PROGRAMA URBANO

Parceria: APOIO, CAFOD, CCJ, MDF e UNIÃO EUROPÉIA

O Vídeo do Programa Urbano: "Lições Aprendidas"   contém  resultados do Projeto "Programa Urbano" implementado nos últimos quatro anos pela APOIO, CCJ, MDF em parceria com União Européia e Cafod.

 

 

HISTÓRICO DO PROJETO

Redução da pobreza e acesso a políticas públicas

 O Programa Urbano é uma iniciativa que a CAFOD propôs à Comunidade Européia. Tem como objetivo fortalecer a eficácia do trabalho desenvolvido por entidades locais para melhorar as condições de moradia da população de baixa renda acomodada em bolsões de pobreza, como favelas e cortiços. Já que os administradores públicos optam por políticas higienistas em vez de implementar ações públicas de resgate das condições mínimas de saúde e auto-estima.

As três entidades responsáveis pela implementação do Programa Urbano na cidade de São Paulo são o Movimento de Defesa dos Favelados (MDF), o Centro de Capacitação da Jentude (CCJ) e a APOIO (Associação de Auxílio Mútuo da Região Leste), que seguem seus três princípios fundamentais de ação: intervenção, capacitação e fortalecimento da auto-estima.

A intervenção nas comunidades carentes possibilita a realização do trabalho de base, promovendo a capacitação e mobilização da população moradora em favelas e bairros populosos, criando espaços organizados onde exerçam sua cidadania plena.


SEGUNDA PARTE

Parceria: APOIO, CAFOD, CCJ, MDF e UNIÃO EUROPÉIA

A capacitação e fortalecimento da auto-estima de mulheres e jovens é outro ponto chave da ação. O objetivo é fazer com que as pessoas que integrem este grupo acreditem que, mesmo em situação de máxima privação, são responsáveis e têm o poder de influenciar as políticas públicas para a solução dos problemas públicos que os afligem.

A articulação com outros atores da sociedade possibilita a disseminação e troca de informações com a sociedade, abre espaços de alianças para ações de advocacy e lobby e amplia a capacidade destes atores serem ouvidos e respeitados pela administração pública municipal, estadual e federal.

Com base nestes parâmetros, MDF, CCJ e APOIO atuam para dar novas perspectivas de vida e ferramentas de reivindicação de seus direitos para jovens e adultos, homens e mulheres.


O lançamento ocorreu dia 08 de dezembro de no Salão Paroquial - São José do Belém

Largo São José do Belém - Belém - São Paulo / SP









Comments