Shadow Dancer

Por Rodrigo Gabriel - rgabriel15@gmail.com                                                                                                               beta



Introdução


    Shadow Dancer é o segundo jogo da lendária série Shinobi, uma famosa série de video-games com tema Ninja que surgiu na década de oitenta. Foi produzido pela Sega, e lançado originalmente para Arcade (máquinas de fliperama) em 1989, e depois para alguns consoles de video-game, dentre eles o Sega Master System, em 1990/1991. A principal diferença em relação ao jogo anterior é que em Shadow Dancer o Ninja tem um cão como ajudante.

 

The Secret of Shinobi

    No Brasil o jogo foi nomeado de "The Secret of Shinobi", e na Europa o jogo foi nomeado de "Shadow Dancer - The Secret of Shinobi", embora em ambos os casos não haja nenhuma aparição do termo "The Secret of Shinobi" durante todo o jogo. Shadow Dancer é conhecido no Japão como Kage No Mai.

 

Gráficos e Sons

    Por possuir poucas fases e muito mais memória do que a maioria dos jogos para Master System (4Mb, enquanto a maioria possui a metade disso ou menos), Shadow Dancer possui um dos melhores gráficos para este console. E Shadow Dancer é um dos raros jogos para Master System que possui fala.



  Fixa Técnica

 Nome

 Shadow Dancer (Kage No Mai)

 Produtor

 Sega

 Plataforma

 Sega Master System

 Ano

 1990/1991

 Gráficos

 Yatsute Miro
 Gaga

 Programa

 M. Wakayama

 Som

 K. T.

 Manual

 Mai

 Mídia

 Cartucho de 4 Megabit



  Tradição Shinobi

    Os principais elementos da série Shinobi foram mantidos em Shadow Dancer para Master System: shuriken ("estrelas-Ninja"), golpes de espada e as magias que afetam todos os inimigos da tela.

    Assim como nas versões de Shinobi e Shadow Dancer para Arcade, na versão Master System também não há barra de energia para o herói: se Fuma for atingido por qualquer ataque, ele morre. Isso faz de Shadow Dancer um dos jogos mais difíceis para Master System.

    Existem controvérsias sobre a identidade do personagem principal do jogo, pois o nome do personagem varia de acordo com o console e a região onde foi lançado. Tanto na embalagem brasileira, no manual brasileiro e na embalagem européia para Master System o Ninja é referido como Takashi, e durante o modo demonstração do jogo aparece o texto "Code name: Fuma". Portanto nesta versão do jogo não existe evidência de que o personagem principal seja Joe Musashi, o Shinobi lendário original, ou tenha qualquer relação com este, e sim Fuma, um outro Ninja Shinobi.


  História

(Texto extraído do manual brasileiro)

Sabotagem Espacial!

    Nos anos noventa, o programa espacial estava indo a todo vapor. Naves espaciais eram lançadas quase todos os dias, levando todos os tipos de carga, tripulações e cientistas para realizarem experiências.

    Secretamente, o governo encarregou a tripulação da nave "Olímpia" a crucial missão de testar um novo sistema de armamentos comandado por controle remoto. Um grupo terrorista conhecido como "Asian Down", famoso por seu uso indiscriminado de violência, foi avisado da missão secreta por um espião que havia conseguido infiltrar-se nos laboratórios do PEN (Programa Espacial Nacional), e planejou sabotar a missão, seqüestrar a nave e usar o controle sobre os mísseis para ameaçar a Terra.

    Takashi tem que socorrer a nave! O renomado herói Ninja vinha procurando uma chance para enfrentar o "Asian Down". Agora você pode ajudá-lo a acabar com o grupo, ao mesmo tempo que ajuda a manter a segurança da nação! Entre nesta batalha usando suas estrelas (Shuriken), sua espada Ninja e seu fiel cão. Destrua os terroristas! Não permita que eles entrem na nave!

 

(Texto extraído da embalagem brasileira)

    A nave espacial Olympia foi enviada para o espaço em missão secreta. O objetivo era a realização de testes com armas operadas por controle remoto.

