REMESSA DE LUCROS

Manoel Del Rio,  advogado, assessor jurídico de movimentos sociais


A COPA E A REMESSA DE LUCROS

 

27/05/2014

Encontrei nos jornais notícia falando das contas externas do Brasil. Tinha a informação de que subiu a remessa de lucros. Em abril, empresas enviaram para o exterior US$ 3,291 bilhões. No ano, o acumulado de janeiro a abril chega a US$ 8.968 bilhões “de dólares”. Convertidos para o Real, atinge 19 bilhões em 4 meses. Se projetado para o ano de 2014 deve chegar perto de 60 bilhões de reais remetidos para o exterior. Isto é aceito dentro da regra capitalista, porém questionável. Entretanto, para a economia nacional e especialmente para os trabalhadores provoca verdadeira catástrofe.

São valores retirados do Brasil, que não deixa nenhum bem pra a sociedade. Não tenho espaço aqui para apresentar o impacto negativo dessa sangria para o Brasil. Mas posso acrescentar o caso da SABESP e a falta de água em São Paulo. Dizem que ações da SABESP foram vendidas na Bolsa de Nova York e que a empresa obtém mais de um bilhão de lucro anual. E boa parte desse lucro paga os acionistas. Desse modo, nas remessas de lucros, também está o dinheiro dos acionistas da SABESP. Bem, tire as suas conclusões.  Devemos relacionar os 8 bilhões de reais aplicados para a realização da Copa com os mais de 50 bilhões anuais limpinho remetidos para o exterior.

Tenho acompanhado as manifestações e procurado analisar as razões daqueles que dizem “não vai ter copa”.

Os fundamentos são frágeis e não se sustentam. Os recursos aplicados na Copa deixarão 12 estádios de futebol construídos, empregaram mais de 50 mil pessoas no período de sua execução. Criaram as bases para a realização do evento, que traz imensos recursos para o Brasil.

Falam de corrupção. E ela deve ser eliminada, combatida. Mas não vamos jogar a água da bacia com a criança dentro. Há que verificar que o capitalismo é uma grande corrupção. Por isso deve ser superado pela humanidade.

Veja o caso do judiciário: quer elevar o teto salarial para o juiz . De 26 para 40 mil reais. Isso não é corrupção? Legislar em causa própria? Aproveito o momento e revelo o que o “Fenômeno” falou: que “sentia vergonha ...” Deveria sentir vergonha do que ele já aprontou e deveria devolver o que ele recebe do Comitê da Copa. Deveria falar também do atraso nas obras do rodoanel, do Metrô. Mas deve ficar claro que quem atrasa obra são as construtoras, não é o governo. O governo quer obra pronta.

Na verdade esta campanha contra a Copa quer tirar o mérito desse maravilhoso evento e desgastar o governo Lula/Dilma/PT.

Se querem causa mais nobre, adotem o não vai ter mais remessas de lucros. Que os impactos dos mais de 50 bilhões de reais remetidos para o exterior, todos os anos, são catastróficos para os trabalhadores e para o Brasil.

Manoel Del Rio - Assessor Jurídico de movimentos sociais.

www.manoeldelrio.com / E-mail: manoeldelrio@hotmail.com/ Facebook: Manoel Del Rio

Comments