Página Inicial

O problema do insucesso à disciplina de matemática atinge um grande número de alunos. A preocupação com este problema fundamenta a procura continua de medidas no sentido de resolver esta situação, assim, surgiu o novo projecto no âmbito do ensino da matemática em Moçambique, o MATmoz desenvolvido por dois professores de Matemática, Alexandre Areias e Nuno Adão. Este projecto materializado na forma de um site tem como objectivo disponibilizar diversos recursos para a disciplina de matemática, fichas de trabalho, testes, software, aulas em vídeo, informações, etc., contribuindo para uma aprendizagem mais rica. Esta página tem como primeiros destinatários os alunos. A utilização da página por outros professores de Matemática é igualmente aconselhável. Esperamos que gostem e que façam um bom proveito dos materiais disponibilizados. Estamos abertos a sugestões, contribuições, por parte de toda a comunidade educativa.

E se o mundo fosse plano, habitado por toda a espécie de figuras geométricas?

Publicado a 03/11/2010, 06:07 por Administrador MATmoz

SPM: exame de Matemática «acessível» sem «facilitismo» recente

Publicado a 18/06/2010, 22:00 por Administrador MATmoz   [ atualizado a 18/06/2010, 22:07 ]

A Sociedade Portuguesa de Matemática considerou hoje que o exame nacional do 9.º ano da disciplina apresenta um grau de complexidade «superior» ao de 2009, sendo «acessível, sem cair nos exageros de facilitismo» dos últimos anos.

«O exame nacional de Matemática do ensino básico hoje realizado é de grau de complexidade superior ao do ano transato. É acessível, sem cair nos exageros de facilitismo verificados no passado recente. Não detetámos qualquer erro científico nesta prova», afirma a SPM, num parecer divulgado esta tarde.

Segundo a sociedade, a prova «cobre adequadamente» grande parte da matéria do 3.º ciclo e «parece» mais adequada do que os testes intermédios realizados ao longo do ano letivo.

Proposta de Resolução da Sociedade Portuguesa de Matemática para o Exame Nacional de Matemática do Ensino Básico – 3º ciclo Prova 23, 1ª Chamada – 18 de Junho de 2010

Motor de conhecimento computaciona‎‏‎‎‎‎‎‎‏‏‏‏‏‎‎‎‎‎‏‎‎‏‎‎‎‏‏‏‏‏‏‏‏‏‎‏‎‏‎‎‏‎‎‏‎‎‏‎‎‏‏‏‎‎‏‎‎‎‏‏‎‎‏‎‏‏‎‎‏‏‎‏‏‎‎‎‏‎‏‏‏‎‎‏‏‏‎‏‏‎‎‏‎‏‎‏‎‎‏‎l

Publicado a 19/10/2009, 16:04 por Administrador MATmoz   [ atualizado a 19/10/2009, 16:31 ]

Não se querendo definir como um mero sistema de busca em rede, mas como um motor de conhecimento computacional, a sua peculiariedade está nas respostas personalizadas que oferece, às questões colocadas pelos utilizadores.

Para conseguirem tal feito, os técnicos do Wolfram desenharam um sistema de equações matemáticas que reconhecem e gerem a informação obtida em milhares de bases de dados: enciclopédias, publicações científicas e informação governamental e de outras instituições.

Segundo o Los Angeles Times, quem perguntar, por exemplo, "Quanto tempo de demora a chegar a Saturno à velocidade da luz?", a resposta será: 75 minutos.

Neste exemplo tentei ver qual a resposta que obteria se introduzisse uma equação trigonométrica. Fiquei surpreendido com a resposta. A única desvantagem que encontro até ao momento, é que se tem que escrever em Inglês. Em termos de Matemática o programa disponibiliza milhares de exemplos para  que o utilizador menos experiente introduza os dados correctamente. É uma óptima ferramenta para esclarecimento de dúvidas.

1-4 of 4