matriz 2



Página 2 



Programas e jogos para computador

LINKS:

Sagradas Escrituras Virtuais

Página do Vaticano

Patriarcado de Lisboa

Santuário de Fátima

Para contactar o

Pe. Machado Alves

Correio normal:

Pe. Machado Alves

9880 Santa Cruz da

Graciosa, Açores

Telefone:

295 712 120

:






Alguns canais portugueses da TV Online: RTP, RTP 1, RTP África, RTP Directo, RTP Mobile, RTPN, TV SUL, TV Ciência, TV Cristo Vive, TV Horizonte, TV Net etc...


Fotogalerias dos Açores / Azores photo Slideshows

Lots of info for tourists who want to visit Azores

Visite a Capela Virtual da Galeriacores

Visit Galeriacores' Christian Chapel online

Capela Virtual da Galeriacores / Christian Chapel



Ainda sobre a Igreja Matriz (2)

 

A sua erudita comunicação trouxe-nos novos esclarecimentos sobre este valioso património da Matriz e da Graciosa, dado a conhecer ao mundo da Arte em 1941 pelo Dr. Hipólito Raposo em sua conferência no Museu de Arte Antiga, em Lisboa. Durante bastante tempo se atribuíram os Painéis Quinhentistas a Cristovão de Figueiredo por ser esta a opinião do referido e ilustre Dr. Hipólito que, em estudos comparados de temas semelhantes como, por exemplo, os do antigo retábulo de Santa cruz Coimbra, lhe pareceu ser este o autor mais provável.

 

 

 Entretanto, no seguimento de apurados estudos e técnicas bem mais aperfeiçoadas, chegou-se à conclusão de que Mestre de Arruda dos Vinhos será o seu verdadeiro autor. Desta opinião se faz agora porta-voz o Prof. Vítor Serrão e, diríamos nós, uma voz portadora de muita cultura e que fundamentou seus argumentos em documentação muito precisa e muito clara. Entretanto, e como a investigação é uma coisa muito bonita e merecedora do maior respeito, não se fechou nenhuma porta e a liberdade de aprofundar e esclarecer continua em campo aberto.

De qualquer forma, o valor atribuído aos quadros da Matriz não está, de forma alguma, posto em causa; mantêm o seu enquadramento histórico e artístico, seja pela sua própria estrutura, seja por razão do seu hipotético novo autor que possui obras de arte de grande alcance e inegável valor.

     Os seis quadros, cinco dos quais se encontram integrados no retábulo do altar- mor, renascentista até 1690, seguindo-se depois novo retábulo de estilo epi-maneirísta, onde mais uma vez se reintegraram os ditos quadros, que ali permaneceram até aos nossos dias.

 
Os quadros têm a seguinte disposição, a partir do nosso lado direito e a contar de baixo para cima:

     Santa Helena e o milagre do reconhecimento da Vera Cruz; O Imperador Heráclio e a Exaltação da Vera Cruz; No cimo: Pentecostes. Do nosso lado esquerdo e em sentido descendente: Cristo com a Cruz às costas e Cristo deposto da Cruz. O Calvário situa-se ao nosso lado esquerdo, fixado na parede da Capela em referência.