    O grupo terrorista Asian Down conhecido pela sua implacável violência armou um plano para sabotar a missão, seqüestrar a nave e apoderar-se do controle do controle das  armas para dominar a Terra.

    Nesta emocionante e perigosa aventura você é o famoso Ninja Shinobi, esperando o momento oportuno para enfrentar os terroristas. Não vai ser nada fácil, mas desta vez você conta com uma ajuda muito especial, o seu fiel cachorro Yamato.

    Vamos lá, não deixe que os terroristas atrapalhem o programa espacial. Lute com sua poderosa espada, ataque as suas estrelas mortais ou use a Magia Ninjutsu quando necessário. Mostre que você poderia ser um Ninja de verdade!

 

(Texto extraído da embalagem européia e traduzido)

    Um violento grupo terrorista está tentando sabotar uma missão espacial crucial. Você, como Takashi, o nobre guerreiro Ninja, tentará pegá-los usando suas estrelas mortais, sua poderosa espada e a Magia Ninjutsu!


 As Magias Ninjustu

    Magias Ninjutsu são movimentos especiais que eliminam todos os inimigos da tela. Só podem ser usadas por um número limitado de vezes, e não podem ser usadas contra os chefes de fase. Existem inimigos que só podem ser eliminados com Magia Ninjustu.

    Em Shadow Dancer existem três tipos de Magia Ninjutsu, mas a diferença entre elas é apenas a animação, pois todas têm o mesmo efeito de acabar com todos os inimigos da tela. São elas:

  • Magia do Tufão (Tatsumaki Magic).

  • Magia do Cão de Fogo (Fire Dog Magic).

  • Magia do Buda (Butsuzo Magic).

    As magias são um show a parte no jogo, pois ao conjurá-las surge um close da face de Fuma, ao mesmo tempo em que aparece a imagem dele se movimentando de forma peculiar para executar a magia, e pronunciando as palavras mágicas. Isso faz de Shadow Dancer um dos poucos jogos para Master System no qual existe fala, um fato raro para a época. Na versão Arcade há três falas diferentes, uma para cada Magia Ninjutsu, mas na versão Master System só existe uma fala, a mesma para todas as Magias Ninjutsu.


 O Cão Ninja

    O Cão Ninja, de nome Yamato, é a principal novidade do jogo. Quando chamado, o cão salta sobre o inimigo e acaba com o ele de uma só vez, diferentemente da versão Arcade, na qual o cão serve para imobilizar os inimigos. Outra diferença em relação ao Arcade é que, devido as limitações técnicas do Master System, o cão não anda junto de Fuma, aparecendo apenas quando executa um ataque.

    O cão pode ser usado por um número ilimitado de vezes, mas existem inimigos contra os quais o cão não pode ser usado. O cão também não pode ser usado contra os chefes de fase. Yamato parece ter sido baseado na raça Akita, uma raça de cão japonês.


 As Fases

    Shadow Dancer para Master System possui quatro fases, todas com um chefe no final. Entre elas existem "fases de bonus", nas quais, se bem sucedido, Fuma ganha mais um crédito. Devido as limitações do console, o versão para Master System teve que ser severamente simplificada: os cenários foram diminuídos, e alguns foram eliminados.

    As fases são:

  • Fase 1: Aeroporto. Chefe: Samurai.

  • Fase 2: Trem de carga. Chefe: Locomotiva

  • Fase 3: Esgoto. Chefe: Mulher que lança lâminas.

  • Fase 4: Base de lançamento. Chefe: A Líder do Asian Down.

   

    As fases de bonus são:

  • Fase de Bonus 1: Fuma, em frente a um prédio, deve acertar todos os Ninjas que saem das portas deste. Esta fase de bunus aparece depois de concluídas as Fases 1 e 3.

