A Patagônia é um dos lugares mais bonitos do planeta, se estende pelos territórios de dois países, a Argentina e o Chile.
Na Argentina, está situada ao sul do Rio Colorado e se divide em duas sub-regiões: a primeira constituída por cadeias montanhosas permeadas por vales, bosques, lagos e geleiras, e, a segunda, formada por uma gigantesca meseta de variada morfologia, constituída por serras, desertos, depressões, infinitas estepes e amplos vales fluviais.
Já no Chile, a Patagônia engloba as Cordilheiras da Costa e dos Andes desde o Rio Biobío até o ponto onde mergulham no oceano e desmembram-se em um arquipélago com mais de 2.000 km de extensão, composto por milhares de ilhas cobertas de selva e infindáveis fiordes e canais em grande parte inexplorados. Paralela a este quebra-cabeça de ilhas, segue a faixa continental andina reunindo uma seqüência de montanhas nevadas, geleiras, vulcões, e magníficos vales interiores recobertos por florestas frias e sulcados por rios torrentosos, até terminar na extensa planície pampeana da Terra do Fogo.