EN

Margarida Calafate Ribeiro é investigadora coordenadora no Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra e responsável pela Cátedra Eduardo Lourenço, Universidade de Bolonha/ Instituto Camões. Doutorada em Estudos Portugueses pelo King’s College, Universidade de Londres, mestre pela Universidade Nova de Lisboa e licenciada pela Universidade de Aveiro.

Coordena atualmente os projetos de investigação “Os Processos de Libertação em Angola e Moçambique: anticolonialismo e ruturas identitárias no feminino”, “De S. Paulo de Luanda a Luuanda, de Lourenço Marques a Maputo: capitais coloniais em tempos pós-coloniais”, ambos financiados pela FCT e ainda o projeto, “ Trânsitos Atlânticos: mulheres e experiência pós-colonial”, CAPES-FCT.

Margarida Calafate Ribeiro tem publicado livros e artigos científicos sobre Portugal, o império e a Guerra Colonial, pós-colonialismos no espaço de língua portuguesa, literatura portuguesa e as suas relações com a política e com a história recente e literaturas africanas de língua portuguesa.


Descarregar CV