Celtas/ St.Patrick

 


 

  




OS CELTAS


 eram um povo da família linguística indo-européia ( o indo-europeu é uma ampla família linguística que engloba a maior parte das línguas européias antigas e atuais que demonstram semelhanças significativas indicando a existência de uma origem comum. Possui este nome porque abrange a região que vai desde a Europa e Irã até a India Setentrional). Os Celtas se espalharam pela maior parte da Europa a partir do II milênio A.C. desde a Península Ibérica( Portugal, Espanha, Andorra e Gibraltar) até Anatólia que corresponde hoje a porção asiática da Turquia. A maior parte das tribos célticas foi conquistada ,subjugada e integrada  pelos romanos.

Podemos listar vários grupos celtas que eram formados por tribos tais como:os Bretões, os Gauleses que habitavam a Gália( território que corresponde hoje à França, Bélgica e Itália), os Batavos( povo germânico que habitava os atuais Países Baixos antes de César), os Escotos( em irlandês Scot) era o nome genérico dado pelos romanos aos gaélicos da Irlanda, os Gálatas que habitavam a província da Galácia( onde nos dias atuais é a Turquia), os Caledônios eram as tribos celtas da Escócia, os Trinovantes eram uma das tribos célticas que viveram na Grã-Bretanha pré-romana. Seu território corresponde hoje às regiões de Suffolk e Essex. Destes grupos originaram-se os nomes das províncias romanas na Europa que mais tarde tornaram-se estados-nações medievais e modernos da Europa.

 Os celtas introduziram a metalurgia do ferro ( Idade do Ferro) na Europa. A Irlanda se destaca como o país onde as tradições, língua, cultura e costumes celtas foram melhor preservados. O País de Gales, Cornualha( Reino Unido), Gália( França), norte de Portugal e Galiza( Espanha) também são regiões onde línguas, costumes e tradições celtas são encontrados até hoje.

A influência cultural celta jamais desapareceu e continua em expansão nas antigas áreas de influência.

 

 

 

 

 

 



 

 MÚSICA CELTA

 

 

O termo música celta refere-se aos estilos populares da Irlanda, Escócia, País de Gales e Bretanha, que usavam as formas tradicionais de danças e os improvisos dos trovadores. É caracterizada pelo ritmo vigoroso das danças, a utilização de flautas e de rabecas, e o uso de línguas locais nas letras das músicas.

Os instrumentos básicos utilizados- muitos dos instrumentos aqui não são tradicionais mas por terem uma sonoridade apropriada foram incorporados na moderna música- são o violino (chamado de fiddle), flautas diversas, Thin Whistle( uma pequena flautinha de metal),Gaita-de-Fole irlandesa( conhecida como Uillean Pipe) tem um som mais agudo e "triste" do que a sua irmã escocesa, Mandolin, Bouzoukis( uma espécie de Alaúde), Concertina, Acordeão, Harpa, Violão e um instrumento de percussão chamado Bodhran.

A música na Irlanda é muito tocada nos pubs que são muito mais divertidos e alegres do que os pubs ingleses. O pub apresenta um conjunto já formado ou as pessoas vão chegando com seus instrumentos e se juntando ao resto dos músicos. Há espaços para improvisações e solos. O som é mágico com um estilo único e incomparável.

 

    Pub irlandês

 

 

 

 

 

 Clique no link:

 

 


 



 

 FERIADO NACIONAL - 17/03

 

                             

 

                                    

 

Photobucket