  • Fase de Bonus 2: Fuma, em queda livre entre dois prédios, deve acertar todos os Ninjas que vêm subindo pelas paredes usando a técnica kabekeri. Esta fase de bonus aparece depois de concluída a Fase 2.


Controle

    Shadow Dancer foi projetado para usar o controle básico do Master System, ou seja, um botão direcional com quatro direções e mais dois botões de ação.

Comandos Básicos

Legenda

 c cima
 b baixo
 e esquerda
 d direita
 c+e diagonal superior esquerda
c+d
diagonal superior direita
 b+e diagonal inferior direita
 b+d diagonal inferior esquerda
 b1 botão 1
 b2 botão 2

Andar direita ou esquerda
Olhar para cima c
Abaixar b
Andar agachado b+e ou b+d
Shuriken b1 com o inimigo longe
Katana b1 com o inimigo perto
Shuriken Baixo (b ou b+e ou b+d) + b1 com o inimigo longe
Katana Baixo (b ou b+e ou b+d) + b1 com o inimigo perto
salto vertical b2
Salto para esquerda ou direita (e ou d) + b2
Saltar para a plataforma superior c + b2
Saltar para a plataforma inferior b + b2
Shuriken durante o salto Salte em qualquer direção + B1

Comandos Especiais
Magia Ninjutsu c + b1
Cão Ninja Segurar b e aguardar o símbolo do cão encostar no inimigo, depois b1


Com o Power Up:

Shuriken de Fogo b1 com o inimigo longe
Chute Giratório* b1 com o inimigo perto
Shuriken de Fogo Baixo (b ou b+e ou b+d) + b1 com o inimigo longe
Gancho* (b ou b+e ou b+d) + b1 com o inimigo perto
Shuriken de Fogo durante o salto Salte em qualquer direção + b1

*apenas usando código especial.


Dicas e macetes

Seleção de Fase

    Em qualquer momento durante a apresentação do jogo, primeiro mantenha pressionados um dos comandos abaixo no controle 2, depois aperte qualquer botão no controle 1 para selecionar a fase:

Fase Segure no Controle 2
Chefe 1 c + b1
Fase 2 d + b2
Chefe 2 d + b1
Fase 3 b + b2
Chefe 3 b + b1
Fase 4 e + b2
Último Chefe e + b1


Curiosidades

  • Assim como na versão Arcade, a versão Master System também possui golpes especiais quando se está próximo do inimigo, após se conseguir o Power Up ("Pow"), mas como nesta versão só conseguimos o Power Up no final das fases, não é possível executar estes golpes, pois não restam mais inimigos. Mas se utilizarmos um código  para liberar o Power Up logo no início da fase, podemos executar estes golpes normalmente. Durante a demonstração é possível ver Fuma executando estes golpes. Isso faz parecer que esta versão foi produzida as pressas, sem tempo para revisão.

  • Existem inimigos descritos durante a demonstração que nunca aparecem no jogo. Estes inimigos fazem parte do jogo original para Arcade. Mais uma falha na revisão.

  • Na Fase de Bonus 2, Fuma não usa shuriken, e sim shurikin, uma espécie de faca arremessável Ninja.

  • Embora sendo um Ninja, Fuma não usa uma Ninja-To (espada Ninja), e sim uma Katana (espada Samurai). Isso é descrito na demonstração do jogo.

  • A versão de Shadow Dancer para Master System, mesmo severamente simplificada, é mais parecida com a versão original Arcade do que a versão do seu sucessor Mega Drive (Genesis), pois no caso do Master System a Sega preferiu manter os elementos originais do jogo, e no caso do Mega Drive o jogo foi totalmente modificado.

  • Shadow Dancer para Master System foi lançado apenas no Brasil e na Europa.
  • Shadow Dancer é um dos jogos contidos na memória do Master System Evolution.

  • Em 23/07/2009 a Sega (Wave Master) lançou o álbum "Legend of Joe Musashi - SHINOBI Music Collection", que contém todas as músicas da versão de Shadow Dancer para Master System (pela primeira vez em CD), entre outros jogos da série Shinobi.