21 e 22 de Setembro/2012

ENSINAR MATEMÁTICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DIANTE DAS NOVAS TECNOLOGIAS

O I Encontro de Educação Matemática de Cubatão tem como objetivo fomentar um espaço de estudo, pesquisa, reflexões e socialização do conhecimento construído em  Educação Matemática por meio das experiências e pesquisas dos professores, alunos e comunidade científica.



ABERTO AO PÚBLICO
ESCOLAS: VISITAS AGENDADAS PELO FONE: 13- 33618804

Palestras:
 
MATEMÁTICA, A CIÊNCIA DOS PADRÕES  21/09 - 09h30

Silvia Dias Alcântara Machado - PUC/SP

Bacharel e Licenciada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1975), Graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1964), diplomada em DEA em Álgebra pela Universidade de Montpellier, França, USTL, (1978), Mestre em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981) e Doutora em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986). É professora titular do Departamento de Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, álgebra linear, educação algébrica (inclui na álgebra a teoria elementar dos números). (Texto extraído do Currículo Lattes - CNPq)
 

O ENTUSIASMO NA MATEMÁTICA E OUTRAS HISTÓRIAS  22/09 - 09h

Celso Costa - UFF/RJ

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), mestrado e doutorado em Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada IMPA (1977 e 1982). Foi professor visitante da Universitè de Chambery-França (1987-1988) e da Universitè de Grenoble - França (1988-1990). É membro titular da Academia Brasileira de Ciências (1999) e foi condecorado pelo MCT com a ordem nacional do mérito científico na classe de Comendador (1998). Sua área de pesquisa em Matemática é Geometria Diferencial, em especial a teoria das superfícies mínimas. Em 1982 descobriu as equações de uma superfície mínima que atualmente leva o nome de Superfície Costa ou Costa Surface. Esta descoberta resolveu um problema aberto na área com 206 anos de existência. Também tem forte dedicação à área de educação a distância, tendo atuado como Vice-presidente do Consórcio CEDERJ (UFF, UFRJ, UNIRIO, UERJ e UENF), de 2000 até 2006. Coordenou o Curso de Licenciatura em Matemática a Distância da UFF, de 2001 até 2006. De abril a novembro de 2006, atuou como relator da Comissão de avaliação do I Edital de implementação da Universidade Aberta do Brasil. A partir de julho de 2007 ocupa o cargo de Coordenador Geral da Universidade Aberta do Brasil e a partir de fevereiro de 2008 o cargo de Diretor de Educação a Distância da CAPES. Atualmente é Diretor do Instituto de Matemática e Estatística da UFF e coordenador UAB/UFF.


Mesa Redonda:

FERRAMENTAS PARA A MELHORIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA   21/09 - 11h

Ana Kaleff - UFF/RJ 
(mediadora e expositora)

Geraldo Pompeu Junior (UFSCar/SP)Ion Moutinho (UFF/RJ)Silvia Rugani Matheus (SEDUC-CUBATÃO/SP)



Minicursos:

  • Por que, quando e como trabalhar com padrões na Educação Básica?   21/09 - 14h
Silvia Dias Alcântara Machado - PUC/SP


Marina Tebet e Solimá Pimentel - UFF/RJ
INSCRIÇÕES ENCERRADAS


Ion Moutinho - UFF/RJ


Agnaldo Esquincalha e Gisela Pinto - UFRRJ/RJ



REALIZAÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE E SECRETARIA DE EDUCAÇÃO - PREFEITURA MUNICIPAL DE CUBATÃO