Página inicial‎ > ‎Higiene‎ > ‎

Mudar a fralda


Mudar uma fralda não é tão assustador como pode parecer, com cerca de 10 mudas de fraldas por dia depressa nos tornamos peritas em manter os nossos bebés confortáveis e sequinhos, sem grandes confusões, mas é preciso ter à mão tudo o que é necessário antes de começar:
  • Deverá ter um colchão próprio ou então uma toalha dobrada colocada no chão de um quarto aquecido (se usar uma bancada ou uma cama, certifique-se de que o bebé não corre o risco de cair)
  • Toalhetes para bebé, ou compressas de algodão e um recipiente com água fervida e morna ou fluido de limpeza (sem enxaguar)
  • Creme gordo ou óleo
  • Pomada para assaduras
  • Fralda limpa
  • Roupa lavada (caso seja necessário)

Tentar transformar a mudança de fralda numa rotina divertida. É a altura ideal para contacto corporal consigo, cócegas, jogos e canções. É importante dar tempo a que a zona da fralda seque naturalmente.

Fraldas de Algodão

A maioria das mães acha as fraldas descartáveis mais práticas - são fáceis e super absorventes. Contudo, as fraldas de algodão também têm vantagens. Há à venda fraldas de algodão anatómicas que se apertam com velcro ou molas. Algumas têm plástico por fora, para evitar fugas, e há muitas lavandarias disponíveis. A longo prazo, ficam mais baratas.






Fraldas Descartáveis

As fraldas descartáveis são a fralda, o revestimento e a cueca plástica tudo junto; permitem que o líquido passe através da camada superior e escorra para o enchimento absorvente, o qual é protegido na parte exterior por um forro impermeável. As principais características incluem os elásticos nas pernas que permitem um melhor ajustamento e fitas adesivas que podem ser coladas várias vezes, para verificar se a fralda precisa se mudada. Prefira as fraldas com pontas de velcro às de adesivos. São mais caras do que as fraldas de pano, mas são fáceis de pôr e tirar e poupará nas despesas de lavagem e secagem.





Passo a passo:

            1. Dispir o bebé o suficiente para conseguir tirar a fralda sem sujar a roupa. Despido da cintura para baixo, garante que ao mexer as pernas não toque com a roupa onde está sujo.

            
            2. Abrir a fralda, com cuidados redobrados se estiver com fezes.
Segurar firmemente as perninhas do bebé pelos tornozelos sem fazer muita pressão com a ponta dos dedos, e levante-as até expor a região nadegueira. Aproveitar a parte superior da fralda para limpar o mais possível. É aconselhável usar uma fralda de pano ou um toalhete, por exemplo, para cobrir o pénis ou para colocar debaixo do rabinho, se for menina. Retire a fralda suja para o fundo da bancada. Pode largar as suas perninhas, se for só xixi.

            3. Humedeçer um pouco a compressa de algodão na água fervida e morna ou no fluido de limpeza. Para cada zona a limpar pegar numa nova compressa de algodão. Se for só xixi, limpar a barriguinha do bebé e com outra compressa as pregas do cimo das pernas, esticando a pele e depois as coxas. Se for menino, limpar o pénis de cima para baixo, afastando-o do corpo, e à volta dos testículos. Se for menina, levantar novamente as perninhas até à barriga para expor a vulva e limpar sempre da frente para trás, para que não haja proliferação das bactérias do ânus para a vagina, o que poderia provocar uma infecção. Limpar a zona anal com outra compressa de algodão. Um último para dar uma limpeza geral pela mesma ordem e para as nádegas. Se tiver fezes, ao abrir a fralda manter as perninhas levantadas e limpar a zona suja em primeiro lugar; depois repetir tudo. É importante deichar secar toda a zona naturalmente, no caso de não ser possível, secar muito bem a pele com uma fralda de pano ou uma toalha macia, por exemplo. Quando a pele do seu bebé for mais resistente pode simplificar este passo usando toalhitas de boa qualidade.

            4. Pegar numa nova fralda, e colocar por baixo do rabinho até à cintura.
Para colocar a fralda pode variar, aproveitando para exercitar o seu filho e em vez de levantar as pernas, fazê-lo rolar para um lado, mas atenção, encoste-se à bancada para prevenir acidentes. Se necessário, aplicar a pomada para as assaduras o creme gordo ou óleo numa camada fina para que seja absorvido até à próxima muda.

            5.
Puxar a fralda por entre as pernas ao mesmo tempo que estica as perninhas, para ajustar bem e evitar fugas. Verificar se o bebé está no centro da fralda. Se for menino por o pénis do bebé para baixo para evitar fugas. Alisar a fralda na barriga e segurando-a puxar uma ponta da parte de trás e colar à frente, depois a outra ponta e reajustar para que as pontas fiquem simétricas. Deve ficar bem aconchegada, mas não demasiado apertada.

            6. Dobrar e fechar a fralda suja e coloca-la no lixo.
Convém ter um balde próprio para fraldas mesmo ao lado da bancada de muda. Limpar as suas mãos com uma toalhita ou loção de limpeza instantânea. Se o bebé sujou os pezinhos, lipá-los também.

            7.
Vistir o bebé sempre com energia positiva, mesmo que algum passo durante o processo tenha corrido menos bem!



O que se deve saber sobre:

    Urina

Diurese - Os bebés não têm nenhum horário para urinar. Os recém-nascidos têm os músculos da bexiga pouco desenvolvidos, pelo que não conseguem, de forma nenhuma, reter urina. Eles podem molhar as fraldas com uma frequência que pode variar de uma vez por hora a apenas quatro vezes por dia, e ainda assim, estarem dentro do parâmetro normal. Isto também é válido para bebés com mais idade. No entanto, em geral, pode ter de mudar aproximadamente seis fraldas molhadas por dia (quatro a seis fraldas descartáveis ou seis a oito fraldas de pano).
Nos primeiros dias após o nascimento, a urina do bebé é bastante pálida, adquirindo gradualmente uma cor amarela mais escura à medida que se torna mais concentrada. Também poderá encontrar uma mancha rosa pálida na fralda do seu bebé. Isto é provavelmente urina concentrada. Desde que o seu bebé molhe quatro ou mais fraldas por dia, não é motivo para se preocupar. Se, no entanto, esta mancha persistir por alguns dias, ou caso descubra sangue na urina ou nas fezes, telefone ao pediatra imediatamente.

    Fezes

As primeiras fezes do seu bebé são uma substância compacta, verde escura ou preta conhecida como mecónio, que estava os intestinos antes do nascimento. Assim que o bebé eliminar esta substância, começa a digestão normal e as fezes tornar-se-ão mais moles e claras.
A consistência e a cor das fezes do seu bebé reflectem a ementa da casa. Os bebés amamentados terão fezes mais moles, quase líquidas, que se assemelham a mostarda com sementes. Os bebés alimentados com o leite artificial terão fezes mais duras, de cor castanha ou amarela. Os bebés mais velhos terão fezes que mostrarão na cor e na consistência o que eles comeram mais recentemente.
A frequência das defecações varia de bebé para bebé e com a sua idade. Alguns bebés defecam depois de cada refeição. Outros, apenas uma vez por semana. Contacte o pediatra se o seu bebé tem fezes muito duras ou muito secas, ou se verificar a existência de grandes quantidades de sangue, muco, ou água nas fezes.
Como as fezes do recém-nascido são normalmente um pouco líquidas, é difícil dizer se ele tem diarreia. Visto que você é a pessoa que melhor conhece o ritmo e as características das defecações do seu bebé, verifique se existe um aumento súbito na frequência das fezes, ou se são anormalmente líquidas ou de alguma forma diferentes do normal.

 

Comments