Chamada de trabalhos (call for papers)

III Seminário Internacional Media, Jornalismo e Democracia

 

Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

 

8 e 9 de Novembro de 2010

 


 

 

1. Todos os interessados podem submeter propostas de comunicação ao seminário, mas o autor, ou pelo menos um dos autores, deverá ser titular de um título académico de graduação ou pós-graduação. Cada autor poderá submeter apenas um trabalho individual ou dois, desde que pelo menos um deles seja em co-autoria.

 

2. Poderão ser submetidas propostas de comunicação relacionadas com todas as áreas dos estudos dos media e do jornalismo, mas um dos factores de selecção será a conexão dos trabalhos propostos com o tema central do seminário – Media, Jornalismo e Democracia.

 

3. A submissão de propostas deverá ser feita pelo envio do resumo (máximo de 45 linhas), até 31 de Maio de 2010. O resumo deverá incluir o título da comunicação proposta, bem como a identificação e o contacto de email do autor (a identificação será eliminada aquando do envio da proposta para os referees). A submissão da proposta de comunicação não implica a sua aceitação. As propostas serão submetidas a um processo de dupla arbitragem científica cega e somente as 32 mais valorizadas poderão ser apresentadas durante o seminário. Os referees avaliarão as propostas de comunicação em função dos seguintes critérios, todos com o mesmo peso:


a) Relevância, originalidade e pertinência da investigação para as Ciências da Comunicação

b) Relevância, originalidade e pertinência da investigação para o seminário "Media, Jornalismo e Democracia"

c) Delimitação e definição do objecto, formulação do problema, contexto e referência ao state of the art

d) Consistência e pertinência da metodologia da investigação

e) Qualidade científica geral da investigação e do respectivo resumo (indicação dos objectivos, referência a resultados, integração de investigação empírica, etc.)

 
Aconselha-se, portanto, a que o resumo submetido seja suficientemente completo para permitir aos avaliadores uma boa percepção do trabalho.


4. Outros casos serão avaliados pela Comissão Científica do evento, em função da qualidade, relevância e interesse do trabalho proposto para comunicação ao congresso.

 

5. As sessões para comunicações de tema livre serão organizadas tendo-se em consideração os temas das comunicações admitidas.

 

6. São admitidas comunicações em português, galego, espanhol (castelhano) e inglês.

 

7. As propostas de comunicação devem ser recebidas até ao dia 31 de Maio de 2010 (deadline). A submissão de propostas de comunicação ao congresso concretiza-se mediante o envio de um resumo  da comunicação, em ficheiro WORD, formato RTF (não enviar textos em doc nem docx!), para o endereço:

 

mediajornalismoedemocracia2010@gmail.com

 

com cópia para:

 

jorgepedrosousa@gmail.com

 

8. As declarações de aceitação das comunicações serão emitidas por email simples, provavelmente, entre o dia 15 de Junho e o dia 15 de Julho de 2010, excepto no caso de o afluxo de propostas ser superior ao esperado.

 

9. Os textos completos das comunicações admitidas poderão, facultativamente (o envio do texto completo não é obrigatório!), ser encaminhados para a organização do seminário até ao dia 1 de Setembro de 2010, de acordo com as normas abaixo. Esses textos serão disponibilizados on-line no site do evento, de acesso livre, e/ou através de outros meios que a organização considere relevantes para disseminar publicamente o conhecimento produzido.

 

10. Normas para as propostas de comunicação

 

Apenas serão aceites os textos completos das comunicações que, cumulativamente, cumpram as seguintes normas:

 

- letra Times New Roman, com uso regular de maiúsculas e minúsculas (não grafar palavras unicamente a maiúsculas, nem sequer em títulos ou subtítulos)

 

- usar negrito no título e subtítulos

 

- corpo 12 (todo o texto, incluindo bibliografia, títulos, resumo, etc.)

 

- entrelinhado: 2 linhas (duplo)

 

- número máximo de páginas: 30

 

- texto justificado

 

- margens de 2 cm (direita e esquerda, inferior e superior)

 

- em Formatar/Parágrafo, as opções avanço (esquerda e direita) e espaçamento (antes e depois) devem indicar 0.

 

- As citações com mais de três linhas devem ser separadas do texto anterior e posterior por dois espaços verticais e devem ser inseridas a 1,5 cm do alinhamento do texto à esquerda.

 

- Os textos não poderão ter qualquer tipo de formatação especial, como quebras de página, estilos automáticos, marcas automáticas, numeração automática, listas automáticas, macros, cabeçalhos, rodapés, números de página, etc., podendo, no entanto, ser incluídos carregados, itálicos e outras formas de formatação simples. Eventuais tabelas e gráficos devem ser apresentadas na forma mais simples (grelha simples).

 

- Não podem, em caso algum, ser usadas notas de final de documento, embora possam ser usadas notas de rodapé consideradas indispensáveis pelos autores.

 

- Os textos devem incluir, ordenadamente, os seguintes elementos:

 

I) Título grafado em negrito (bold).

 

II) Nome do autor ou autores, seguido, na mesma linha, da instituição (entre parênteses) e, na linha seguinte, do endereço de e-mail.

 

III) Resumo com um máximo de 15 linhas, preferencialmente em inglês.

 

IV) Três a cinco palavras-chave, preferencialmente em inglês.

 

V) Texto completo, com um máximo de 30 páginas A4, incluindo bibliografia. Os títulos e subtítulos devem ser escritos a carregado (bold).

 

VI) As referências bibliográficas no corpo do texto devem obedecer à regra autor-data-página (sistema Harvard), como no exemplo: (Pinto, 1998: 238).

 

11. A organização reserva-se o direito de seleccionar os trabalhos a disponibilizar, seja por questões de qualidade, seja por questões de volume ou logística, seja ainda por desrespeito pelas regras de formatação de textos.

 

12. A organização reserva-se o direito de não avisar os autores de trabalhos que não sejam disponibilizados on-line, mesmo que estes sejam apresentados no seminário, se o motivo for o desrespeito pelas regras de submissão e/ou de formatação dos textos.

 

13. Cada comunicador terá 15 minutos para apresentar o seu trabalho no seminário, independentemente do número de páginas do texto completo. O tempo destinado a cada comunicador poderá, porém, ser flexibilizado, caso faltem alguns dos comunicadores inscritos.

 

14. A organização não garante a possibilidade de recurso a data show.

 

Comments