Sobre o site


Este site é dedicado ao mahjong tradicional, jogado por 4 pessoas. Se está a procura do jogo de encontrar pares, pesquise no Google por "shanghai mahjong" (mas saiba que está perdendo a oportunidade de conhecer o verdadeiro mahjong! :-) )

Descobri o mahjong quando tive um MSX há mais de 20 anos. Devido à falta de informações e fontes, fiquei um bom tempo parado e só voltei a me interessar com a popularização da Internet, quando pude finalmente entender porque eu sempre perdia...

Nas minhas pesquisas sobre o mahjong não encontrei muitos sites em português (*). Então decidi criar este com o intuito de divulgar o mahjong japonês entre os brasileiros e também de encontrar pessoas que queiram se reunir para jogar (sem apostas em dinheiro :-) ) ou aprender o básico. Sempre joguei jogos de mahjong para computador e só há pouco tempo que consegui jogar em mesas reais, com pessoas reais, que é muito diferente e muito mais divertido. Então na prática sou também um iniciante.

Sou de São Paulo, capital, e espero um dia poder encontrar jogadores de mahjong daqui e de todo o Brasil para jogar e, quem sabe futuramente, estar numa equipe brasileira para participar de torneios na Europa ou no Japão! Atualmente estou morando em Florianópolis - SC e, infelizmente, só joguei 2 vezes quando estava em São Paulo.

Originalmente o nome do site era Maajan SP pois pretendia apenas apresentar o mahjong japonês. Alterei definitivamente para Mahjong SP devido à inclusão das regras do MCR - Mahjong Competition Rules (Regras Internacionais de Competição, também conhecido como Chinês Oficial). Em novembro de 2013, resolvi excluir as páginas referentes ao MCR. Mesmo assim vou manter o nome do site, já que é o nome mais conhecido.

Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, elogios ou correções, clique em Deixe seu comentário!.

Obrigado!

Márcio
marcio.maajansp@gmail.com

(*) Em fevereiro de 2009 existiam apenas 2 ou 3 sites brasileiros e tratavam de variantes chinesas do mahjong. Por pura coincidência, em abril do mesmo ano, o anime Saki foi lançado e isso fez com que o número de interessados aumentasse. Atualmente (setembro de 2012), além deste, existem 2 sites brasileiros sobre mahjong japonês e mais os tópicos em foruns de anime.

Como jogar o maajan (mahjong japonês)

Como jogar o MCR (Mahjong Competition Rules) (em construção)