Introdução

As usinas geradoras de eletricidade transformam energia mecânica em energia elétrica.  Mas... como é produzido o movimento de rotação de uma turbina a vapor?  Numa usina termoelétrica a energia ainda se conserva? E uma usina termonuclear, como funciona?

Fonte da Imagem: https://flic.kr/p/6WeGZn

Caro Estudante,

Para te ajudar a responder as perguntas acima e aprender um pouco mais sobre as máquinas térmicas a equipe de física do Colégio Marista desenvolveu este projeto.

Acreditamos que ao trabalhar neste projeto você estará inserido no contexto de formação científica que permitirá a construção e aplicação de conceitos para a compreensão da produção tecnológica. 

Um jovem ao compreender o funcionamento de uma máquina térmica será capaz de selecionar, organizar e relacionar dados e informações que podem ser representados de diferentes formas, podendo então tomar decisões e enfrentar novas situações-problema. 

E ao relacionar estas informações aos conhecimentos disponíveis em situações concretas, será possível construir argumentação consistente sobre qualquer situação cotidiana, portanto, ao recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola você será capaz de elaborar novas propostas de intervenção solidária em sua realidade melhorando a vida e contribuindo para o bem comum. Todas estas habilidades e competências estão relacionadas ao contexto escolar e na Matriz do PAS - UnB e do ENEM.

Seja muito bem-vindo!


Então... Vamos começar?

Como começou? Quando foram inventadas as máquinas térmicas? Assista o vídeo abaixo para conhecer a história das máquinas térmicas e divirta-se!

Máquinas Térmicas


Se você ainda estiver curioso sobre o tema acesse os sites abaixo: