar>Executar> digite Regedt32.exe

Localize a seguinte chave no registro:

HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Internet Valores

No menu Editar, clique em Soma Valor, e então acrescente os seguintes valores de registro:

"MaxConnectionsPer1_0Server"=Dword:0000000a

"MaxConnectionsPerServer"=Dword:0000000a

Saia do editor de registro e experimente.

Obs: Sempre quando for mexer no seu registro, faça sempre um backup!!!

Easy CD Creator Upgrade
O Easy CD Creator, nas versões 5.0x, apresenta certas incompatibilidades com o Windows XP.

Esse upgrade lançado pela Roxio corrige o problema.

O módulo DirectCD, que permite gravar em discos CD-RW como num HD - basta arrastar e soltar o arquivo- , também foi corrigido para funcionar no XP.

Obs: O software de backup TakeTwo não faz mais parte desse pacote.

Arquivo .PPS o que é isso?
É trivial recebermos arquivos com a extensão .PPS atachados em e-mails. PPS é o formato usado pelo Powerpoint Show, do Office.

Para visualizar o arquivo, você não precisa ter o Powerpoint instalado no PC, a Microsoft disponibiliza em seu site o visualizador gratuito. Pegue o seu Aqui (2,8 MB).

Entenda o que seu micro está querendo dizer com os beeps na inicialização do PC
Infelizmente não existe um bip padrão claramente definido, cada fabricante atribue diferentes códigos de beeps, mas abaixo estão os mais comuns.

Na inicialização você deve ouvir um bip isto indica que tudo está bem, caso não escute nada você pode estar com um problema na fonte, processador ou placa-mãe.

Um bip longo e três curtos, indica que o problema é com a placa de vídeo.
Quando o micro apita intermitente, ou somente dois, três ou quatro beeps a falha é na memória.
Cinco beeps, o problema pode estar na placa-mãe
.
Comments