matriz1



Bem-Vindos à Página da Igreja Matriz da Graciosa



 



 

 

 

LINKS:

 

Sagradas Escrituras Virtuais

Página do Vaticano

Patriarcado de Lisboa

Santuário de Fátima

 

 

 

 Programas e jogos para computador

 

 

 

 

Para contactar o

 Pe. Sérgio Mendonça

Correio normal: 

Pe. Sérgio Mendonça

9880 Santa Cruz da

Graciosa, Açores

Telefone:

295 712 120

:


 

 


Alguns canais portugueses da TV Online: RTP, RTP 1, RTP África, RTP Directo, RTP Mobile, RTPN, TV SUL, TV Ciência, TV Cristo Vive, TV Horizonte, TV Net etc...


Fotogalerias dos Açores / Azores photo Slideshows

Lots of info for tourists who want to visit Azores

Visite a Capela Virtual da Galeriacores

Visit Galeriacores' Christian Chapel online

Capela Virtual da Galeriacores / Christian Chapel




web statistics

  A Igreja Matriz de Santa Cruz da Graciosa, cuja construção se situa nos fins do século XV, está marcada por fortes expressões de estilo gótico-manuelino que, apesar de se terem diluído nas sucessivas reconstruções por que passou, ainda conserva marcas bem significativas desse estilo, como seja a capela baptismal, com sua maravilhosa abóboda e rosácea. O templo, em seu

 

 

conjunto, tem uma arquitectura rica e harmoniosa e o seu frontispício, já de feição barroca, está emoldurado de profusa e bonita cantaria, conferindo ao imóvel uma beleza singular.

     Hoje, a Igreja Matriz é ponto de paragem obrigatória no roteiro turístico de quantos nos visitam. Ilustres cultores da arte não têm regateado encómios e rasgado elogios a este gracioso monumento, recheado de arte, numa gama de estilos bem diferenciados e demarcados no tempo. Aqui se alojam valiosas peças de projecção nacional e internacional, como as pinturas em madeira do século XVI, denominadas também como tábulas quinhentistas ou, simplesmente, como os Primitivos da Matriz.  


 Ainda no campo da pintura, existem outras peças a merecer referência, de que destacamos dois quadros de expressão sino-portuguesa que estiveram na exposição do Mosteiro de São Vicente de Fora por ocasião das comemorações de "Encontro de Culturas - 8 Séculos de Missionação Portuguesa", seguindo depois para Roma e, finalmente, migraram para o Japão, onde permaneceram durante quinze meses numa exposição internacional, percorrendo cinco das principais cidades daquele grandioso país.

 

    Segundo o Prof. Vítor Serrão, "A Igreja Matriz de Santa Cruz da Graciosa, onde se encontram os quadros quinhentistas, é uma das mais notáveis do arquipélago dos Açores e merece, pela sua arquitectura  (do final do século XV, reconstrução renascentista    c.    1523 - 50 e adições barroco - joaninas em 1732 - 44), ser classificado como Monumento Nacional".