APOIO



































Manoel Del Rio,  advogado, assessor jurídico de movimentos sociais  e presidente da Apoio.    


COMPLEXO BORACEA AMPLIA ATENDIMENTO À POPULAÇÃO DE RUA


     

   

 Apoio Associação de Auxílio Mútuo, que atualmente presido, sem vínculo empregatício, administra equipamentos que atendem pessoas em extrema situação de vulnerabilidade social, em convênio com a Prefeitura de São Paulo e com o apoio de outras entidades. Nesta terça-feira, 5 de julho, o Complexo Boracea, que passamos a administrar há seis anos, adaptou  mais dois espaços para atender a população em situação de rua. O prefeito Gilberto Kassab, a vice Alda Marco Antonio, Padre Júlio Lancelloti entre outra personalidades, estiveram  na cerimônia.  Foi inaugurado o 2º Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Creas POP) e o 6º Espaço de Convivência para atendimento durante o dia. Ambos no  Complexo Boracea, que reúne em um mesmo quarteirão três albergues.



O Creas POP Barra Funda atende  moradores de rua e faz encaminhamentos específicos, como inserção na rede socioassistencial, retorno à família e orientação jurídica. Já o Espaço de Convivência para Adultos Barra Funda é um equipamento voltado para atender a população de rua durante o dia. Além das atividades para o desenvolvimento da sociabilidade e fortalecimento de vínculos interpessoais e familiares.

O Espaço de Convivência, que vai funcionar na área do galpão da entrada do Boacea, tem capacidade para atender até 200 usuários por dia que terão à disposição seis banheiros com chuveiros, sendo um adaptado para deficientes, lavanderia com área para secagem de roupa, biblioteca, jogos de xadrez e dominó, além de uma equipe de profissionais para acompanhá-los durante as atividades. Um kit de higiene é entregue aos usuários que optam por tomar banho.


Os equipamentos estão localizados na rua Norma Pieruccini Giannotti, 77, na Barra Funda e este endereço pode ser usado como referência pessoal pelos moradores de rua. O Creas POP funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 18h e o Espaço de Convivência atende diariamente das 8h às 22h.



A Apoio está reformulando seu site e até o final do mês será possível conhecer mais detalhes todo o trabalho desenvolvido por esta entidade que tem parceiros importantes para desenvolver seus trabalhos. Este vídeo foi feito este ano no boracea

_____________


Um pouco da história da Apoio

Em 1992, organizei a campanha contra a fome e o desemprego em algumas comunidades da região leste. Esta campanha culminou com a conquista do programa de distribuição de leite para as famílias pobres de São Paulo. Cedido pelo governo do Estado. Coloquei também na pauta o programa de renda mínima. Esta campanha aglutinou dezenas de agentes sociais e lideranças do movimento de moradia. Com este grupo, junto com outros companheiros, estruturei e fundei a APOIO – Associação de Auxílio Mútuo da Região Leste. Esta instituição a qual sou presidente, intensificou o trabalho dos Sem–Tetos, especialmente moradores dos cortiços. Formatamos um programa de ação da entidade intitulado Plano Integrado de Desenvolvimento Social, hoje configurado como “Projeto Incluir”.

Em 1996, a APOIO priorizou a organização dos moradores dos cortiços nos bairros centrais, Mooca, Belém, Brás, Barra Funda, Bom Retiro, Sé, Glicério, Bela Vista, Santa Cecília e Vila Formosa. Passei então a defender o atendimento de famílias de baixa renda em projetos habitacionais nas áreas centrais da cidade.

Como presidente da APOIO, fui o editor do livro de fotos "Cortiços" e do livro "A Fome em São Paulo". Produzi alguns textos de subsídios para reflexão dos sem-tetos, como: Por uma Reforma Urbana e Habitacional; A Luta por Moradia; Do Pântano Nasce a Flor e o texto base da tese da FLM – Frente de Luta por Moradia, sobre o direito à cidade. Sou colaborador dos boletins do MSTC – Movimento Sem Teto do Centro e da FLM.

Atualmente na APOIO, coordeno o projeto de defesa de políticas públicas habitacionais para famílias de menor renda. E o programa de atendimento a moradores em situação de rua, que atende diariamente cerca de 3.000 pessoas, entre adultos, crianças e adolescentes.


Manoel Del Rio - Presidente da Apoio
___

Contatos: Manoeldelrioblas@gmail.com, Twitter:@ManoelDelRio, Facebook:ManoelDelRio 


Vídeo do YouTube


Comments