MISÉRIA

Manoel Del Rio,  advogado, assessor jurídico de movimentos sociais  e presidente da Apoio.   


Parceria com as organizações populares e comunitárias 

para Brasil sem miséria

 

Saiu no jornal o Estado de São Paulo de 26/06/11, sobre a parceria entre o governo e a Eletropaulo para localizar as famílias em situação de vulnerabilidade social e atendê-las no programa Brasil sem miséria. Certamente, toda soma de esforços para localizar e atender a essas pessoas devem ser louvados e aproveitados. Entretanto, há dúvidas quanto à eficácia dessa parceria. Parte considerável das pessoas em situação de extrema miséria, moram de favor, perambulando em moradias informais, muitos não são núcleos familiares, ou diversos pedaços de famílias em um único endereço.

O medidor de luz, ou profissionais da empresa não terão capacidade e discernimento para agir diante da realidade complexa, entre outras dificuldades.

Para realizar trabalho social é preciso comprometimento, insersão, envolvimento com a vida das pessoas e projeto de vida. Sem estes requisitos tudo fica mecânico, sem sentimento humano  os resultados serão limitados.

No Brasil, existe imensa rede de organizações comunitárias, sociais e populares, que nascem e crescem a partir das necessidades básicas da população pobre. Trata-se, então, de formatar convênio com essas organizações sob o controle e monitoramento do poder público e potencializar as políticas públicas de atendimento a essas pessoas.

Como já afirmei, no texto Brasil sem miséria, não se trata apenas de distribuir renda. É necessário combinar a transferência de renda, com integração a organização social e ao mesmo tempo, os atendidos terão deveres a cumprir, como estudar partindo do nível que se encontra. Empreender iniciativas de geração de renda e outras orientações necessárias para a vida das pessoas, como questões de saúde e de preservação do meio ambiente. Seja, fazer parceria com quem é do ramo.

Vamos aproveitar esta excelente política pública do Brasil Sem Miséria para desenvolver a autonomia das pessoas e consolidar sua dignidade humana.


Manoel Del Rio - Presidente da Apoio

___

Contatos: Manoeldelrioblas@gmail.com, Twitter:@ManoelDelRio, Facebook:ManoelDelRio 

Comments