Secretaria do Meio Ambiente lança guia das trilhas de São Paulo (Noticias Viaje Aqui:28/08/2008)

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo lançou, no Parque da Cantareira, o passaporte “Trilhas de São Paulo – Conhecer para Conservar”, que agrupa 40 trilhas turísticas do Estado em formato de guia. “Todas as unidades de conservação e parques listadas no passaporte já estavam abertas à visitação. O que estava faltando era arrumá-las, colocar placas de sinalização, áreas de descanso, arrumar os banheiros e assim deixá-las com uma ‘cara’ melhor”, diz Francisco Graziano Neto, Secretário do Meio Ambiente de São Paulo.

O objetivo deste esforço de listar e reequipar as trilhas é incentivar as pessoas a percorrê-las. No passaporte, o visitante encontra orientações sobre como chegar ao local e agendar o passeio, além de mapas, atrativos e informações sobre a infra-estrutura da trilha. O guia subdivide as caminhadas por grau de dificuldade: baixo, médio e alto (são levados em consideração a quilometragem, o tempo necessário para finalizar a trilha e aspectos como obstáculos etc.).

Ao final do passaporte, há um espaço em branco, que deve ser carimbado cada vez que uma trilha é feita. O aventureiro que completar todas as trilhas de nível baixo ganhará um squeeze. Quem completar as de nível médio terá direito a um porta-squeeze e um porta-câmera digital. Já quem percorrer todas as trilhas de nível alto ganhará uma mochila. Além disso, quem completar todo o circuito de 40 trilhas receberá uma camiseta com a frase “Trilhas de São Paulo: eu fiz”.

Veja entrevista com a Sapo Mochileiro